Ofertar com Alegria - Apresentação

Caderno de Subsídios - Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2009

01/08/2009

Apresentação

Ofertar com Alegria. O lema da IECLB para o ano de 2009 nos motiva a uma ação e a uma certeza. Deus ama quem oferta com alegria. Ofertar algo lembra primeiro dispor de algo para ofertar.

Este subsídio para a semana nacional da pessoa com deficiência quer desacomodar e instigar a reflexão da oferta pensando na dedicação e vocação de pessoas com deficiência.

Porque este tema pode desacomodar? Porque vivemos em uma sociedade onde diversos mitos e padrões excludentes foram construídos. Onde, por exemplo, diferenças não são valorizadas. Onde pessoas com deficiência foram marginalizadas e tiveram sua identidade agregada somente à sua deficiência. Historicamente a deficiência foi interpretada como falta, perda ou incapacidade de realizar tarefas ou de ser protagonista de sua história de vida.

Logo, enfrentamos a situação onde a pessoa com deficiência, por conta da sua deficiência, não é acreditada e valorizada na sua vocação e missão. Sim, aquela que todos nós recebemos como filhos e filhas de Deus.

Todas as pessoas, sejam elas com ou sem deficiência, tem o direito de se expressar, ter espaço para doar seu tempo, dons e serviço à obra de Deus. Entretanto a vontade humana interfere na inclusão plena de todas as pessoas na vida em comunidade e, por isso, a importância de sermos capacitados e motivados a falar do assunto.

O subsídio traz uma liturgia, uma mensagem, relatos de experiências de pessoas, famílias e comunidades na vivência fraterna da comunhão e inclusão, onde a oferta de todas as pessoas é respeitada.

Deixemo-nos envolver e sensibilizar nesta semana nacional da pessoa com deficiência, para despertar a comunidade a renovar seu entendimento sobre a comunhão, no corpo de Cristo e viver esse entendimento em todos os momentos da comunidade.

A inclusão de pessoas com deficiência, assim como o entendimento de que todos e todas nós temos o que ofertar, cada pessoa no seu tempo e possibilidades, não pode ser imposto nem obrigado, mas é um despertar motivado pela ação de Jesus Cristo. E este despertar precisa ser constante, porque constantemente temos a necessidade de sermos lembrados e motivados a viver a diaconia através do amor ao próximo e a oferta alegre a Deus.

A capa deste material, elaborada pelo P. Claudio Kupka, quer incentivar a reflexão a partir do processo de desenvolvimento das borboletas. Observamos a larva, o casulo e o voar alegre das borboletas de diversas cores. Importante ressaltar que o processo de desenvolvimento da borboleta não pode ser apressado pelas nossas mãos ansiosas. Se por ventura alguém auxiliar a borboleta a sair do casulo antes do seu tempo, o processo é prejudicado, tirando da borboleta a oportunidade de voar. Assim também nós seres humanos, precisamos ter nosso desenvolvimento valorizado e respeitado. E acima de tudo, acreditar na oferta de todas as pessoas como dom de Deus.

Algumas orientações e dicas!

• Motive os grupos da comunidade a se ocuparem com o assunto da Inclusão de Pessoas com Deficiência.

• Motive as lideranças da sua comunidade a participar das oportunidades de formação e capacitação que o sínodo oferece na área da Inclusão e Deficiência.

• Procure saber o que já existe na sua cidade e se há possibilidade de parceria com os grupos de sua comunidade.

• Procure saber se as famílias que têm pessoas com deficiência e as próprias pessoas com deficiência da sua comunidade estão incluídas nas atividades que a comunidade oferece.

• Ninguém melhor do que as próprias pessoas com deficiência para saberem das suas reais necessidades e desejos. Dialogue e inclua todas as pessoas nas suas ações e planejamento voltadas para a acessibilidade e participação das pessoas com deficiência.

Sharlene Leber
Programa Diaconia Inclusão
Secretaria da Ação Comunitária
Secretaria Geral da IECLB

Índice do Caderno de Subsídios da Semana Nacional das Pessoas com Deficiência - 2009
 


Autor(a): Sharlene Leber
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Artigo
ID: 23933
REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br