2 Coríntios 5.(14-18) 19-21 - Sexta-feira da Paixão - 14.04.2017

Caderno de Cultos 2017

14/04/2017

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/Noite a todos e todas! Saúdo a cada um e cada uma de vocês com as palavras bíblicas de 2 Coríntios 5.17, que dizem: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.” Viemos aqui hoje experimentar mais um pouco do novo. Mais uma vez queremos ouvir a boa-nova da ressurreição de Jesus. Apesar do dia de hoje lembrar a morte de Jesus, nós sabemos que ele ressuscitou e vive. Com ele, todos e todas nós também ressuscitamos para uma nova vida. Que Deus nos acolha neste culto, amém.

Damos as boas-vindas aos visitantes. Sintam-se bem aqui, na casa de Deus.

CANTO DE ENTRADA
Nº 113 - HPD – Ó querido e bom Jesus
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
A graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a Comunhão do Espírito Santo estejam com todos e todas neste culto, amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 350 - HPD – Que a graça do Senhor Jesus
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Deus de bondade e misericórdia. Diante de ti estamos hoje, mais uma vez, para confessar nossa culpa. Confessamos os nossos pecados a ti, ó Deus! Confessamos que, por mais que nos esforcemos, não conseguimos nos livrar dessa condição de seres desobedientes e que tendem sempre a se afastarem de ti. Perdão por que, muitas vezes, não reconhecemos o grande amor que tu tens por nós. Tu nos deste o teu único filho para morrer na cruz, em favor de nós, sem que o merecêssemos. Reconhecemos que também temos parte na morte de Jesus. Porém, pedimos, faz-nos participar também de sua ressurreição, tornando-nos novas pessoas, a partir do perdão concedido em Jesus Cristo, teu amado Filho. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
No versículo 16, do capítulo 5 da 2ª carta aos Coríntios, Paulo instrui que “(...) daqui em diante, não vamos mais usar regras humanas quando julgarmos alguém.” Jesus foi julgado com regras humanos, e foi condenado à morte. Portanto, sob sincero arrependimento, podemos experimentar o perdão de Deus, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Tem compaixão deste mundo, Senhor! Esse é o significado de Kyrie Eleison: “Senhor, tem compaixão!” Então, oremos a Deus por compaixão cantando o Hino:
Pelas Dores deste mundo, ó Senhor
ORAÇÃO DO DIA
Pai amado e misericordioso, rendemos-te graças por teres entregado teu Filho à morte para nos salvar. Hoje, lembramos deste acontecimento que fez de nós novas criaturas. Ajuda-nos a entender de fato o que isso significa para nossa vida, na prática. Abre corações e mentes e desperta em nós o desejo de te servir. Por Jesus, teu Filho, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina, hoje e sempre. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 50.4-7

2ª Leitura Bíblica: 2 Coríntios 5.(14-18) 19-21

3ª Leitura Bíblica: Mateus 27.33-50

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 379 - HPD – Estou pronto Senhor

PREGAÇÃO
2 Coríntios 5.(14-18) 19-21

Vocês sabem o que significa a palavra EVANGELHO? Alguém pode me dizer?
Resposta: Boa notícia! Boa nova! É bom receber uma boa notícia, não é? Quando alguém nos conta uma novidade, e essa novidade é boa, nos alegramos muito!
Nós somos a IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Alguém já se perguntou por que nós nos chamamos de Evangélicos? Tanto que, na Alemanha, a igreja que vem da tradição luterana se chama Igreja Evangélica, somente! E não Igreja Luterana (o próprio Lutero quem pediu pra que não desse o nome dele à igreja). Mas, como no Brasil são muitos os Evangélicos, optou-se em usar “Luterana” para diferenciar de outras denominações. Nós somos Evangélicos, sendo assim, temos como centro da nossa vida de fé o Evangelho de Jesus Cristo... Evangelho esse que está sendo anunciado hoje, aqui, novamente, quando nos lembramos da morte e ressurreição de Jesus. Hoje, sexta-feira da paixão, lembramos especialmente da morte de Jesus, na cruz! No domingo nós já sabemos qual será essa boa notícia, não é verdade? Que Jesus está vivo!! Ele ressuscitou!!

