Ação de Graças: refletir sobre as consequências de nossas ações em relação àquilo que Deus nos confiou

"Eu te darei uma oferta de gratidão e a ti farei as minhas orações" (Salmo 116. 17)

06/08/2013

Irmãos e irmãs, de acordo com o calendário do ano litúrgico da IECLB, estamos nos aproximando da festa de ação de graças em nossas comunidades e paróquias. Algumas comunidades já estão neste clima de comemoração. Acho importante refletir, em nossas comunidades e grupos familiares, sobre as nossas ações em relação à criação de Deus.

Em nosso mundo, as práticas gananciosas e abusivas prejudicam pessoas e espécies naturais. A destruição das florestas é um ataque contra os povos indígenas, contra a diversidade na natureza e contra a vida do ser humano como um todo. Para viver precisamos de oxigênio. Você já se imaginou carregando um cilindro de oxigênio em suas costas? Às vezes as florestas são destruídas por pessoas que estão desesperadas à procura por terra, para, assim, alimentarem a si mesmas e às suas famílias. Em muitos casos a idéia do “progresso” nos países ricos leva à exploração das pessoas e do mundo natural, causando, assim, o efeito estufa e a erosão. Espécies animais e vegetais estão em extinção. Podemos ainda mencionar a fome como conseqüência da agressão à natureza. Aliás, é estranho falar de fome no mundo, já que são produzidas anualmente inúmeras toneladas de alimento. Seria possível alimentar mais que o dobro da população que hoje ainda passa fome no mundo inteiro se os bens da terra fossem distribuídos de forma justa e se a natureza fosse manejada com responsabilidade. Ainda é necessário mencionar o uso abusivo de agrotóxicos, o desperdício de água, a poluição e a acumulação de todos os tipos de lixo como causa de muitos males que assolam a humanidade.

Deus não criou o ser humano para ser o dono da criação, mas “cabe-lhe o privilégio de refletir as consequências de sua ação sobre o que Deus lhe confiou” (P. DietmarTeske). Por isso mesmo precisamos de compromisso, respeito, carinho, amor. O profeta Isaías quer que nos demos conta do nosso egoísmo e da nossa ignorância. Chama a atenção para a sabedoria divina ao criar o universo (Is 40.12-25). Que tal deixar o mundo lindo de Deus acontecer ali onde moramos? Ainda há tempo.Vamos trabalhar e nos unir com sabedoria.

Reunidos na festa de ação de graças, reflitamos sobre as nossas atitudes em relação à criação de Deus. Mas também agradeçamos por tudo aquilo que plantamos com boas sementes e pelos bons frutos que colhemos. Agradeçamos porque temos mãos, pés, boca, ouvidos, língua, olhos, enfim, todo o necessário para uma vida digna e feliz. Deus também nos deu as condições necessárias para levarmos a boa nova da graça de Deus para as outras pessoas. Juntos, agradeçamos a Deus em oração e intercedamos por boas ações neste mundo. E nos lembremos das palavras do apóstolo Paulo em 1 Timóteo 2.1: Em primeiro lugar peço que sejam feitas orações, pedidos e súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas”. Um ambiente saudável e uma sociedade justa são necessários para uma vida feliz e digna para todas as pessoas.
 


Autor(a): Hilquias Rossmann - Estudante da EST
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém / Paróquia: Santa Maria de Jetibá (ES)
ID: 23646
COMUNICAÇÃO
+
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br