Cl 3.1-11 - 11º Domingo Após Pentecostes - 04.08.2013

Caderno de Cultos 2013

04/08/2013

04/08/2013 – 11º DOMINGO APÓS PENTECOSTES
Ec 1. 2, 12-14; 2. 18-23; Lc 12. 13-21; Pregação: Cl 3. 1-11
P. Gerson Kappel – Rondonópolis - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Muito bom dia (Muito boa noite)!Ouça esta palavra de Jesus, como saudação neste dia (noite): “Buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6.33). Sejam bem-vindos!

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
329 – HPD2 – Logo de manhã

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos reunidos na presença e em nome do Trino Deus, Pai, Filho, e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
123 – HPD1 – O nosso encontro vai ser

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Misericordioso Deus. Um dos grandes motivos pelos quais estamos aqui é pedir tua misericórdia, teu perdão tua paz. A Tua Palavra inclusive nos diz que é pelas tuas misericórdias que nós não somos consumidos, destruídos. Por isso, clamamos pelo teu perdão: por palavras destrutivas e maldosas; por gestos de disputa e rancor; por planos e ações que prejudicaram o nosso próximo e entristeceram a Ti. Nós clamamos: Perdoa-nos! No nome de Jesus. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Pela Palavra de Deus, podemos crer e ouvir da sua misericórdia aos de coração arrependido e humilde: “coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus” (Salmo 51. 17). Amém.

KYRIE
Clamamos também pela misericórdia de Deus, aos que de muitas formas sofrem em nosso mundo. Nós o fazemos, cantando: Tem Senhor piedade.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Agora glorificamos Àquele que sempre foi, é e será o mesmo em seu poder e amor, Jesus Cristo. Cantando: 248 – HPD1 – Ontem, hoje e para sempre.

ORAÇÃO DO DIA
Querido Deus. Obrigado pela comunhão que já podemos ter aqui. Obrigado que tu também queres nos falar neste dia. Agora que ouviremos da tua Palavra, nós queremos ser como o pequeno Samuel, que orou: Fala. O teu servo escuta! Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Eclesiastes 1. 2, 12-14; 2. 18-23
2ª Leitura Bíblica: Lucas 12. 13-21

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
85 – HPD1 – Vem, Espírito divino

PREGAÇÃO
Como era a comunidade de Colossos?

A Comunidade de Colossenses foi fundada por Epafras. Ele ouviu de Jesus Cristo e teve ensinamentos da fé cristã através de Paulo. Colossos localizava-se nas regiões da atual Turquia, na Europa. A carta aos Colossenses foi escrita por volta de 60 dC. Paulo escreveu para uma comunidade onde diversas religiões e filosofias chegavam e se misturavam. Aqui já podemos notar uma semelhança com o Brasil atual. Por isso, nosso texto tem importante mensagem para nossas vidas e igrejas! Paulo mostra aos Colossenses que em Jesus Cristo existe algo claro e único: A ressurreição. Por isso, o cristão deve viver como ressuscitado!

Leitura Bíblica: Colossenses 3. 1-11

1 – O QUE É SER RESSUSCITADO JUNTAMENTE COM JESUS?
A princípio poderia parecer que nosso texto fala sobre o depois desta vida, sobre a eternidade. Com um pouco de atenção veremos que não é isto. O texto fala de como viver aqui e agora. Por isso precisamos perguntar e responder: O que é ser ressuscitado com Jesus?

Inicialmente precisamos lembrar que só ressuscita quem morreu. É necessário morrer para ressuscitar. Jesus falou, em Mateus 16. 25: “Portanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á”. Viver por si próprio e para si próprio é viver como morto. Viver a partir de Cristo e com Cristo é salvar a vida, ou ser salvo. Quem vive assim morre para si próprio; morre para o pecado; morre para um estilo de vida sem Deus. Ao mesmo tempo nasce de novo (João 3. 3); torna-se nova criatura (2 Coríntios 5. 17); Também dirá: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2. 20). Isto é ser ressuscitado juntamente com Cristo. A Bíblia de Estudos Vida diz: “Quando Cristo foi ressuscitado, Deus considerou a ressurreição de todos os crentes com ele – os de ontem, os de hoje e os de amanhã”. Pela fé, todos os que crêem em Cristo estão incluídos na ressurreição Dele. Nossa ressurreição já é garantia, por causa da ressurreição de Jesus.

