Experiência de inclusão de pessoas com deficiência na comunidade de fé

Caderno de Subsídios - Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2009

01/08/2009

Experiência de inclusão de pessoas com deficiência na comunidade de fé

Sou Felipe Nunes, tenho vinte e dois anos e aos três anos fui surpreendido por um protozoário que causa uma doença chamada Toxoplasmose, e que no meu caso, deixou seqüelas na minha audição. Tenho perda total do ouvido direito e perda severa no ouvido esquerdo. Como já falava não perdi a fala, mas o que restou da audição não me possibilita muita coisa. Faço uso da leitura labial e uso prótese auditiva no ouvido esquerdo.

Em função do trabalho de meus pais, mudo de estado com certa freqüência, o que dificulta a minha vida comunitária. Quando cheguei a Brasília há dois anos, para mim foi bem interessante voltar a uma igreja com bastante gente, diversas idades. Meus pais participam ativamente e sempre me estimulam a participar. A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brasília foi minha porta de entrada nesta cidade. Fui recebido e acolhido com atenção e carinho pelas pessoas da comunidade. Ao mesmo tempo, é muito difícil as pessoas compreenderem as limitações de um surdo, pois a minha perda me coloca nesta condição e as pessoas não sabem lidar com isso. Minha maior dificuldade no início foi compreender o pastor, pois ele é alemão. Bem, ele fez a parte dele e eu fui me habituando à sua forma de falar. Na JE - Juventude Evangélica foi onde fiz minhas primeiras amizades. O grupo sempre me recebeu bem e me auxiliou quando necessário. A vida comunitária me possibilitou o envolvimento com outras pessoas e grupos, hoje participo dos JE+ (grupo de jovens mais velhos) e danço no grupo de dança folclórica alemã. Também participo dos cultos. Gosto muito de ajudar em eventos festivos da comunidade. Segundo Nery (membro da comunidade), se tudo der certo e eu continuar em Brasília, serei um dos futuros churrasqueiros da comunidade.

Hoje, em função da caminhada comunitária que tenho me sinto mais respeitado e acolhido pelas pessoas. Ressalto que nem sempre é assim com as pessoas com deficiência. Faço faculdade e vivo em sala de aula uma dificuldade diária de ser respeitado pela minha surdez. As pessoas têm muita dificuldade de inserirem ou mesmo de conviverem com o diferente, com aquele que necessita ajustes, seja na escola, no trabalho e até mesmo na igreja.

Que nossa Igreja possa sempre dar o testemunho diário de acolhimento ao próximo, seja ele quem for ou que necessidade tenha!

Felipe Nunes
Estudante e estagiário de tecnologia da informação
Brasilia/DF

Índice do Caderno de Subsídios da Semana Nacional das Pessoas com Deficiência - 2009


 


Autor(a): Felipe Nunes
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Artigo
ID: 23940
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br