Afetividade e cultura ganhando fronteiras

Brasileiras e alemãs se destacam na visita ao Decanato de Schweinfurt

25/06/2006

A visita do grupo de representantes das comunidades do Rio de Janeiro a Schweinfurt (Baviera, Alemanha), de 26 de maio a 20 de junho, foi marcada pela presença e atuação das mulheres, desde a sua organização. Eram profissionais de diversas áreas e com atuação na vida eclesiástica – um exército de pessoas dedicadas. Entre as hospedeiras e responsáveis, pessoas de contatos nas entidades visitadas e pessoal da estrutura da Igreja Evangélica Luterana da Baviera (Evangelisch-Lutherische Kirche in Bayern - ELKB) foram as mulheres que mais de perto acompanharam visitas, fizeram contatos, possibilitaram acesso a computadores, mercados e lojas.

A pastora Ramona Elisabeth Weisheimer, da Paróquia Norte do Rio de Janeiro, liderou o grupo de visita e participou em oito celebrações durante o período. Foi Ramona quem leu a carta de congratulações da Comunidade Evangélica Luterana do Rio de Janeiro pela eleição do novo Decano e conversou com o Pastor Wolfgang Döbrich, membro do Conselho Superior da ELKB e encarregado pela América Latina.

A Advogada Mônica Gomes Vieira Ferreira, uma das integrantes do grupo, mostrou-se impressionada com o ecumenismo, a relação entre católicos e protestantes, a tradição litúrgica da Igreja Luterana Bávara e a visita a lugares de importância histórica para o mundo ocidental.

Ao que parece, o figurino tradicional de colarinho e gravata, começa a ceder espaço à palavra que alia afetividade à cultura teológica, charme e beleza às tarefas de representação e trabalho paciente na articulação e cuidado dos detalhes à organização dos eventos.
Quando elas ocupam seu espaço, ganham as Igrejas!

*Antonio Carlos Ribeiro, Pastor da IECLB, jornalista e doutorando em Teologia na PUC-Rio
(Transcrito de Jornal Evangélico Luterano/IECLB, ano 35, nº 688, ago. 2006, p. 14)
  

COMUNICAÇÃO
+
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br