Celebração de Advento e Natal: A luz de Jesus dissipa a escuridão!

Liturgia

14/12/2012

CELEBRAÇÃO DE NATAL: A luz de Jesus dissipa a escuridão!

 

PREPARO ANTERIOR À CELEBRAÇÃO:

• Sugerimos distribuir convites para a celebração incluindo a possibilidade de gesto solidário para uma instituição. Acolher as doações sob o pinheirinho!

• Providenciar uma vela por pessoa com suporte decorado. (Pode ser um copinho plástico colorido ou outro enfeitado com fita mimosa e ramo de cipreste.) Embaixo do suporte fixar o texto que segue (canto e frase responsória):

Canto:

/:Em nossa escuridão, acende esta chama que não apaga não,
que não apaga não!
Em nossa escuridão, acende esta chama que não apaga não,
que não apaga não!:/

Frase responsória: Nós somos luz para o mundo! Nós somos luz para o mundo! Nós somos luz para o mundo!

• Providenciar data show para projetar imagens durante a meditação. Outra opção pode ser a utilização de presépio vivo durante a leitura dos textos bíblicos.

• Sugerimos dispor cadeiras ou bancos no formato de círculo, incluindo o altar (pinheirinho e coroa de Advento) na roda.
____________________________________________________________

1. Acolhida: “Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de “Conselheiro Maravilhoso, Deus poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Isaías 9.5).

2. Saudação trinitária

3. Canto: Advento chegou (ou Advento é tempo de preparação – HPD 308); convidar a acender as velas da coroa de Advento durante o canto.

4. Avisos

5. Oração

6. Introdução à meditação: Nesta celebração de Natal vamos ouvir e cantar os acontecimentos do primeiro Natal, meditando sobre eles!

Canto: Jubiloso, venturoso – HPD 29

- IMAGEM 1 (nascimento de Jesus)

Leitura: Lucas 2.1-7

Canto: Seu nome é maravilhoso – HPD 235

- IMAGEM 2 (notícia dos anjos aos pastores)

Leitura: Lucas 2.8-14

Canto: Ó vinde, crianças – HPD 24, estrofes 1 a 3

- IMAGEM 3 (pastores e animais na estrebaria em Belém, junto a Jesus, Maria e José)

Leitura: Lucas 2.15-20

Canto: Ó vinde, crianças – HPD 24, estrofes 4 a 6

- IMAGEM 4 (Todo o presépio, também com os sábios do Oriente)

Dirigente: Convido cada pessoa a buscar uma vela do conjunto de velas que se encontra sobre o altar (ou mesa lateral) e retornar ao seu lugar. Enquanto buscamos uma vela cantamos:

Canto: Natal é vida que nasce – HPD 312

Dirigente:

“Glória a Deus nas alturas e paz na terra a quem Deus quer bem!” Amém.

Cada um/a de nós tem consigo uma vela! A vela e as luzes são símbolos muito presentes no tempo de Advento e Natal. Utilizamos velas na decoração natalina em nossas casas e na igreja. Também enfeitamos com luzes muitos outros espaços: nossas praças estão especialmente iluminadas neste ano, atraindo olhares de crianças e adultos (prefeituras e outras instituições públicas, pátio das casas...).

A luz é símbolo de Advento e Natal, da presença de Deus entre nós, porque Jesus mesmo se identificou com a luz quando disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue terá a luz da vida e nunca andará na escuridão” (João 8.12).

Ao mesmo tempo, em meio a tantas luzes, em meio à alegria das festas de final de ano, à ansiedade pelo tempo de férias para vários de nós, à espera pela chegada de um novo ano, experimentamos, também, situações de escuridão: há pessoas queridas, de perto e de longe, e muitas outras desconhecidas que estão enfrentando a falta de saúde e a falta de atendimento médico qualificado; a imprudência no trânsito tem feito cada vez mais vítimas fatais; a violência aumenta nas ruas e continua presente em muitas casas; em nossas famílias, muitas vezes, temos experimentado conflitos entre as gerações, entre o casal, entre pais/mães e filhos/filhas; por vezes, as dificuldades econômicas tem nos sufocado.

