Comunidade da Velha Central, em Blumenau (SC), comemora datas históricas

12/05/2013

100_3160
100_3141
100_3138
1 | 1
Ampliar

Uma celebração especial, dia 12 de maio, marcou os 145 anos da Comunidade da Velha Central, em Blumenau; e os 100 anos da doação do sino, da pia batismal e dos objetos da Santa Ceia, que foram doados pela Obra Gustavo Adolfo. O pastor sinodal Breno Carlos Willrich pregou baseado o livro de 2 Coríntios 4.7: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós”.

Ao dirigir-se à comunidade, Willrich desafiou que é possível ser como um sino, que convida à fé e à oração; também é possível ser como uma pia batismal, que lembra aos outros que são filhos de Deus; ou, é possível ser como um cálice, que propaga e distribui o amor de Deus. “Se cada um de nós é instrumento através do qual Deus fala, então cuidemos uns dos outros. Em cada um dos filhos e filhas de Deus há um tesouro que precisa ser compartilhado e cuidado”.

O culto, além de receber uma série de autoridades civis e eclesiásticas, bem como representantes da Obra Gustavo Adolfo e de ex-pastores que atuaram na comunidade, também contou com muito louvor, com uma exposição de fotos da história da presença luterana na região da Velha Central e com relatos de pessoas que ajudaram a construir cada dia destes quase 150 anos.

História:
A Comunidade da Igreja do Caminho começou a se formar a partir de 1868, quando os moradores do Distrito da Velha Grande e Velha Pequena se uniram para formar uma comunidade escolar. No ano de 1881, o fundador da cidade de Blumenau, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, destinou um pedaço àquela comunidade escolar. Nestas terras foram construídos, em 1931, a escola e o primeiro templo.

Anos mais tarde, em 1971, foi inaugurado o segundo templo. Também foram construídos o centro comunitário, o pátio de esportes e a casa pastoral. Em 1985, houve o desmembramento da Paróquia da Velha e em seguida constitui-se a Paróquia da Velha Central. O primeiro pastor desta nova unidade da Igreja foi Rolf Roeder, seguido do pastor Elmo Rasveiler e do pastor Dieter Jurgen Thiel. Atualmente a paróquia é formada por uma comunidade e dois pontos de pregação. Congrega 2017 membros, que são guiados espiritualmente pelo pastor Ronei Odair Ponath.
 


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 22066
COMUNICAÇÃO
+
Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br