O seguinte relato é uma bela prova do que nosso texto diz: “Quando tinha apenas 16 anos de idade, cheguei à conclusão de já havia vivido muito”. A verdade era que eu havia chegado “ao fundo do poço”... Numa tarde de sábado, quando não havia ninguém em casa, encontrei o revolver que meu pai guardava e com ele fiz uma “roleta russa”, que consiste em se colocar apenas uma bala no tambor e fechá-lo, sem saber onde está à bala, colocar o revolver na cabeça e puxar o gatilho. Em questão de segundos havia feito tudo isso e na minha cabeça se ouvia apenas o eco do gatilho batendo no espaço vazio. Olhei para o tambor e verifiquei que se houvesse puxado o gatilho mais uma vez teria sido fatal.

Depois disso, cada vez mais eu vinha pensando em como dar o fim a minha vida, até que finalmente aconteceu, eu acabei morrendo. Só que, felizmente, não foi a morte que eu pensava antes, mas sim uma morte sadia, uma morte para o pecado, a fim de viver para Deus, para estar unido com Cristo Jesus.

Foi assim, como uma semente, morri para poder nascer. Talvez você também esteja na mesma situação em que me encontrava, sem paz, uma vida sem sentido, desejando até mesmo morrer. Morra mesmo, mas morra para o pecado, pois é o pecado que deixa intranqüilo, com falta de paz, vazio. Morra para o pecado e una-se a Jesus Cristo, pois “a vida que Cristo oferece o mundo não pode lhe dar, é vida no seu coração. É vida perfeita em amor, é vida aos pés do Senhor, é vida de Deus em você. É vida que nasce da morte, é vida que traz o perdão. É muito mais que uma religião, é Cristo vivendo em você”. Morrer para o pecado é viver para Deus, é ser feliz, é ter vida eterna. (O Mensageiro, 2009, p. 100).

2 – VIVA COMO UM RESSUSCITADO JUNTO COM CRISTO!
Certamente estamos com boa clareza do que é ser ressuscitado junto com Cristo. Agora recebemos uma das mensagens principais deste texto, ou seja: Viver como ressuscitados com Cristo!

A Bíblia nos relata que Cristo está no alto; relata que Jesus subiu ao céu; relata que Jesus está assentado à direita do Pai celeste. O principal em tudo isso não é o lugar, mas Jesus. Se ele estivesse no leste, deveríamos olhar para o leste e viver como ressuscitados com Ele; se estivesse no norte, deveríamos olhar para o norte e viver como ressuscitados com Ele. Se vivermos assim, já não nos dirigiremos pelo nosso egoísmo; já não seremos dirigidos pelas pressões deste mundo ou pelas seduções do diabo. Mas, seremos guiados por Cristo, pensando “nas coisas lá do alto”, buscando “as coisas lá do alto”.

2.1 – Buscando as coisas do alto em ambientes adversos.
Nem sempre o cristão encontrará ambiente receptivo às coisas lá do alto. Às vezes encontrará dificuldades para viver como um ressuscitado em Cristo. O seguinte relato quer nos alertar e animar para isso: “Recentemente, li acerca de uma mulher que se sentia muito sozinha dentro do seu local de trabalho, porque era a única cristã. Era freqüentemente ridicularizada por causa de sua fé e acusada de ser estúpida. Pensou em pedir demissão. Procurou o conselho de seu pastor. Depois de ouvir suas queixas, o pastor perguntou: Onde as pessoas costumam por lâmpadas? Nos lugares escuros, respondeu ela. Mal disse estas palavras, entendeu que sua resposta se aplicava à sua própria situação. Rapidamente reconheceu que o seu local de trabalho era realmente um lugar escuro que precisava desesperadamente de luz, por isso decidiu permanecer onde estava e se tornar uma influência ainda mais forte por Cristo. Como luzes no mundo nós os crentes em Cristo, temos o privilégio de iluminar os lugares escuros. Embora não sejamos do mundo, estamos no mundo, se, portanto, vocês encontrarem uma atmosfera especialmente difícil e ímpia, lembrem-se das palavras de Cristo: Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens para que vejam vossas boas obras e glorifiquem o vosso pai que está nos céus, (Mateus 5.6). E lembrem-se: A luz precisa ficar onde há escuridão.” (O Mensageiro, 2011, p. 32).

