Liturgia batismal - Veste batismal

Este elemento litúrgico não é mais que opcional. Ingressou na liturgia do batismo no decorrer do século 4. Sua origem é um tanto incerta. Provavelmente foi inspirado na toga branca de iniciação de uma religião romana da época.

Trata-se de uma veste branca que, uma vez incorporada à liturgia batismal, pode receber diversos significados relacionados à iniciação cristã: revestir-se de Cristo, dignidade humana, alegria, vitória, purificação dos pecados e relação de pureza com Deus, ser servo de Cristo, tornar-se nova criatura.

Quanto à forma de realização desse ato litúrgico, a pessoa recém- batizada é coberta com uma veste branca, enquanto L, um padrinho ou madrinha lhe declara “No batismo você foi revestido(a) de Cristo; você se tornou nova criatura”, ou outro voto apropriado.
L é empregado para designar a pessoa que preside a liturgia.

Fonte: Livro de Batismo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
- Portal Luteranos
 

Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br