Comunicação e 500 anos da Reforma foram tema na Assembleia do Sínodo

26/09/2015

1
2
2_a
3
4
4_a
5
6
7
8
9
10
11
1 | 1
Ampliar

Muitos foram os momentos de celebração, formação e de decisão na 18ª Assembleia Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, realizada em Farroupilha (RS), no sábado, dia 26 de setembro de 2015. Os membros da Paróquia de Farroupilha estiveram envolvidos na organização do encontro durante vários dias, e os 168 delegados, mais convidados, foram recebidos com alegria e carinho.

A manhã teve início com a acolhida do presidente da assembleia, Gilberto Luís Müller, e apresentação da Diretoria do Conselho. Logo após, ocorreu o culto, oficiado pela pastora sinodal, Tânia Cristina Weimer, pelo pastor vice-sinodal, Robson Neu, e pela pastora de Farroupilha, Paula Naegele.

A pastora 1ª vice-presidente, Silvia Genz, fez a prédica e, a partir do texto de Isaías 65 e de Lucas 24.17 “Então Jesus perguntou: sobre o que vocês estão conversando pelo caminho?” e propôs duas “brincadeiras”: primeiro, desenhar um pé em uma folha sulfite colorida, e escrever mensagens positivas, que deveriam ser depois levadas para casa; segundo, “construir”, no chão, um caminho com pequenas pedras que as pessoas haviam recebido na entrada. “Os pés e as mensagens simbolizam a pergunta para onde e como queremos que os nossos pés nos conduzam”, disse. Já as pedras deixaram a mensagem de que podem ser jogadas e machucar alguém, em um gesto de violência, ou usadas para a sinalização de um caminho a ser percorrido. A escolha é de cada um.

Comunicação e Lutero

O secretário da Ação Comunitária da Secretaria Geral da IECLB, pastor Dr. Mauro Souza, trouxe um momento de formação, vinculando o tema do Ano 2015 – Igreja da Palavra – chamad@s – para comunicar – com os 500 anos da Reforma de Lutero, a serem comemorados em 2017.
“Como Lutero pode desencadear um movimento tão grande, com tão poucas alternativas e meios de comunicação?”, perguntou. Muito trabalho e muita persistência. Historiadores indicam que o reformador fez entre 2 mil a 2.300 prédicas ao longo de sua vida. “Lutero usou o púlpito como um dos seus principais meios de comunicação, e, com a palavra, pôs a Reforma em andamento”. Em um dos seus escritos, diz “eu nada fiz, a palavra fez tudo sozinha”.

Referindo-se aos 500 anos da Reforma, em 2017, o secretário da Ação Comunitária enfatizou que comunidades, paróquias e sínodos estão organizando diferentes atividades para comunicar a data. “O Sínodo Nordeste Gaúcho, por exemplo, vai realizar o Dia da Igreja, um dos maiores eventos na IECLB, vinculado aos 500 anos.” Também existem propostas, como gincanas, seminários, corridas, demonstrando a grande criatividade dentro da IECLB.

Relatório do sínodo

À tarde, o relatório sinodal foi apresentado pela presidente da Diretoria do Conselho Sinodal, Elisabeth Augustin Collet, pela representante do sínodo no Conselho da IECLB, Ijoni Michaelsen, pela pastora sinodal Tânia Cristina Weimer e pelo tesoureiro Werner Henrique Mützenberg. O relatório foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros.

Na sua fala, a pastora sinodal destacou alguns itens do trabalho realizado até aqui. Entre estes, os seminários de presbíteros sobre Administração e Finanças, que contaram com a participação de 268 pessoas; o encontro das coordenações sinodais, para troca de experiências e planejamento; e a formação na área da nova metodologia de avaliação, que faz parte do planejamento do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) da IECLB. A avaliação busca estimular Campos de Atividade Ministerial (CAMs), via sínodos, para que invistam em planejamento, pelo menos uma vez ao ano, com avaliação implícita, de forma permanente. A avaliação só alcança sua proposta como um todo quando realizada como parte integrante do planejamento.

Fortalecer o planejamento estratégico vinculado ao PAMI continua a ser um dos desafios do sínodo para o próximo ano. Um seminário sinodal já está marcado para o dia 24 de outubro, em Ivoti (RS), quando o pastor Leonídio Gaede vai falar sobre o tema.

Outro desafio são os preparativos para o aniversário da Reforma, em 2017. A comemoração do Dia Sinodal da Igreja, que passou de 2016 para 2017, vai ser um dos grandes eventos relacionados à data, também no calendário nacional da IECLB.

Site e fanpage

A Comunicação também esteve na pauta da Assembleia, com o lançamento da fanpage Sínodo Nordeste Gaúcho e da apresentação do novo formato do site. Este tem novo nome – Sínodo Nordeste Gaúcho – e estará no endereço www.sinodonordestegaucho.org.br até meados de outubro.

Mensagem da Assembleia

No final do encontro, os conselheiros divulgaram a seguinte mensagem às comunidades, paróquias, presbíteros, ministros e ministras:
Estivemos reunidos em Assembleia Sinodal, no dia 26 de setembro na Comunidade Evangélica de Farroupilha, RS. Fomos calorosamente acolhidos e saudados pelos representantes do Sínodo e da direção da IECLB, por autoridades civis e lideranças ecumênicas locais. Tal clima fraterno de comunhão é fruto de ações missionárias da nossa Igreja, fortemente inserida nessa região da Serra Gaúcha.

Como comunidades e suas lideranças em todos os níveis somos desafiados/as a traçar caminhos de ação solidária com quem fica á margem dos caminhos da vida digna. Nosso testemunho envolve pés, mãos, lábios, coração, pois é assim que Jesus age por meio de nós.

Estamos a caminho da comemoração dos 500 anos da Reforma, em 31/10/2017. Cabe-nos reafirmar os valores expressos por Lutero nas 95 teses. Mas podemos ousar mais. Podemos fazer mais. O amor de Deus nos constrange a isso! A sociedade brasileira o pede de nós! Quando atualmente tudo se compra e se vende, nós, Evangélicos Luteranos afirmamos e anunciamos,

“O ser humano não se vende! A natureza não se vende! A salvação não se vende!”
Comissão de Mensagens da 18ª Assembleia do Sínodo Nordeste Gaúcho
Farroupilha, 26 de setembro de 2015

COMUNICAÇÃO
+
Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br