1 Pedro 3.8-12 - A lei do eco e a lei do amor

Prédica

17/01/1979

A LEI DO ECO E A LEI DO AMOR
1 Pedro 3.8-12 — (Leitura: Salmo 34) 

«Finalmente sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes.» «Finalmente» parece uma palavra não muito indicada para o começo de uma prédica. Em verdade, o apóstolo Pedro não começa sua carta com esta palavra. Poderíamos até perguntar, se fazemos bem em escolher apenas um pequeno recorte de uma carta apostólica, tomando-o por base para uma meditação; se não era melhor, lermos a carta toda, como se faz com qualquer carta comum. Talvez o nosso recorte de hoje seja realmente um convite especial para ler a carta toda. Esta carta está tão cheia de conteúdo que muitos explicadores acharam que nem poderia ser carta que era uma prédica, uma prédica de um culto batismal. Mas os argumentos não convencem muito, É que as cartas dos apóstolos eram diferentes das nossas. Elas eram prédicas, com um conteúdo que respirava evangelho, que respirava eternidade, E por isso nós não vamos ficar famintos, mesmo se hoje só nos limitarmos a um pequeno trecho da 1. carta de Pedro. 

Mas nem por isso o «finalmente» com que começa nosso trecho, será um convite para nós de olharmos, de relance, as folhas anteriores da carta. Porque antes deste «finalmente» o autor já disse uma porção de coisas a seus leitores e ouvintes: Que eles dêem graças a Deus por terem sido regenerados para uma viva esperança; que vivam como filhos da obediência, libertados de toda a maldade. Que, como crianças recém-nascidas, desejem ardentemente o leite espiritual, para, com tal alimento, terem condições de crescer para sua salvação. Pedro diz que seus leitores e ouvintes são a casa espiritual de Deus, são pedras vivas no santuário, no qual Jesus Cristo, o que vive, é a pedra angular. Diz que são raça eleita, que são povo de Deus. Depois vai dando conselhos aos cidadãos, de como lidar com as autoridades, e exorta as mulheres e os homens a viverem uma vida matrimonial santificada. O «finalmente» é, por assim dizer, a soma de tudo que Pedro acabou de dizer — o saldo, o resumo de uma série de conselhos fraternais de um cristão adulto, de um apóstolo, que tem autoridade espiritual para falar a cristãos iniciantes. 

Já que não é a primeira vez que ouvimos uma prédica cristã, vamos entender o «finalmente» como balanço das mensagens e dos conselhos ouvidos e lidos anteriormente, Vamos entendê-lo como anúncio de comida mais concentrada, de um prato com comida salgada, no bom sentido, depois de termos tomado o leite espiritual, cada um a seu modo, na história de nossa fé e de nossa vida com Cristo. 

Pedro sabe muito bem que numa comunidade cristã as pessoas não são iguais, assim como não são iguais as pedras com as quais se constrói um templo. Há homens e mulheres, jovens e velhos, há analfabetos e doutores, há pessoas com pele grossa e outras, sensíveis. Apesar disto, Pedro exorta seus ouvintes a serem «de igual ânimo». Ser de igual ânimo, não é, pois, o mesmo que ser iguais. Pessoas podem ser muito diferentes entre si, mas podem ser de igual ânimo. Uma mulher pode ter um temperamento totalmente oposto ao de seu marido, e contudo os dois podem ter igual ânimo. E, por outro lado, podem ter um temperamento igual — e podem viver desunidos e em discórdia. O segredo que faz as pessoas viverem de igual ânimo é a comunhão de vida que elas têm com Jesus Cristo. Jesus transforma as pessoas. Aceitando-as, assim como são, perdoando-lhes a culpa, dando-lhes nova vida e nova esperança, ele regenera as pessoas. A criatura humana que vive em comunhão com Cristo, em seu ânimo chega a ser semelhante a seu Senhor. Assim como o ferro é magnetizado, quando entra em contato com o ímã, os cristãos vão sendo transformados em seu ânimo antigo, pelo ânimo do novo homem, que é Jesus Cristo. 