Vamos fazer uma retomada rápida:
Ele entregou sua própria vida... Vocês já pararam pra se imaginar lá, naquela ocasião, sendo um seguidor, uma seguidora de Jesus...? de repente, ver aquele homem que se mostrava poderoso em suas curas, sábio em seus ensinamentos, se submeter à morte daquela forma, sem lutar contra os poderes que o oprimiam... Por quê? Por quê? Deviam se perguntar as pessoas que o queriam bem. Ninguém entendeu. Ninguém desejou que isso fosse assim... ele era o mocinho da história!! Vocês assistem novelas, filmes... certamente estão acostumados a ver como os maus se dão mal no final.. e os mocinhos sempre vencem. Nesse caso, o mocinho morre! Eu quero pedir que vocês façam esse exercício hoje, de se imaginar naquele tempo, vivendo a história... Vamos fazer uma parada: na morte de Jesus! Vocês certamente iriam também se perguntar: por quê? Por quê? ... Ele é um homem tão bom! Não precisaria morrer! É, mas ele morreu! Mas, é bom nos perguntarmos: POR QUÊ? Alguma razão deve existir pra ele fazer isso... ou será que não? O que que vocês acham?
E não é uma simples razão... é a maior das razões, a maior das causas da humanidade! FOI POR NÓS QUE ELE FEZ ISSO. Ele sofreu tudo o que um ser humano pode sofrer na vida, passou pelas mais difíceis situações que alguém pode enfrentar... Foi açoitado! Humilhado, cuspiram nele, o insultavam, debochavam da cara dele, fizeram ele carregar a cruz na qual depois ele foi pregado... “desceram a marreta” em pregos que perfuram seus pulsos e seus pés. Ele ficou lá, pendurado, agonizando, até morrer...
Por quê? Por quê? Por nada... talvez porque era divertido pra alguns mostrar que tinham poder. Talvez porque algumas pessoas se decepcionaram com o mocinho dessa história. Era pra ele ser o forte, o rei poderoso, que iria salvar todo mundo, acabar com os poderosos... e se colocar no poder no lugar deles.
É, mas ele não fez isso... fez bem o contrário! Se rendeu, se entregou... Vocês se imaginam? É Deus se entregando nas mãos da humanidade... a mesma humanidade que clama por vida, mas que matou Jesus, a mesma humanidade que clama por dignidade, mas cuspiu em Jesus, humilhou Jesus, a mesma humanidade que torce pelos mocinhos nos filmes e novelas, mas não consegue se enxergar no lugar do vilão, porque é onde estamos! Somos os vilões desta história.
Mas essa história não tem nada a ver com qualquer novela, ou filme que tenhamos visto, ou que ainda venhamos a ver. Porque as novelas e filmes são criações humanas, feitas para que as pessoas entendam e fiquem satisfeitas com o final, que normalmente é um final feliz.
O protagonista, o ator principal, o galã de novela, desta história é o próprio autor, regente e diretor! É Deus! Jesus, ... ele se entrega aos seus inimigos para salvá-los ... quem está aprisionado, nesse caso, não é quem tem correntes nas mãos, não é quem está sendo açoitado... é justamente quem acorrenta, quem açoita, quem oprimi. Aprisionados pelo pecado! Pela cegueira da limitação de serem pessoas pecadoras, que só pensam em si mesmas, no poder, em ser mais, e mais, e passar por cima dos outros.
Jesus mostrou exatamente o contrário... o reino de Deus é o inverso do que pensamos, ou do que queremos que seja. Por isso Paulo pede: “não vamos mais usar regras humanas para julgar alguém. E, se antes julgamos Cristo de acordo com regras humanas, agora não fazemos mais isso.”
Meus irmãos e minhas irmãs, Jesus deixou bem claro: “se quer ser o primeiro no reino de Deus, então que sirva!” Amem uns aos outros, é o maior dos mandamentos, que resume todos em um! Mais do que isso: Ele pediu para amar os inimigos!
Jesus é o exemplo de tudo o que ele ensinou. Ele não apenas nos deixou palavras, ele nos deixou o exemplo. E o maior de todos os exemplos nós lembramos hoje: ele deu sua vida por nós, que somos seus inimigos, os vilões da história.
Sua fala na cruz: “perdoa-os meu Pai, porque eles não sabem o que fazem”. Quem de nós aqui diria isso diante de uma situação como aquela? De humilhação total, de sofrimento, dor?
...Ele dá o exemplo de como devemos viver. Por isso é importante que nos voltemos pros ensinamentos da Bíblia, da Igreja e da vida em comunidade. (...)
No próximo Domingo vamos lembrar da RESSURREIÇÃO!! A maior de todas as festas do cristianismo!! A PÁSCOA!! O natal também é uma grande festa, sim, pois no natal lembramos que veio o Salvador, a promessa de que seríamos libertados! Mas a páscoa é uma festa maior!! Porque é muito bom receber uma promessa! Melhor ainda é saber que essa promessa se concretizou!!
Jesus Cristo paga por todos os nossos pecados, e nos deixa a melhor notícia que uma pessoa pode receber: “a vitória sobre a morte!”
É tempo de páscoa! Em todos os cultos, quando cantamos aleluia na aclamação do Evangelho, lembramos que Cristo vive! Mais que a boa notícia de que ele está vivo, temos a notícia de que nós também temos a vida eterna com ele garantida. Basta que proclamemos com a nossa boca, com as nossas atitudes, com a nossa vida como um todo que cremos na ressurreição de Cristo!
VAMOS DIZER JUNTOS: - “EU CREIO NA RESSURREIÇÃO DE CRISTO”!
Ele está aqui conosco hoje! Como está sempre, em todos os lugares, para onde quer que vamos.
Que Deus nos ajude a proclamar o Evangelho, a boa notícia da ressurreição a todas as pessoas neste mundo!
Amém!

