Amor e Fé

Caderno de Estudos para Mulheres/OASE

04/03/2014

ENCONTRO nº__ Dia __/__/____
Departamento de Mulheres/OASE do Sínodo da Amazônia
Pª Leonira Pagung
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Unidos na Fé em Vale Real - RS

Estudo sobre Hebreus 13. 1, 6 – AMOR E FÉ!!!
(A orientadora, arruma o local de encontro, pode ser em círculo. Coloca no centro ou num local bem visível: bíblia, cruz, vela e flor. Recebe a todas com um caloroso bom dia, boa tarde ou boa noite!). (OBS.:A orientadora deve providenciar para cada participante meia folha de papel ou folha inteira – aconselhável aprender a dobradura em casa, antes de aplicar)

Acolhida: Iniciamos o nosso encontro com as palavras de Jeremias 15.16 onde diz: “Ó Senhor, Deus todo-poderoso, eu sou teu, e por isso as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade.”
Vamos juntas cantar o Hino 325 Aqui você tem lugar, aqui você tem perdão.... HPD 2
Saudação apostólica: “Que a graça do Senhor Jesus, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco!”
Oração: Deus bondoso, andamos preocupadas com muitas coisas e esquecemos o mais importante, que é buscar a tua vontade e viver o teu amor. Por isso te pedimos: perdoa-nos! Mas queremos neste dia também te render graças pelo pão de cada dia, pela nossa família, pelo ensinamento que recebemos durante a nossa vida. Dê a todas nós sabedoria para o ensino de teus ensinamentos no falar e no agir e dê a todas nós, a confiança e a disposição de te servir em amor. Em nome de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador. Amém
Vamos juntas cantar o hino 413 Senhor se tu me chamas eu quero te seguir ou 209 Deus sempre me ama.
Brincadeira da confiança: Todas em duplas. Uma fecha os olhos e a outra fica de olhos abertos. As duas ficam frente a frente. Dão-se as mãos! A que está com os olhos abertos guia a que está com os olhos fechados pela sala, pode também passar por obstáculos. Depois de um tempinho troca de papel! Quem guiou agora é guiada!
Conversar sobre os sentimentos!
Vamos juntas refletir sobre o texto de Hebreus 13.1 e 6
13.1 Continuem a amar uns aos outros, como irmãos e irmãs em Cristo; continuem a amar umas as outras como irmãs em Cristo.
13.6 Portanto, sejamos corajosos e corajosas e afirmemos: “O Senhor é quem me ajuda, e eu não tenho medo. Que mal pode alguém me fazer?”
Este primeiro versículo nos fala de amor. O amor fraternal. Ou seja, aquela forma de amar que o próprio Cristo viveu e ensinou.
Vamos relembrar a maior demonstração de amor de Cristo por nós?
Convido vocês para fazer uma dinâmica de dobradura.


(A orientadora dá uma meia folha de papel para cada integrante e ensina a seguinte dobradura. Dobra e espera todas dobrar aquele passo e só daí vai para o passo seguinte.)

(Imagem em Anexo)

Como estamos vendo temos aqui a cruz. A cruz nos leva a Jesus Cristo! A cruz nos lembra do imenso amor que Deus através de seu filho Jesus Cristo nos demonstrou. Jesus nos ensina um amor que é doação. Um amor que não busca os seus próprios interesses, mas um amor que vai em busca do próximo. Um amor que nos convida e desafia para ser uma pessoa cristã.

