Astor Jair Dalferth (*1965)

Obra e Biografia

29/06/2012

Astor Jair Dalferth - HPD 329 e 401

Natural do Rio Grande do Sul, o maestro Astor Jair Dalferth, é músico, compositor e arranjador, e graduado em Música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Astor Jair nasceu aos 13 de março de 1965 em Estrela, RS. Seus pais Oterno e Vera Gehm Dalferth, são agricultores residentes em Linha Harmonia – Teutônia, onde Astor foi criado. Ele começou seus estudos em música desde os 9 anos de idade, tocando violão popular. Aos 12, começou a estudar trombone a pistão, e aos 14, passou ao trombone de vara e também às primeiras aulas de piano. Assim, teve também suas primeiras aulas de harmonia e arranjo com o Maestro Gerson Thomaz de Carvalho (Pernambuco).

Depois de frequentar o Colégio em Teutônia fez curso de Auxiliar de Escritório em Estrela. Por vários anos, paralelamente aos seus estudos, foi instrumentista da Banda Municipal de Estrela. Foi Sargento Músico da Aeronáutica, na Base Aérea de Canoas, entre 1986 e 1989. Desde 1989 Astor J. Dalferth rege a Orquestra Municipal de Teutônia . Foi coordenador de oficinas de música e maestro e arranjador de Orquestras nas cidades de Estrela, Teutônia, Garibaldi, Lajeado, Nova Petrópolis e Imigrante, onde atualmente ainda cumpre essa função. Também regeu vários coros da região do Vale do Taquari. Para desenvolver as funções nomeadas, participou regularmente de cursos, oficinas e painéis da FECORS e de Curitiba, PR.

Como maestro é motivador, disciplinador e inovador, foi um dos responsáveis diretos pela introdução de coreografias nas Orquestras onde trabalha, pois pelo seu modo de ver: “música popular é movimento. É fazer música para todos os sentidos do ser humano”.

No início da década de 1990 Astor Jair Dalferth compôs as melodias de dois dos hinos de nosso hinário “Hinos do Povo de Deus”: HPD nº 329 Lançar as redes “Como foi o teu encontro lá no lago, quando as redes se encheram...” e HPD nº 401 Salvação “Muita gente se achega curiosa para ver tudo que vai acontecer...”, cujos textos são de Sílvio Meincke.

A partir de 1992 Astor e Silvio juntaram amigos que cantam em vários corais do Município de Teutônia e formaram o conjunto Vocal Liberdade para cantar suas próprias músicas. Na mesma época gravaram um disco LP intitulado “Lançar as Redes”. Em junho de 1997 viajaram à Alemanha com o Vocal Liberdade, representando o Brasil e defendendo o tema “água” no Dia Mundial da Igreja.

Atualmente, Silvio Meincke e Astor Dalferth estão preparando um CD com 16 músicas e que terá o título MARIA MADALENA, a mulher que era 7 vezes perturbada, até encontrar Jesus de Nazaré e tornar-se, liberta e serena, sua fiel seguidora. O lançamento está previsto para fins de 2010.

Fontes:
http://www.teutonia.com.br/web/noticia.php?id=443
http://www.teutonia.com.br/web/noticia.php?id=1128
 

Notas:

1 A Orquestra Municipal de Teutônia data de maio de 1983. A distribuição instrumental acontece no modelo Big Band, ou seja, naipes de palhetas, metais, harmonia e percussão. No repertório, músicas do folclore, MPB, música latina, jazz e grandes clássicos internacionais. A orquestra já se apresentou em vários estados do país e fez duas turnês pela Europa, onde conquistou títulos no Festival Internacional de Música de Grimma, na Alemanha, em 1997 e 2000. http://www.fundacaooswaldocarlos.org.br/index.php?option=com
2 A Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis iniciou suas atividades com o Maestro Astor Jair Dalferth, de Teutônia, quando um grupo de músicos se reuniu com o objetivo de formar um instrumental com repertório totalmente diferenciado. - Atualmente a orquestra encontra-se sob regência de Leandro Sudbrack e é composta por 26 músicos e musicistas que tocam os seguintes instrumentos de sopro: Flautas, Clarinete e Saxofones, Trompetes, Trompas, Trombones e Tuba. O repertório vai do clássico ao popular, passando por ritmos brasileiros e latinos, jazz, rock, temas de filmes e musicais e músicas folclóricas locais e de vários países. http://tex-tando.blogspot.com/
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 18113
REDE DE RECURSOS
+
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br