Sugiro aqui mais um relato. Mostra alguém que não olhou “para baixo” e para o jeito baixo de viver. Mas, olhou para o alto e procedeu como um ressuscitado em Cristo: “Um grupo de bandidos atacou um pobre colono, queimou a sua casa e levou quase tudo que ele possuía. Ele, sendo um cristão verdadeiro, construiu uma nova casa, com grande sacrifício. Dois anos mais tarde, encontrou um dos bandidos na cidade. O bandido, vendo que foi reconhecido, pediu misericórdia. O colono respondeu: ‘Não precisa temer, eu sou cristão. Meu senhor, a quem eu pertenço, ensina-me a amar e a tratar bem até os meus inimigos. Conte-me como vai você? ’ ‘Vou mal’, respondeu o bandido. ‘Estou doente, perseguido pela minha consciência, sem dinheiro, sem comida e com muitas dívidas. Não sei para onde ir’. O colono viu agora sua oportunidade de vencer o mal com o bem. Ele deu dinheiro ao bandido, para que este comprasse comida e pagasse a sua dívida. E disse-lhe mais: ‘Amanhã voltarei para levá-lo ao hospital para você recuperar a sua saúde’. O bandido temia que isso talvez fosse um plano de vingança contra ele e pensou em fugir, mas não estava em condições. No dia seguinte, o seu benfeitor veio e o tratou como um bom samaritano até que teve alta no hospital e ele foi curado do corpo e da alma.” (O Mensageiro, 2009, p. 90)
(Observação para o/a pregador/a: Pode-se escolher apenas um, dos dois relatos colocados acima.)

CONCLUSÃO
Ser ressuscitado juntamente com Cristo é primeiro morrer para si próprio, para o egoísmo e o pecado. Quando isso ocorre Cristo passa a viver em nós. A Sua ressurreição será também a nossa ressurreição. Como ressuscitados juntamente com Cristo, buscaremos as coisas do alto. Assim, glorificaremos a Deus e seremos instrumentos de benção neste mundo. Portanto, vivam assim!

HINO
414 – HPD2 – Cantar do amor

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE FÉ
Vamos lembrar e confessar publicamente o resumo da nossa fé cristã. Vamos fazê-lo com as palavras do Credo Apostólico...

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
452 – HPD2 – Senhor, eu quero amar-te


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Amado e bondoso Deus. Obrigado pelas pessoas que completam mais um ano de vida. Abençoa-as também no novo ano e que possam entregar seu caminho em tuas mãos e o mais tu farás. Também agradecemos pelas outras bênçãos que hoje podemos lembrar. Obrigado também por tua Palavra e pela alegria no louvor a Ti. Obrigado também pela comunhão, alívio dos fardos e novas forças. Também rogamos por aqueles que têm lutas árduas e difíceis, que os acompanhes e fortaleças a sua fé. Que tudo aquilo que fizermos seja buscando as coisas do alto, onde está nosso Senhor Jesus Cristo, o qual também ensinou-nos a orar: Pai nosso ...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que Deus vos abençoe, para viverdes como ressuscitados juntamente com Cristo. Assim vos acompanhe Deus o Pai, Filho e Espírito Santo! Amém.

ENVIO
Como ressuscitado e ressuscitada em Cristo, vá e compartilhe do Seu amor! Amém.

CANTO FINAL
181 – HPD1 – Viver com Jesus é cantar
 


Autor(a): P. Gerson Kappel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 11º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Colossenses / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 22744
REDE DE RECURSOS
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br