CONFIRMAÇÃO – Eu confirmo o “sim” de meus pais e padrinhos...

01/12/2013

CONFIRMAÇÃO – Eu confirmo o “sim” de meus pais e padrinhos...

A realização de um Batismo sempre é um momento especial na vida dos cristãos e da Igreja. É um dos sacramentos marcantes na Igreja Luterana, e também em nossa IECLB.

Ele não é a chegada, a meta, e sim um ponto de partida. É um presente dado por Deus, a ser vivenciado no decorrer da vida. Pois, o Batismo nos une a Cristo. Nele somos declarados filhos/as de Deus. Nele Deus nos aceita como filhos/as, para que doravante também vivamos como tais. Martim Lutero afirma: “Vida cristã outra coisa não é que diário Batismo”.

O Batismo é iniciativa de Deus. Nele Ele se torna presente e vem aproximar-se de seus filhos/as, e aproximá-los entre si. Batismo não é conquista nossa, pois Deus fez a obra por nós, através de Cristo que morreu na cruz para a nossa salvação. Isso significa que vivemos como pessoas pecadoras, mas, ao mesmo tempo, perdoados pela graça e pela bondade de Deus. Essa bondade se torna visível no Batismo.

O Batismo é uma maneira visível do agir de Deus através da água, que Ele criou, quando é dito: “Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Deus estabelece uma aliança e celebra conosco. É a ação e o poder de Deus que se doa a nós.

Com o seu SIM no Batismo, os pais e padrinhos assumem o compromisso de ensinar através de palavras, ações e atitudes à criança batizada “o que Cristo nos tem ordenado”! Assumem o compromisso de testemunhar para que o/a batizado/a venha a vivenciar este ser filho/a de Deus, venha a confirmar a obra de Deus acontecida e aceita em fé pela família no batismo.

Nesse processo de levar o/a batizado/a ao seu próprio “sim” a Deus, a Igreja também participa, de modo especial com o Ensino Confirmatório. Não só os pais e padrinhos, mas a Igreja como um todo tem o dever de preocupar-se constantemente em ajudar os seus batizados e batizadas a assumirem o seu próprio batismo, dizendo o seu “sim” ou confirmando o “sim” de seus pais, padrinhos e madrinhas. Pois, “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será con- denado (Mc. 16.16).

O culto de confirmação quer ser a celebração de uma caminhada. O/a confirmando/a se coloca ao lado dos familiares, padrinhos, madrinhas e membros da Comunidade para confessar a sua fé em Jesus Cristo e receber a bênção de Deus. Confirmação é gratidão a Deus, pois Ele já nos aceitou em seu amor. O Batismo foi o sinal desta aceitação. E o mesmo Deus, em sua graça, nos confirma e envia para viver e testemunhar a fé em Jesus Cristo.


P. em. Anildo Wilbert - Florianópolis/SC


Oração
Amado Deus! Por teu grande amor tu nos aceitaste no Batismo como filhos e filhas. Dá que nosso viver seja um “batismo diário” e também uma confirmação diária também de nossa parte, isto é: um receber o teu amor e tua aceitação, e um confirmar de nossa parte ao teu chamado. Amém


Voltar para índice Anuário Evangélico 2014
 


Autor(a): Anildo Wilbert
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2014 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32361
REDE DE RECURSOS
+
Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br