Cantarei a bondade e a justiça

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Salmo 101

Cantarei a bondade e a justiça; a ti, Senhor, cantarei”. (v. 1)




O que acontece por força da natureza, isso vai em frente sem problemas, mas sem lei ou até contra todas as leis. Quando, porém, a natureza não está presente e as coisas deverão ser feitas por mais de leis, tudo é mendicância e remendo, como acontece numa natureza enferma. É visto que o mundo está doente. São raros os heróis sadios, e Deus os concede a um alto preço. Não obstante, há que haver um regime governamental, para que os homens não virem feras. Por isso, as coisas no mundo, em geral, deixam a desejar e são pobres, um verdadeiro hospital, pois ambos, príncipes e senhores e todas as autoridades governamentais, carecem de sabedoria e coragem, ou seja, carecem da felicidade e das bênçãos de Deus, do mesmo modo como falta força e vigor aos doentes. Por isso, em questão de governo, tem que se remendar e emplastar, recorrer a leis e livros e ao direito, à sabedoria e ao exemplo dos heróis, até que venha o tempo em que Deus dará novamente um herói sadio ou um homem milagroso, sob cuja mão as coisas irão melhorar, que reformula a lei ou a usa de tal maneira que na terra verdejem e floresçam a paz, a disciplina, a segurança, a justiça, e haja um regime sadio; um homem que, apesar disso tudo, seja respeitado, honrado e amado em vida e louvado eternamente após sua morte. De que valem grande e alta sabedoria, coragem e opinião excelentes, cordiais e boas, quando não são os pensamentos de Deus e que Deus abençoa.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: Esperança
Cantarei a bondade e a justiça Salmo 101
Esperança Romanos 8.12-17
Uma viva esperança 1 Pedro 1.3-9
A essência da esperança Romanos 8.18-24
O cristão está num vir-a-ser Salmo 103.1-14
Crescimento Colossenses 1.9-12
Esperamos novos céus e nova terra 2 Pedro 3.8-13
A nova glória João 17.18-26

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 101
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22321
REDE DE RECURSOS
+
Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo, por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
1Pedro 1.3
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br