Os cristãos se entendem, mesmo que não se conheçam. Eles ouviram a voz de Jesus Cristo, amam o mesmo Senhor. Assim, um cristão brasileiro poderá participar de um culto, em um país estranho e experimentar a comunhão fraternal que existe no povo de Cristo. Eu já participei de um culto assim, Foi na Finlândia, bem perto da fronteira com a Rússia. Não entendi nenhuma palavra, só o nome de Jesus Cristo. Depois do culto tentei falar com o pastor, mas ele falava só finlandês. Mal pude fazê-lo compreender, através de um mapa, que eu era um cristão que vinha do Brasil — mas durante a hora que passei em sua casa, tomando café com a família, eu senti uma realidade que era maior do que palavras: entre cristãos existe uma comunhão, um ânimo igual, que provém de sua comunhão com Cristo. É uma realidade que está aí, Ninguém a pode negar. É que Cristo dá o capital desta comunhão. Nós o gastamos compaixão, a amizade fraternal, a misericórdia, a humildade, Em realidade não se trata de virtudes nossas. Não somos nós que somos compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos e humildes. Jesus Cristo é que é assim. Mas por ele ser assim, nós, os seus discípulos, os que foram regenerados e salvos por ele, vamos sendo «magnetizados» pelo amor de Cristo, Lutero disse certa vez que, entre cristãos, um deve ser o Cristo do outro. — A palavra de Pedro, que nos conclama a sermos todos de igual ânimo, é parecida àquela de Paulo, em Fui-penses 2: «Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Jesus Cristo.» 

O que acabamos de dizer é importante para o que segue agora, pois vai continuando o resumo da vida de um cristão adulto, que Pedro vai dando: «. .. não pagando mal por mal, ou injúria por injúria, antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes a bênção por herança, ,— Voltamos a dizer: Assim é Jesus Cristo. Isto é um resumo da vida dele. Ela ensinou isso ( «Amai os vossos inimigos, orai pelos que vos perseguem») e ele o viveu: Pendurado na cruz, ele orou: «Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem.» Em seu ânimo, o cristão é uma cópia de Cristo. Não uma cópia xerox, uma imitação externa. Ele é «como Cristo», no sentido espiritual. Houve uma transformação radical em sua natureza antiga. Porque a nossa natureza antiga não é assim. Ela não tem condições de ter o mesmo sentimento que Cristo tem. Ela precisa ser transformada. 

Quero explicar de forma mais concreta, como é a natureza antiga, em comparação com o ânimo novo de Cristo. Na natureza antiga, vale a «lei do eco». O eco responde sempre «na mesma moeda»: Se você gritar na direção de um paredão de pedra ou de um mato próximo: «Amigol», o eco responderá: «Amigo». Se você gritar: «Malvado», responderá: «Malvado!» O eco não é criativo. Não tem condições de sê-lo. Não há novidade no eco. De onde é que viria a novidade dele? — É só ver a história da humanidade, Como é que o ódio, a violência, a maldade ecoam pelos tempos! Uma guerra produz outra guerra, uma injustiça produz outra injustiça. — E, às vezes, o eco entre os homens aumenta (o que na natureza não acontece graças a Deus!). Antigamente podia-se ler, principalmente em ónibus e em lojas, cartazes impressos: «Deus te dê em dobro tudo o que me desejares.» Isso é a teologia do eco. O homem quer usar Deus como seu amplificador. Este Deus não traz novidade. Este Deus não é o Pai de Jesus. «Sete vezes se tomará vingança de Caim de Lameque, porém, setenta e sete vezes» — diz Lameque a suas mulheres (Gênesis 4). É realmente como se tal eco maligno tivesse um amplificador no convívio dos homens que não conhecem o evangelho. E, de fato, ele tem amplificador. O diabo amplifica os maus desejos, as más palavras, as maldições, os maus atos. Ele amplifica com técnica aprimorada, projetando o som para dentro das famílias, da comunidade, da sociedade. E assim a corrente do mal aumenta, amplificada pelos poderes infernais. O mundo paga o mal com o mal, a injúria com a injúria — com juros e correção monetária. Os homens começaram a brigar com paus e pedras ,— e terminaram com a bomba atômica, E a lei do eco amplificado. 