Vamos nos dividir em 2 grupos e conversar sobre duas questões. 
1) O que é ser uma pessoa cristã? 
2) Qual compromisso eu tenho com aquele que morreu na cruz?
Cada grupo relata o que conversou. 
(Alguns exemplos para a coordenadora) - Ser cristã é seguir o caminho, o exemplo de Cristo. É viver o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6). Ser cristã é viver o respeito pela outra, pelo outro, é colocar a honestidade sempre em primeiro lugar. Enfim, fazer as coisas de coração, pois onde se faz as coisas de coração lá não se sente o “fazer para receber de volta”! Mas fazer por prazer, com todo amor! É colaborar onde alguém necessita de ajuda! Por exemplo: tocar nos cultos, cantar no coral ou grupo de canto. Dar culto infantil, ensino confirmatório, ajudar em promoções da comunidade, ajudar no presbitério, em nome da comunidade visitar pessoas doentes, visitar os idosos, visitar pessoas afastadas da comunidade, pessoas que foram curadas ou nas famílias em que nasceu uma criança. Em cada visita ler um texto bíblico, cantar se a pessoa visitada aceitar.
Meu compromisso é amar a mim mesma, pois se consigo me amar, me aceitar como sou, se estou feliz com a minha vida, consigo também amar o próximo, ir em busca do próximo e fazer a ele ou a ela todo o bem!! Levar o amor de Deus para as pessoas com carinho, com atenção e dedicação! Viver a cada dia a fé cristã!
Jesus Cristo me convida para viver a fé! O v. 6 do nosso texto nos convida para a confissão de fé quando diz: “Portanto sejam corajosos, corajosas e afirmemos: O senhor é quem me ajuda, e eu não tenho medo. Que mal pode alguém me fazer”?
Você já se sentiu corajosa em algum momento? Quem te deixou assim corajosa? Posso dizer e com certeza a sua resposta é: Deus!! Isso mesmo, Deus nos orienta, nos acompanha, nos encoraja. Nele podemos depositar toda a nossa confiança ! Ele é que nos ajuda. 
Tem uma história que nos diz assim:
Certa vez tinha um menino que estava sozinho na sala de espera do aeroporto aguardando seu voo. Quando o embarque começou, o menino foi colocado na frente da fila, para entrar e encontrar seu assento antes dos adultos.
O menino foi simpático com a pessoa que estava sentada ao seu lado e, em seguida, começou a passar o tempo colorindo um livro. Não demonstrava ansiedade ou preocupação com o voo enquanto as preparações para a decolagem estavam sendo feitas.
Durante o voo, o avião entrou numa tempestade muito forte, o que fez com que ele balançasse como uma pena ao vento. A turbulência e as sacudidas bruscas assustaram alguns passageiros, mas o menino parecia encarar tudo com a maior naturalidade.
Uma das passageiras, sentada do outro lado do corredor, ficou preocupada com aquilo tudo e perguntou ao menino:
- Você não está com medo?
Ele respondeu, levantando os olhos rapidamente de seu livro de colorir:
- Não senhora, não tenho medo. Meu pai é o piloto!
Sim, mulheres Deus é o nosso piloto. Nele podemos colocar toda nossa confiança, nossa fé! Deus que entregou o seu próprio filho numa cruz, o ressuscitou nos convida para vivermos o amor umas com as outras. Um amor que nos desafia a descruzar os braços e viver uma vida agradável, cheia de fé e confiança na família, na comunidade, no lugar onde moro! Que assim seja! Amém
Vamos cantar o hino 456 do HPD 2 – Deus é meu amparo ou 204 Sempre quero estar contigo...
Avisos –
Lembrar das aniversariantes da semana e cantar os parabéns
Oração de intercessão: Querido Deus, pedimos-te em favor de nossas famílias. Ajuda-nos, Senhor, a viver e ensinar os teus caminhos a nossos filhos e afilhados, oferecendo o melhor do nosso tempo. 
Recebemos das tuas mãos a vida e tudo que precisamos, e muito mais. Podemos ajudar o próximo, nosso grupo, nossa comunidade.. Desperta em nós o genuíno desejo de abençoar outras vidas com nossos dons, nosso tempo, nossos bens e dinheiro, nossa dedicação, oração, enfim, com a nossa vida. Ajuda-nos também a trazer um autêntico louvor nos nossos lábios, fruto de um coração temente e humilde. Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador que nos ensinou a orar: Pai nosso que estás nos céus... Amém!
Bênção – Que Deus abençoe o seu dia. Que os seus passos, rápidos ou lentos, cansados ou revigorados, conduzam sempre para perto de Deus. Que suas palavras sejam palavras que edificam e que tragam conforto. Seja feliz e faça feliz! 
Vamos sair daqui animadas com a paz de Deus e continuar servindo a ele com gratidão!

 


Voltar para Índice do Caderno de Estudos


Autor(a): Pª Leonira Pagung
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Testamento: Novo / Livro: Hebreus / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 6
Título da publicação: Caderno de Estudos para Mulheres/OASE 2014-2015 / Ano: 2014
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo
ID: 27072
REDE DE RECURSOS
+
Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br