Salmo 23

Alocução para Bênção Matrimonial

27/11/1996

1. Situação

Os noivos recém formaram-se em curso superior. Ela em Odontologia e ele em Agronomia. A noiva possui sua clínica e vínculo empregatício com um órgão público. O noivo, formado há seis meses, ainda não está empregado, o que lhe causa insegurança.

Ela é proveniente da Igreja Católica. Ele faz parte de uma família participativa e de uma linha tradicional da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

A conversa pré-matrimonial revelou que eles se conheceram através de visitas na casa de amigos. Namoram há quatro anos, e, como estavam em universidades diferentes, os encontros eram esporádicos e o namoro aconteceu muitas vezes através de correspondências e telefonemas.

As leituras bíblicas e os hinos foram sugeridos pelos próprios noivos e os votos de compromisso mútuo foram elaborados com as suas próprias palavras.

2. Celebração

Saudação: Sejam bem-vindos/as à casa do Senhor para a celebração da bênção matrimonial de ...

Hino: Hinos do Povo de Deus, no. 237.

Invocação: Reunimo-nos aqui em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Pois Deus é o Senhor e está presente onde invocamos o seu nome.

Leitura de Coríntios 13.

Oração: Agradecemos e louvamos-te, querido Deus, pois tu nos acolhes aqui como a tua grande família para celebrarmos a bênção que tu, oh Deus, concedes aos teus filhos. Derrama sobre nós o teu Santo Espírito, para que o amor que nasceu entre este casal possa ser consagrado para sempre. Que a tua palavra os ilumine e lhes dê sustentação. Dá-lhe o teu apoio para que possam compartilhar a vida juntos. Que o amor que despertaste no coração de ... receba as tuas bênçãos.

Leitura do Salmo 23.

Alocução:

Queridos amigos ...

Quanta firmeza, convicção, certeza, coragem para chegar diante de Deus e expressar com toda a confiança: O Senhor é meu pastor (somente ele) e nada me faltará.

O que leva alguém a tamanha convicção? A tirar lá do fundo do coração palavras que expressam com todo o carinho a fé no Deus criador como o único pastor, guia, amparo para a vida?

A possibilidade de olhar, sentir, perceber, apalpar, ouvir, desejar são as veias que nos fazem saber que Deus caminha conosco, em nossa vida.

Deus nos dá o descanso. Estar junto aos verdes campos, águas tranquilas, nos faz lembrar que fazemos parte do todo da criação de Deus. A natureza é o espelho que nos faz lembrar das maravilhas de Deus. Não estamos sós. Deus enfeitou o mundo para que nele habitássemos em harmonia com a criação divina.

Deus caminha conosco. Dia após dia vamos adquirindo experiências, sentimos a vida de Deus em nós, partilhamos da obra de Deus.

Partilhamos sentimentos, desejos, alegrias, segurança, dificuldade em nossas vidas. Eis o desafio do amor. Na partilha nos tornamos fortes. Para partilhar é necessário observar, caminhar. Vemos como Deus partilhou a sua obra conosco, e vamos conhecendo o amor e o partilhamos.

Temos dificuldade de partilhar. Colocamos paredes entre as pessoas. O simples olhar para as pessoas traz constrangimento. Lembram-se do primeiro olhar de vocês, como foi difícil? Mas o amor que foi brotando em seus corações superou as paredes, os bloqueios. Mesmo estando longe um do outro em virtude dos estudos, o amor permaneceu e será eterno.

O amor é algo tão belo como Deus. Deus é amor. Às vezes não compreendemos. Queremos ver, mas apenas sentimos. Ele possui vida forte. Confessamos, expressamos e admitimos que está em nós e entre nós.

São os encontros que nos transformam e nos fortalecem. Assim acontece com a fé cristã. Precisamos ser alimentados constantemente pela palavra de Deus e estar em comunhão com o povo de Deus. De forma semelhante vocês nas suas profissões vão relembrar os outros dos cuidados que precisam ter com o corpo, com a terra. É preciso um constante encontro, reencontro para que seja preservada a harmonia com a terra e o corpo.