E há um ardil satânico em levar as pessoas a entrarem neste jogo do eco. Um exemplo: Entre marido e mulher não há mais aquele «ânimo igual», que de início tinha existido entre eles. Começam a surgir divergências — «injúrias», como diz Pedro. Durante as horas do dia, em que ambos vão fazendo o seu trabalho, a mulher vai pensando: «Quando ele voltar, eu vou lhe dizer isto... e, se ele responder aquilo, então ele vai ouvir o que ele não quer . . .» E o marido vai fazendo a mesma coisa — ensaiando o eco: «Se ela me disser que eu gasto demais, eu vou lembrá-la que ela tem quatro vestidos bons e que meu terno mais novo já tem dois anos. Se ela, depois, disser que é ela quem faz os vestidos dela, aí eu vou dizer que afinal de contas sou eu, quem trabalha duro o dia todo para ganhar os cobres.» 

Veja a lei do eco. E o pior de tudo: esta coisa infernal funciona. A briga premeditada vai ser montada na hora exata e no tempo recorde. Uma peça vai encaixar perfeitamente na outra_ E os demônios vão triunfar mais uma vez. A injúria, a maldição é o evangelho às avessas, é o evangelho do diabo.
Pedro diz: Cristãos não vivem assim. Eles não são sujeitos à lei do eco. «Antes, pelo contrário bendizei, pois para isto é que fostes chamados a fim de receberdes a bênção por herança.» — Cristãos podem bendizer, porque foram benditos. Podem perdoar, porque foram perdoados. Podem amar, porque foram amados. — Acabamos de descrever um caso concreto, para mostrar como funciona a lei do eco, no caso de um casal desunido, Descrevamos concretamente também a lei do amor de Cristo, para não ficarmos devendo nada aos ouvintes. É um caso bem igual. Marido e mulher se desentenderam. A mulher vai repensando tudo, e ela não vê saída. Aí ela se põe a orar. Fala com Deus a respeito de tudo mesmo. E, sem que ela saiba como, a lei do eco vai sendo desfeita, «Pelo contrário, bendizei» diz o apóstolo: «Quando ele voltar do serviço, vou deixar de andar por aí com aquela cara de sofredora, com aquela cara ofendida. Vou ser bondosa para ele. Quem sabe, depois da janta, a gente pode conversar. Eu poderei mostrar-lhe, e mesmo dizer-lhe, que ainda o amo e que nada nos precisa separar.» E o marido bem, talvez ele também tenha orado. Então tudo será fácil. Mas talvez ele não tenha falado com Deus. Talvez ele volte irritado para casa, que já venha preparado para aquela briguinha já conhecida, premeditada, cujo resumo é: «Afinal — eu não levo a culpa. Quem leva a culpa é você.» — Mas, na hora em que ele volta, acontece a novidade. A lei do eco não funciona. O próprio diabo fica desconcertado. Será que o inferno deixou de ser eficiente? Que houve? — Aconteceu que alguém orou. Alguém falou com Deus, em nome de Jesus. E ele interrompeu a corrente da lei diabólica de pagar o mal com o mal, a injúria com a injúria. Houve evangelho, houve boa nova nesta casa, Houve mais! Jesus mesmo entrou na casa e trouxe consigo a sua bênção — bênção, que vem de bendizer. E esta bênção cria outra corrente! Ela tem como amplificador o céu! Leva a pessoa a praticar o bem, leva-a a desejar e a praticar a justiça. Traz consigo a paz. Capacita a pessoa a governar sua língua, porque Cristo, antes, veio a ser o Senhor do coração que controla a língua. Oração gera mais oração. Oração gera obediência, gera justiça. A justiça de Jesus vai sendo uma realidade na vida do homem justificado. E Deus ouve a oração de quem crê em Cristo por causa da justiça de seu Filho. Viver nesta corrente de bênção — é viver em Cristo, é viver na comunhão do povo de Deus. 

Oremos: Senhor, rogamos-te: Rompe entre nós a corrente infernal do mal. Rompe-a com teu evangelho. Não permitas que sejamos simples ecos de nosso ambiente. Dá-nos a graça de podermos ser pessoas que respondem ao teu amor com amor e com gratidão. Amém.

Veja:
Lindolfo Weingärtner
Lançarei as redes - Sermonário para o lar cristão
Editora Sinodal
São Leopoldo - RS
 


Autor(a): Lindolfo Weingärtner
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Pedro I / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 8 / Versículo Final: 12
Título da publicação: Lançarei as redes - Sermonário para o lar cristão / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1979
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 19661
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br