Editorial

01/07/1973

Ressurreição é o tema. Não estava em nossas preocupações para os próximos quatro números. Tínhamos Evangelização e outros. Porém a morte de nosso companheiro Breno e a necessidade urgente de fazer mais conhecido o testemunho de sua vida, levaram-nos a mudar o esquema.

Por outro lado o farto material que tivemos em mãos, o trabalho de seleção, a ida a Juiz de Fora por ocasião da Semana de Oração pela Unidade e o mundo de pequenas coisas que surgiram levou-nos a este atraso no lançamento deste SUPLEMENTO-4. 

Mas, por que o Breno? A resposta vocês vão ter lendo uns poucos sermões (seleção difícil entre mais de oito dezenas de peças simples, mas ricas e incarnacionais), dados biográficos, a palavra do Padre Jaime, urna semana após a morte, e observações de amigos e colaboradores. Há mesmo um sem-número de escritos e trabalhos, perdidos alguns definitivamente, que dariam livro ou livros sobre a obra, pensamento e vida desse semi-rapaz, semi-adulto, --- meias dimensões físicas, — que, no entanto foi de uma grandeza que ultrapassou sua Igreja Luterana, sua Paróquia juiz-forana e o movimento ecumênico. 

As constantes de sua pregação eram Ressurreição, Esperança, Reino de Deus, Discipulado. Eu, no entanto, pequeno conhecedor de sua imensidão, arrisco dizer que Discipulado foi a essência dele mesmo.

Os retalhos, que, nesta fronteira de redator da Revista do CEI, recolhi para levar-lhes, a vocês, leitores, tiveram um objetivo mostrar-lhes o DISCÍPULO — escrevo com maiúsculas intencionalmente. 

Por isso este número 4 é Breno de capa a capa. A sua vida é igual à de muitos, mas é singular porque andou espantosamente próxima de nós, próxima e impregnada em nós. 

Num mundo tão vazio de discípulos do Cristo e tão cheio de ex-quase-discípulos é bom e gostoso repetir urna afirmativa do próprio Breno: Podemos ser verdadeiros discípulos, hoje, agora. 

Breno pôde. Foram 34 anos apenas, um a mais do que o Mestre. E foram 34 anos tão intensos, que a morte não interrompeu. Só por isso é que o nosso tema é ressurreição.

Voltar para o Índice de Textos
 


Âmbito: IECLB
Título da publicação: Ressurreição - Centro Ecumênico de Informações / Editora: Tempo e Presença Editora Ltda. / Ano: 1973 / Volume: Suplemento Número 4
Natureza do Texto: Artigo
ID: 22267
REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br