Relato de experiência de inclusão de pessoas com deficiência na comunidade de fé

Caderno de Subsídios - Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2009

01/08/2009

Relato de experiência de inclusão de pessoas com deficiência na comunidade de fé

Na comunidade da IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil em São Luís - MA, existem duas situações que exemplificam a inclusão de pessoas com deficiência, dentro de um espaço cristão.

O primeiro relato diz respeito ao Caio Samuel, que tem deficiência mental. Sua inclusão aconteceu desde o processo de formação da comunidade em 2005. Na época ele tinha oito anos de idade.

Sua participação se dava de modo espontâneo, pois sempre se oferecia espontaneamente para arrumar as cadeiras, uma vez que as celebrações aconteciam em baixo das árvores.

Outra contribuição era distribuir as folhas que continham a liturgia do culto do dia. Essa entrega era feita de modo acolhedor, com expressões de boas vindas e “fiquem à vontade”, acomodando as pessoas nos assentos cuidadosamente. Quando alguém chegava após o começo do culto repetia o mesmo gesto com ternura e respeito.

Com intensidade parecida era o primeiro a se apresentar para recolher as ofertas.

A segunda realidade é da adolescente Larissa, que tem deficiência mental leve. Segundo a sua mãe, optaram pela IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, após a jovem ter passado por duas outras comunidades de fé cristã, onde foi ridicularizada.

Larissa tem o cuidado ao término das celebrações de guardar cadeiras, Bíblias, Hinários. Sua dificuldade de diálogo é visto com naturalidade pelos demais, como parte de sua humanidade. Sua contribuição se dá também, quando se oferece para azer uma das leituras do culto.

Atualmente tem compartilhado com sua mãe Lúcia que sente a presença de Jesus durante as celebrações e que está sob os cuidados de Deus.

Devido a essa experiência toda a família integra a comunidade.

Nos dois casos percebe-se que é possível a convivência sem sentimento de protecionismo ou desconsideração, devido alguma deficiência.

Nota-se que é dispensável mera piedade para ceder lugar a atitudes solidárias e assim criar oportunidades, afim de que pessoas com deficiência vivam possibilidades de contribuir com seus dons.

Nataniel Pereira Silva
Funcionário público
São Luis/MA

Índice do Caderno de Subsídios da Semana Nacional das Pessoas com Deficiência - 2009


Autor(a): Nataniel Pereira Silva
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Artigo
ID: 23938
REDE DE RECURSOS
+
Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br