biografias  
 
 

Confira nesta página algumas partituras de natal em formato "encore". Para ver outras partituras, selecione a opção desejada abaixo:

 
     
 
 
 

sempre novas
partituras!

Quinzenalmente estamos disponibilizando aqui novas partituras, no formato "Encore" e agora também em PDF. São ao todo mais de 500 partituras, disponibilizadas!

Não perca tempo! para adicionar o Portal Luteranos aos "favoritos" e visite o Site do Coral Canto da Paz semanalmente!

 
     
  ludwig van beethoven

Bonn, batizado 17 dezembro 1770
Viena, 26 março 1827

Compositor alemão. Estudou primeiro com o pai, Johann, cantor e instrumentista a serviço do Eleitor de Colônia em Bonn, mas principalmente com C.G. Neefe, organista da corte. Aos 11 anos e meio já era suplente de Neefe. Aos 12 teve peças publicadas. Em 1787 foi para Viena, mas logo voltou, ao receber notícias de que sua mãe agonizava. Cinco anos mais tarde voltou a Viena, onde se estabeleceu.

Continuou seus estudos, primeiro com Haydn, mas houve um certo choque de temperamentos e Beethoven estudou também com Schenk, Albrechtsberger e Salieri. Até 1794 foi sustentado pelo Eleitor de Bonn; mas encontrou patronos em maio à aristocracia vienense amante da música, e logo desfrutava de sucesso como virtuose do piano, tocando mais em residências particulares ou palácios do que em público. Sua estréia em público foi em 1795; mais ou menos na época surgiam suas primeiras publicações importantes, três Trios para piano op. 1 e três Sonatas para piano op. 2. Como pianista, dizem os relatos da época, tinha tanto paixão, brilho e fantasia quanto profundidade de sentimento. É naturalmente nas sonatas para piano, escritas para seu próprio instrumento, que ele se mostra em sua forma mais original nesse período; a Patética é de 1799, Ao luar ("Sonata quasi una fantasia") de 1801, e essas apenas representam as inovações mais óbvias em estilo e conteúdo emocional. Esses anos também viram a composição de seus três primeiros concertos para piano, suas duas primeiras sinfonias e um conjunto de seis Quartetos de Cordas op. 18.

1802, no entanto, foi um ano de crise para Beethoven, quando percebeu que os problemas de audição que vinha sentindo há algum tempo eram incuráveis, e que certamente iriam piorar. Neste outono, em uma aldeia nas cercanias de Viena, Heiligenstadt, escreveu um documento semelhante a um testamento, dirigido a seus dois irmãos, descrevendo sua profunda infelicidade com essa aflição, em termos sugerindo que ele via a morte próxima. Mas superou a crise com determinação e entrou em uma nova faze criativa, geralmente chamada de seu "período médio". Caracteriza-se este por um tom heróico, evidente na Sinfonia Heróica (n.3, que originalmente seria dedicada não a um patrono nobre, mas a Napoleão), na Sinfonia n.5, onde o clima sombrio do primeiro movimento em dó menor ("O Destino batendo à porta"), acaba dando lugar a um finale triunfante, em dó maior, com o acréscimo de piccolo, trombones e percussão à orquestra, e em sua ópera Fidelio. Nesta, o tema heróico é explicitado pela trama, em que (na tradição da "ópera de resgate" pós-Revolução Francesa) uma esposa salva o marido prisioneiro de morrer nas mãos de seu inimigo político e opressor. Os três Quartetos de Cordas desse período, op.59, são igualmente heróicos na escala. O primeiro, durando cerca de 45 min, é uma concepção de grande envergadura, e também incorpora um caráter triunfal, quando um intenso Adágio em fá menor dá lugar ao finale jubiloso na tonalidade maior, incluindo (a pedido do homenageado com a dedicatória, conde Rassumovsky) uma melodia folclórica russa.

Fidelio, que não obteve sucesso na estréia, foi revista duas vezes por Beethoven e seus libretistas, tendo êxito apenas em sua versão final, de 1814. Nela, a ênfase maior esta na força moral do enredo, que trata não apenas de liberdade, justiça e heroísmo, mas também do amor matrimonial. No personagem da heroína, Leonore, pode-se ver a imagem elevada, idealizada que Beethoven tinha do sexo feminino. Não encontrou isso na vida real: apaixonou-se várias vezes, quase sempre por alunas aristocratas (algumas delas casadas), e todas as vezes foi ou rejeitado ou descobriu que a amada não correspondia a seus ideais. Em 1812, no entanto, escreveu uma carta de amor ardente a uma "Amada Imortal" (provavelmente Antonie Brentano, uma vienense casada com negociante de Frankfurt), mas é provável que nunca tenha sido enviada.

