Arrependimento e confissão - eis o caminho...

Senhas diárias

10/03/2019

O salmo 32 é tido como de autoria de Davi. Após o pecado cometido com Bate-Seba e toda a situação que gerou, e ter sido descoberto por Natã, Davi se arrepende e confessa a Deus seus erros. O pecado pesa sobre ele, mas seu olhar, e seu coração, se dirigem ao Senhor Deus, pois sabe que é preciso reconhecer e confessar. Deus promete perdão e renovação da vida. O salmo canta a alegria da restauração recebida após o arrependimento e a confissão. Davi recebeu a vida de volta. Isso vale para cada uma e cada um de nós. Também nós precisamos de arrependimento e confissão de pecados. Muitas doenças e males que passamos são consequência de pecados não confessados e que nos pesam no consciente e no inconsciente. O perdão de Deus é fundamental para uma vida de paz com quem nos cerca e sob a graça do Senhor.
O próprio Deus se alegra quando nos arrependemos e confessamos nossos pecados. É o que Jesus diz em Lucas: até os anjos festejam um arrependimento e uma confissão de pecados. Enquanto não confessamos, colocamos em risco as relações com pessoas e nos afastamos de Deus. Por que devemos nos arrepender?
Porque é necessário reconhecer que algo deveria ter sido diferente; porque é necessário perceber que o pecado existe e interfere em nosso viver. Para que devemos nos arrepender? Para poder haver restauração de uma situação errada que foi criada; para poder refazer uma relação quebrada; para poder voltar a viver em paz com uma pessoa ou com Deus; para evitar repetir o mal feito; para refazer, se possível, o mal cometido. Jesus exorta seus discípulos, e também a nós, a que se faça um exame de consciência e se confesse o mal feito e se busque perdão e reparação do erro. Vamos fazer nosso exame de consciência e viver na paz do Senhor, com o coração renovado, quando for necessário, pelo arrependimento e a confissão do pecado. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 51150
REDE DE RECURSOS
+
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br