Em nosso país e em tantos outros a escuridão ofusca a luz de Deus cada vez que recursos públicos são desviados ou que interesses particulares se sobrepõem à justiça e ao bem comum. A escuridão ofusca a luz de Deus mundo afora em todo lugar onde alguém não tem o suficiente para comer ou água potável para beber. A escuridão ofusca a luz de Deus cada vez que os direitos humanos não são respeitados. Em meio às situações de escuridão o profeta Isaías vem renovar a nossa esperança. Ele diz: “O povo que andava na escuridão viu uma forte luz, a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas.” (Isaías 9.2)

É preciso levantar os olhos da escuridão e enxergar a luz de Deus! Perceber que na história de Natal que vem a nós pelo testemunho bíblico há notícia de valor sem igual: Deus veio a nós no menino Jesus, na vulnerabilidade e na fragilidade de uma criança. Não veio para nos visitar, mas veio morar entre nós. Esse mesmo Jesus viveu entre as pessoas, morreu na cruz, foi ressuscitado e segue conosco. Ele continua sendo a nossa luz.

A luz de Jesus ilumina as nossas situações de escuridão! Ela afasta o medo e a insegurança que a escuridão provoca. Nos corações, nas casas e em todo lugar onde Jesus encontra morada a luz Jesus predomina sobre a escuridão e se experimenta ânimo para superar o que causa angústia e sofrimento; se experimentam relações de cuidado e de solidariedade!

No primeiro Natal o mundo conheceu a luz Jesus. Esse mesmo Jesus disse: “Vocês são a luz do mundo”. Ora, nós somos luz para o mundo! Nós resplandecemos a luz de Jesus iluminando e modificando situações de escuridão!

Neste sentido, vamos acender nossas velas!

(Algumas pessoas - com quem se fez combinação prévia - acendem suas velas nas velas da Coroa de Advento e levam a luz até as pessoas que se encontram em ambas as extremidades dos bancos ou até pontos estratégicos; em seguida, cada um/a acende a vela de quem está ao seu lado.)

Enquanto acendemos nossas velas cantamos o canto que se encontra fixado embaixo do suporte com a vela. (Caso se tenha optado por fazer um presépio vivo, também as pessoas do presépio podem acender suas velas neste momento!)

- IMAGEM 5 (vela acesa)

Canto:

Em nossa escuridão, acende esta chama que não apaga não,
que não apaga não!
Em nossa escuridão, acende esta chama que não apaga não,
que não apaga não!

(Escurecer o ambiente.)

Dirigente: Em meio a nossa escuridão experimentamos a luz de Jesus. Sua presença nos traz ânimo e esperança! Por isso nos alegramos, novamente, neste Natal e cantamos juntos:

Canto: Em nossa escuridão...

Dirigente: Afasta de nós, oh Deus, o egoísmo que nos torna indiferentes à angústia e à dor da outra pessoa, seja ela quem for. Ilumina-nos com tua luz e faze-nos refletir o teu jeito amoroso modificando situações de escuridão ao nosso redor, com ação e oração. Olha, especialmente, nós te pedimos, pelas pessoas que se encontram... (mencionar as pessoas da instituição em favor da qual se recolheu doações). Dizemos juntos, com convicção e disposição de servir, a frase que se encontra em nosso cartãozinho:

- IMAGEM 6 (círculo de pessoas ou pessoa com uma vela na mão)

Comunidade: Nós somos luz para o mundo! Nós somos luz para o mundo! Nós somos luz para o mundo!

Dirigente: Uma de nossas mãos permanece segurando a vela. A outra nós a estendemos para quem está ao nosso lado, formando uma corrente de luz. Assim irmanados oramos juntos, como Jesus nos ensinou:

Comunidade: Pai nosso

Dirigente: O primeiro Natal foi chamado de Noite Feliz, porque a luz de Cristo brilhou sobre judeus e não judeus, sobre homens e mulheres, sobre crianças, pessoas adultas e idosas, sobre todas as pessoas que creram nos campos e nas cidades e continua brilhando em todo o lugar onde Jesus Cristo encontra morada. Nós unimos nossas vozes as de tantas outras pessoas cristãs e cantamos: Noite Feliz!

Canto: Noite Feliz – HPD 13

7. Bênção e Envio (de mãos dadas)

(Iluminar novamente o ambiente. Apagar as velas. Lembrar que podemos levá-las para nossa casa!)

Sugerir que abracemos quem está próximo desejando abençoado tempo de Advento e Natal!

8. Surpresa para as crianças!

9. Confraternização


 

REDE DE RECURSOS
+
Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br