Com as obras possantes e expansivas do período médio que incluem a Sinfonia Pastoral (n.6, evocando seus sentimentos pelo campo, que ele amava), as Sinfonias n.7 e 8, os Concertos para piano n.4 (uma obra lírica) e n.5 (o nobre e brilhante Imperador) e o Concerto para violino, bem como mais obras de câmara e sonatas para piano (como a Waldstein e a Appassionata), Beethoven conseguira se firmar como o maior compositor de sua época. Sua carreira de pianista havia se encerrado em 1808 (uma apresentação beneficente, em 1814, foi um desastre devido a sua surdez). Nesse ano ele considerou a hipótese de deixar Viena em troca de uma posição segura na Alemanha, mas três nobres vienenses juntaram-se para garantir-lhe uma renda fixa e ele lá permaneceu, apesar desse plano ter fracassado com as subseqüentes guerras napoleônicas, em que seus patronos sofreram reveses e a moeda austríaca se desvalorizou.

Os anos após 1812 foram relativamente improdutivos. Ele parece ter estado seriamente deprimido, por sua surdez e o isolamento daí resultante, pelo fracasso de suas esperanças matrimoniais e (a partir de 1815) pela preocupação com a custódia do filho de seu falecido irmão, o que o levou a envolver-se com ações nos tribunais. Mas saiu dessas provocações para escrever sua música mais profunda, que certamente reflete algo daquilo por que passara. Nesse seu "último período" há sete sonatas para piano incluindo a agitada Hammerklavier op.106, com sua escrita dinâmica e sua fuga estridente, e a op.110, que também tem fugas e muita escrita extravagante, nos registros extremos da extensão do instrumento; há uma grande Missa e uma Sinfonia Coral n.9 em ré menor, onde o extenso finale com variações é uma interpretação musical para solistas e coro da Ode à alegria, de Schiller; e há um grupo de quarteto de cordas, música num novo plano de profundidade espiritual, com suas idéias exaltadas, seus contrates abruptos e sua intensidade emocional. O esquema tradicional em quatro movimentos e as formas convencionais são descartados em favor de estruturas de seis ou sete movimentos, alguns fugais, alguns semelhantes a variação (essas formas ou atraíam especialmente nos seus últimos anos), alguns no espírito de canções, alguns marciais, um deles até semelhante a um prelúdio coral. Para Beethoven, o ato da composição foi sempre uma luta, conforme demonstram os garranchos tortuosos dos seus cadernos de anotações; nessas últimas obras, a sensação de um esforço agônico faz parte da música.

O gosto musical de Viena mudará durante as primeiras décadas do séc.XIX; o publico estava interessado principalmente na opera italiana ligeira (especialmente Rossini), na musica de câmera e em canções sem dificuldades, adequadas ao gosto burguês dominante. No entanto, os vienenses tinham consciência da grandeza de Beethoven: aplaudiram a Sinfonia Coral, ainda que, compreensivelmente, tenham-na achado difícil, e mesmo desconcertados com os últimos quartetos, sentiram suas extraordinárias qualidades visionarias. Sua reputação ultrapassou em muito o âmbito de Viena: sua Missa foi ouvida pela primeira vez em S. Petersburgo, e a encomenda que acabou resultando na Sinfonia Coral veio da Philharmonic Society, de Londres. Quando morreu, no início de 1827, conta-se que 10.000 pessoas assistiram aos funerais. Havia se transformado numa figura pública, como ainda não acontecera a nenhum compositor. Ao contrário dos mestres da geração anterior, nunca foi um fornecedor de música para a nobreza: ainda em vida, conheceu a época - na verdade ajudou a cria-la - do artista com o herói e patrimônio de toda a humanidade.

  partituras


An Die Freude (piano)
Choral Fantasy (piano, coral)
Für Elise (geral)
II Glória
III Credo (piano, coral)
IV Sanctus (piano, coral)
Mass I Kyrie (piano, coral)
Moonlight Sonata Presto (dois pianos)
Ode à Alegria (piano, voz)
Ode à Alegria (piano, voz)
Ode à Alegria A (geral)
Romance nº 2 Op 40 (violino solo)   
Sonata for Piano Series 16 nº 139 (piano)
V. Agnus Dei (piano, voz)

Sonata ao Luar Opus 27 No 2 (piano)
Sonata nº 01 opus 02 - 1º Movimento (piano)
Sonata nº 01 opus 02 - 2º Movimento (piano)                  Adicionadas em 18.08.04
Sonata nº 01 opus 02 - 3º Movimento (piano)
Sonata nº 01 opus 02 - 4º Movimento (piano)

Sonata nº 02 opus 27 - Variação (piano)
Sonata nº 23 opus 57 Appassionata - 1º Movimento (piano)
Sonata nº 23 opus 57 Appassionata - 2º Movimento (piano)
Ich liebe dich (vozes masculinas)

 

     
  Para baixar as partituras, você precisa ter os seguintes programas instalados:
- Winzip - Compactador de arquivos
- Encore 4.2.1 - Leitor e editor de partituras (para Win98 e Win95)
- Encore 4.5 - Leitor e editor de partituras (para Win2000, XP, ME)
 
     

 

 

home      
      topo