A Resistência de Jesus à tentação

14/03/2011


“Jesus respondeu ao tentador: Está escrito: Não só de pão viverá o ser humano, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” Mt 4. 4.4

Novamente estamos no tempo da Queresma. Tempo especial no calendário litúrgico, tempo de jejum oração, de arrependimento, de conversão, de mudança de vida, de aperfeiçoar o nosso caráter cristão com base na vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quero iniciar nossa meditação com uma pergunta: - O que é tentação? Do ponto de vista divino, significa uma prova positiva, de crescimento e amadurecimento. Do ponto de vista do Diabo, implica em sedução ao pecado; do ponto de vista de Jesus, é um desafio de satanás para por à prova a soberania e o plano de Deus. Do ponto de vista humano, é o sentimento que temos quando desejamos tomar uma atitude que contraria nossos valores éticos.

Jesus é levado pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado, significa que Deus permite Ele ser tentado. É difícil compreender por que Deus submete seu Filho amado a essa provação. Foi a forma que Deus escolheu pra indicar um caminho: quando buscamos crescimento espiritual, quando buscamos purificar a nossa fé, não há como passar a vida aqui neste mundo sem passar por provação, dor e esquivando-se das dificuldades que surgem em nossa biografia de vida. Jamais teremos uma fé madura, se não enfrentarmos as dificuldades que se apresentam no nosso dia a dia. Por isso, Jesus não foge da tentação, mas enfrenta o tentador, o seu adversário, a atitude de Jesus mostra que nós também podemos resistir ás tentações.

Jesus após jejuar 40 dias e 40 noites teve fome. Jesus se preparou espiritualmente para sua grande provação. O tentador se aproxima e diz: - se é o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.

Na primeira tentação de Jesus, ele é tentado numa necessidade fisiológica. Jesus estava com fome, porém, estava saciado espiritualmente. Jesus respondeu: está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Jesus usa a palavra de Deus, para ser vitorioso em sua primeira tentação.

Então o diabo o levou á Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se é filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: aos teus anjos ordenará a teu respeito que te guardem. E: Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Na segunda tentação podemos afirmar que o diabo com a maior cara de pau vem com a Bíblia embaixo do braço, ele cita o Sl 91.11...O diabo tenta enganar Jesus com a prórpia palavra de Deus. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.

Vem a terceira tentação: O diabo levou-o a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E lhe disse: tudo isto te darei se, prostrado me adorares. O diabo tenta Jesus oferecendo todas as riquezas existentes, mas Jesus deveria ajoelhar-se e adorá-lo.

Ao que Jesus lhe ordenou: Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.

O que acontece em seguida? O diabo o deixou, e eis que vieram anjos de Deus e o serviram. Podemos até imaginar a cena, o diabo sai derrotado e Jesus é consolado pelos anjos de Deus, Deus envia os seus anjos para servir Jesus.

O que nos leva a pecar hoje? O que nos seduz? Podemos afirmar que o ser humano é tentado em todas as áreas de sua vida. Como resistir as diferentes tentações? Quais são elas? Para os jovens podem ser as drogas. Para a família cristã, a educação dos filhos, os limites, o cuidado, o amor pela palavra de Deus, a fidelidade para com de Deus e conseqüentemente a fidelidade para com o marido, esposa e cada membro da família. A indiferença com o sofrimento do próximo, aqui destaco as vítimas das enchentes, do Tsunami no Japão, das crianças que são exploradas, do turismo sexual no Brasil, da violência doméstica, da violência no trânsito, da desunião entre irmãos, da traição, da falta de perdão...Falar de violência não é difícil, pois os números dela no Brasil e mundo são alarmantes. Neste tempo de Quaresma somos convidados por nosso bondoso Deus a fazer a diferença. Promovendo a paz e a justiça, a ver os sinais da graça e do amor de Deus em nosso tempo. A sermos instrumento de bênção aqui e agora fazendo a nossa parte para tornar o nosso mundo melhor. Que o Senhor abençoe sua vida e família. Forte abraço em Cristo.

Pastora Jaqueline Michel Piazza
Paróquia Getúlio Vargas/RS


Autor(a): Sínodo Planalto Rio-grandense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7980
REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br