O amor se alimenta dos encontros. Ali partilhamos ansiedades, expectativas, sonhos, alegrias, avanços. O amor não pode ser como uma caixa preta de avião, que a gente só abre e compartilha depois que a nave caiu. Mas é no dia-a-dia que vamos abrindo o nosso coração um com o outro, vamos nos encontrando e reencontrando.

O amor não está isento de dificuldades. Há e haverá tempestades, dificuldades, como o desemprego, p. ex. No mundo passamos por aflições. Mas há e haverá dias bonitos, épocas de colheitas fartas, dias de bonança. Não são a miséria e o egoísmo que vencem para sempre, mas o amor que Deus nos mostrou em Jesus Cristo é a palavra definitiva para a nossa vida.

O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Que esta seja a palavra de confiança, de lembrança para cada dia que Deus concede a vocês e à família que vocês estão construindo. Assim como Deus partilha o seu amor, indo ao nosso encontro, que assim possam vocês encontrar-se e enamorar-se para sempre. Amém.

Hino: Oração pela Família, do padre Zezinho.

Que nenhuma família comece em qualquer de repente
Que nenhuma família termine por falta de amor
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente
E que nada no mundo separe um casal sonhador

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte
Que eles vivam do ontem, no hoje em função de um depois

Que marido e mulher tenham força de amar sem medida
Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão
Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão

Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos
Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho
Seja firme esperança de um céu aqui mesmo e depois

Que a família comece c termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor

Abençoa, Senhor, as famílias, amém.
Abençoa, Senhor, a minha também.

Declaração mútua: Querido casal! Vocês compareceram diante deste altar, na presença de Deus, das suas testemunhas, familiares e amigos. (As testemunhas colocam-se ao lado dos noivos, são chamadas pelos nomes.) O amor não é um sentimento anónimo, mas é compartilhado e expresso em palavras e sentimentos. Por isso me dirijo a vocês dois de forma especial e lhes pergunto:

... queres receber ... da mão de Deus como tua esposa, companheira? Sendo este o teu profundo desejo, queiras então expressar o teu sentimento pela ... com as tuas próprias palavras:
Eu ...

... queres receber ... da mão de Deus como teu esposo, companheiro? Sendo este o teu profundo desejo, queiras então expressar o teu sentimento pelo ... com as tuas próprias palavras:

Eu ...

Troca de alianças: Diante desta declaração solene de vocês, tão carinhosa de amor um para com o outro, convido-os a selar esse amor com as alianças. Essas alianças são o símbolo do amor e da fidelidade que não têm fim. (Troca de alianças.)

Bênção: Após esta declaração de amor e troca de alianças de vocês, convido-os para se ajoelharem, numa demonstração de gratidão e humildade diante de Deus. Deus concede a vocês a sua bênção. Este tem o desejo de querer o bem de vocês, para que possam assim se aperfeiçoar no amor que acabaram de selar.

Portanto, como ministro ordenado da Igreja, abençoo a união matrimonial de vocês. Que a bênção de Deus, do Pai, do Filho e do Espírito Santo, esteja com vocês e os abençoe agora e para sempre. O amor que Deus uniu seja para sempre. Amém.

Oração: Querido Deus, somos-te gratos por este dia tão especial na vida de ... Agradecemos-te pela união destas famílias que estão aqui unidas. Pedimos-te, Deus, que continues a zelar pela vida deste casal. Que juntos possam despertar dons, encontrar novas amizades, soluções para as dificuldades. Desperta o amor a cada dia, que nunca esqueçam de partilhar as alegrias e os desafios. Que tu sejas o bom pastor na vida deste casal. Pedimos-te, Deus, também por todas as famílias, pelos lares, que ali nunca faltem o diálogo, o amor, o entendimento. Nós confiamos a nossa vida ao querido Deus quando, juntos, nos unimos na oração que Jesus nos ensinou a orar.

(Pai-Nosso.)
Bênção final: O bondoso Deus, que nos tem acompanhado até aqui, guarde as vidas de vocês, abençoe as famílias e conceda-nos uma noite de muita confraternização. Vão em pá/, no amor de Jesus e na comunhão que o Espírito Santo lhes concede. Amém.


Autor(a): Werner Kiefer
Âmbito: IECLB
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 23
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1996 / Volume: 22
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Alocução
ID: 17646
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br