Ação diaconal é uma exigência num mundo excludente, globalizado e violento

13/12/2005

Embora não exista uma formatação padronizada do ministério diaconal no meio luterano, a diaconia é essencial para a Igreja e sua missão. Os efeitos da globalização econômica, que erodiu a base da vida em muitas comunidades, e a necessidade de prestar contas da fé cristã frente ao secularismo e ao neoliberalismo, trazem novos desafios às igrejas.

O reconhecimento consta do documento tirado da consulta internacional sobre a compreensão de diaconia na Igreja luterana, que está em fase de tradução para diferentes idiomas, assim que igrejas possam discuti-lo com seus fiéis. A consulta teve lugar em São Leopoldo, no início de novembro, e reuniu representantes de 16 igrejas da Ásia, África e América Latina filiadas à Federação Luterana Mundial (FLM).

As denominações luteranas que integram o organismo ecumênico internacional estão sendo chamadas a reconhecer o ministério diaconal como parte integrante do ministério público da Igreja.

 


A compreensão de diaconia vincula o serviço da igreja à crítica profética sobre as estruturas econômicas, políticas e culturais vigentes no mundo, que produzem e perpetuam sofrimento e violência, ao mesmo tempo em que advoga condições sociais para uma vida digna, de respeito e justiça.

Tradicionalmente, a compreensão de pregar e ensinar o evangelho e de administrar os sacramentos, responsabilidade da Igreja, estava restrita ao ministério pastoral, segundo a Confissão de Augsburgo, uma das bases confessionais do luteranismo. Mas há igrejas luteranas que entendem que a pregação do Evangelho também acontece através da ação diaconal (compreendida como o serviço ao próximo). Diferentes modelos diaconais vêm sendo praticados em diferentes igrejas, de acordo com a história, sociedade e o contexto ecumênico em que se encontram.

O documento tirado da consulta e que está sendo remetido às 138 igrejas filiadas à FLM defende o diaconato universal de todos os crentes, assim como existe o ministério sacerdotal de todos os crentes, um dos pilares da teologia luterana. Se o ministério pastoral proclama a salvação de Deus por graça e o anúncio do seu Reino, o ministério diaconal aponta para o amor de Deus no mundo, promovendo justiça e dignidade à criação e criatura. Em Jesus o ministério era um só. Ele foi mestre, sacerdote e diácono.

Enquanto o anúncio do Evangelho e administração dos sacramentos apresenta Cristo na Palavra e no sacramento, o ministério diaconal representa Cristo no alcance do seu amor para os vulneráveis e excluídos, diz o documento da consulta. Diaconia está profundamente integrada com a proclamação da Palavra e a partilha na mesa. Deus chama a igreja a compartilhar o Evangelho com o mundo, enfatizam diáconos e diaconisas no documento tirado do encontro.

Diáconos e diaconisas estão convictos que, providenciando treinamento e formação para pessoas vocacionadas, isso vai facilitar o reconhecimento do ministério diaconal, assim como é reconhecido o ministério pastoral.


Fonte: ALC - Edelberto Behs
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br