Experiência de inclusão de pessoas com deficiência nos espaços de educação

Caderno de Subsídios - Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2009

01/08/2009

Experiência de inclusão de pessoas com deficiência nos espaços de educação

A legislação brasileira prevê atendimento especializado a alunos com Necessidades Educacionais Especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. No espaço de educação, utilizamos a terminologia “Aluno com Necessidades Educacionais Especiais” (ANEEs) porque leva-nos a pensar em uma atenção diferenciada (Educação Especial), a toda e qualquer pessoa enquanto criação Divina.

Dos anos 90 para cá a educação brasileira mudou muito a forma de atender seus alunos e alunas, deixando os educadores e as educadoras de pensar em como ensinar e preocupando-se em como cada sujeito aprende, como o espaço de
aprendizagem formal deve preparar-se para atender com qualidade a todos e todas sem nenhum tipo de pré-conceito.

Hoje, na Capital do País, todas as escolas públicas estão abertas ao atendimento de ANEEs com garantia de acessibilidade, formação continuada de todos os profissionais do sistema, atendimento do aluno e aluna e do professor e da professora por profissional capacitado em Sala de Recursos, acompanhamento de monitor em sala de aula, adaptação de currículos e métodos educativos. Teoricamente tudo está previamente planejado, organizado e equipado para que as aprendizagens ocorram. Mas, somos seres humanos falhos, muitas vezes pré-julgamos nosso próximo por algo que o diferencia dos demais. Neste momento encontramos falhas, pois as relações são humanas e não, apenas, administrativas.

Confesso que muitas vezes, nestes 17 anos de trabalho com “inclusão”, fui mencionada como alguém que “irá para o Céu sem escala” pela opção que fiz pessoal e profissionalmente. Realmente não acredito ter me envolvido com esta área para salvar antecipadamente minha alma e, sim, porque acredito que como “imagem e semelhança de Deus” todos e todas, não apenas alguns são capazes de aprender e merecem aprender.

O que é motivo de alegria é poder conviver com o sucesso escolar e profissional de ANEEs e com “inclusão” em nossas turmas de Escola Dominical, onde as crianças passam a crer por ouvirem a palavra de Deus e isso realmente não é mérito humano, mas dom de Deus. Somos um no Corpo de Cristo, unidos pelo Espírito Santo e atuamos em amor porque Ele nos amou primeiro.

Débora Dalla Barba Seixas
Pedagoga e professora da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal
Brasília/DF

Índice do Caderno de Subsídios da Semana Nacional das Pessoas com Deficiência - 2009


Autor(a): Débora Dalla Barba Seixas
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Artigo
ID: 23939
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