Compromisso

Existem organizações que funcionam baseadas em compromissos. Associações são exemplo disso. Os integrantes se comprometem com determinada finalidade e com isso acabam se comprometendo uns com ou outros em função dessa finalidade. Manter a integridade dessas associações é complexo.

A igreja é uma associação religiosa e sua organização acontece com base no comprometimento. “Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles”, diz o Senhor. Mateus, 18.20.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil tem como estrutura base compromissos que foram sendo assumidos desde suas primeiras comunidades. O compromisso fundamental como igreja é com o mandato de Deus. Desse compromisso decorre a missão assumida e reassumida a cada alteração da Constituição:
- propagar o Evangelho de Jesus Cristo;
- estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária;
- promover a paz, a justiça e o amor na sociedade;
- participar do testemunho do Evangelho no País e no mundo.

Todos demais compromissos, seja por função, seja por instância da IECLB, têm sua fonte nestes quatro compromissos. Compromisso que se desvia dessa fonte básica é compromisso que precisa ser revisto e redirecionado, pois promove processos de regulação e a burocracia.

Os compromissos são os elos do corpo da igreja, sua musculatura e sua rede neural. Normas e resoluções refletem legalmente esses compromissos. Políticas refletem princípios e critérios desses compromissos e planos refletem o planejamento da concretização desses compromissos. 

Na IECLB os compromissos estão definidos na Constituição e no Regimento Interno da IECLB.


 

GESTÃO
+
A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br