Experiência de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Caderno de Subsídios - Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2009

01/08/2009

Experiência de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Rafael mora em Curitiba, é um jovem de 20 anos com Síndrome de Down. Desde que nasceu luta para ter uma vida dentro da mais possível normalidade. Por isso não freqüentou escola especial. Teve as dificuldades e os desafios das escolas regulares. Aos 18 anos concluiu a 8ª série. Hoje não enxerga bem devido a um problema ocular, o ceratocone. Transplantou uma córnea e implantou um anel de acrílico na outra para tentar deter o problema. A dificuldade de enxergar, hoje, o impede de andar de bicicleta pela vizinhança e visitar nossos amigos, como fazia antigamente.

Sabe ler e escrever, mas continua com aulas de alfabetização. Participa de um grupo de apoio dirigido por uma psicóloga. Deste grupo participam adolescentes e jovens com Síndrome de Down onde alguns trabalham, outros estudam. Neste grupo se conversa sobre situações do dia-a-dia de cada um, de cada uma e como podem ajudar-se mutuamente para resolver situações problemáticas. Rafael freqüenta também regularmente o grupo de JE - jovens e os cultos da Comunidade do Redentor da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil em Curitiba. Lá é acolhido e, quando eventualmente não o é, faz-se acolher.

Em 2008 passou a trabalhar como auxiliar de serviços gerais em uma gráfica. O processo de admissão teve apoio de duas profissionais da Associação Reviver Down que levaram informações à gráfica sobre como lidar adequadamente com pessoas com deficiência. Foi um momento de discussão, troca de idéias e esclarecimento de dúvidas com os funcionários e as funcionárias. Esta orientação fez com que a adaptação ao trabalho fosse facilitada através das atitudes tomadas pelos colegas de
trabalho. Consideramos estas informações essenciais para a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

A gerência da gráfica diz que Rafael é dedicado, responsável e cumpre bem suas tarefas. Ele diz que gosta de trabalhar e estar com os colegas de trabalho.
Rafael pretende viajar usando as economias que fez durante o primeiro ano de trabalho na gráfica. Esta é uma de suas grandes metas para 2009. Costuma dizer: – Vou visitar a prima Andréa na Alemanha. Rotineiramente vai a pé de casa para suas terapias. Eventualmente vai e volta do trabalho ou da igreja de ônibus. Viaja sozinho de ônibus à Florianópolis e à Joinville, para visitar os primos desde os 11 anos. A viagem à Alemanha deverá se realizar em setembro deste ano.

Darclê Susan Westphal da Cunha - empresária/diretora financeira
e Aron Carlos da Cunha - empresário/diretor geral
Curitiba/PR

Índice do Caderno de Subsídios da Semana Nacional das Pessoas com Deficiência - 2009


Autor(a): Darclê Susan Westphal da Cunha e Aron Carlos da Cunha
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Artigo
ID: 23937
REDE DE RECURSOS
+
Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
1João 3.20
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br