|
|
Em virtude da tragédia natural que assolou o Estado de Santa Catarina em novembro de 2008, o Sínodo Vale do Itajaí desencadeou uma campanha de ação solidária. Foi criada uma comissão sinodal e, nas paróquias atingidas, foram criadas comissões locais de coordenação dessa campanha.
Na Paróquia Bom Pastor, em Fidélis foi criada uma comissão constituída por Sigbert Bennertz, Lourena Bennertz, Renato Woelfer, Marlise Woelfer, a PPHM Mônica Ellwanger e o pastor Ari Käfer. A essa equipe se somaram rapidamente inúmeras outras pessoas, entre as quais a senhora Elfi Schumann que teve um papel fundamental no cadastramento das famílias atingidas em Itoupava Baixa e na distribuição de donativos.
O sínodo distribuiu 335,5 mil reais, dos quais foram destinados R$ 9.400,00 entre famílias da nossa paróquia.
O Sínodo Vale do Itajaí, juntamente com outras entidades, ofereceu um curso através do CPPC, Conselho de Psicólogos e Psicanalistas Cristãos, onde nos preparamos para acompanhar melhor as pessoas após a tragédia.
Na fase inicial se fizeram necessárias visitas aos abrigos onde as famílias estavam e distribuímos toneladas de alimentos, roupas, colchões e móveis em Itoupava Baixa e a membros da comunidade de Ribeirão Máximo que residem em Alto Braço do Baú. Para que isso fosse possível formou-se uma grande equipe de pessoas, entre elas inclusive pessoas de outras denominações cristãs.
Muitas foram as doações, entre elas uma carga de tijolos, geladeiras, fogões e a Oficina de Brinquedos da Comunidade Luterana da Trindade de Florianópolis alegrou as crianças das famílias atingidas, distribuindo brinquedos no Natal.
Nos primeiros meses de 2009 continuamos com a distribuição intensiva de donativos, especialmente roupas que sobraram, a pessoas carentes que não tinham sido atingidas. A OASE de Itoupava Baixa realizou em maio um bazar de roupas e com o dinheiro arrecadado estão adquirindo cestas básicas para aquelas famílias que ainda necessitam de auxílio. Também nos encontros da OASE no Dia Mundial da Oração e no Encontro Sinodal de Música e Canto foi feita a campanha do quilo de alimentos, os quais já foram distribuídos às famílias que necessitam.
A campanha continua enquanto for necessário.
Enquanto as famílias reconstroem suas casas, elas vão sentindo a saudade do lar que se foi, dos familiares que muitos perderam e dos objetos de estima e de valor que não existem mais. O pavor ainda assola a muitos a cada trovoada que se forma. Para aliviar esse fardo estamos empenhados em consolar, amparar e em auxiliar com alimentos e material de higiene e de limpeza através de uma campanha do quilo nas reuniões da OASE e em cultos. Isso proporciona alegria e gratidão aos beneficiados, ingredientes fundamentais na sua recuperação emocional e espiritual. Também temos plena certeza de que a doação não fará falta aos doadores e lhes proporciona muita alegria em poder ajudar e aliviar o fardo das despesas de quem perdeu tudo.
P. Ari Käfer.
Imagens da tragédia de nov/2008 (fotos Dioney Lizenberger)




Casa de Irio Bolmann - Antes e Depois


Outras imagens da tragédia




Visita e donativos ao Asilo



Bazar e entrega de donativos (fotos Marlin Brandes)



Entrega de presentes de Natal para crianças desabrigadas doados pela oficina de brinquedos da Comunidade Trindade de Florianópolis



|