HINO
Nº 50 - HPD – Nossos corações pertencem

CONFISSÃO DE FÉ
Movidos pela fé que temos em comum, confessemos juntos essa fé no trino Deus com as palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 46 - HPD – Agradecemos-te, Jesus.


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Pai amado e cheio de misericórdia, louvamos-te pela morte de teu Filho, Jesus por nós, na cruz. Que este teu amor nos inspire e fortaleça na vivência do teu evangelho em palavras e ações. Que saiamos daqui consolados e na certeza de que tu sempre estás conosco e nos acompanha.
Intercedemos, nosso Deus, pela ação de tua igreja, para que, em gratidão por tudo o que fizeste por nós, haja mais disposição para o estudo da tua palavra, mais vontade de viver e celebrar em comunidade, mais tempo para servir na tua seara.
Querido Deus e Senhor, te pedimos pelas pessoas que sofrem neste mundo, para que a mensagem pascal arranque do nosso meio a ânsia de poder, a sede desmedida de riqueza, o desprezo por quem é diferente, os muros que dividem, as mãos que oprimem, a dor de corações magoados e machucados, afim de que aconteçam inclusão, perdão, respeito e transformação.
Assiste a Tua Igreja, faze-nos andar pelos caminhos da esperança, para que possamos anunciar que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Que ele ressuscitou e vive entre nós. Assiste, Senhor, os aflitos, os sobrecarregados e enlutados com a tua paz. Ampara os desamparados. Ajuda os que estão sem lar, sem emprego e os que não têm o pão de cada dia. Assiste os doentes e entristecidos para que todos nós possamos juntos confessar e testemunhar que nosso Redentor vive e reina eternamente. Incluímos aqui os motivos que esta comunidade lhe traz para interceder ________________________________
Dá-nos, Senhor, a certeza da ressurreição, tanto da sua, essa que celebramos no próximo domingo, quanto a nossa e de nossos entes queridos que já partiram antes de nós. Que possamos verdadeiramente confiar e acreditar na vitória da vida que surge e ressurge da morte mostrando-nos sinais da vida eterna, prometida por ti. Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Nosso Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém.

ENVIO
Vão em paz, e sirvam ao Senhor com alegria.

CANTO FINAL
Nº 118 - HPD – Deus vos guarde pelo seu poder
 


Autor(a): P. Adriel Raach
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: Sexta-feira Santa
Testamento: Novo / Livro: Coríntios II / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 19 / Versículo Final: 21
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2017
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 40742
REDE DE RECURSOS
+
Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br