Efésios 5.15-20

Auxílio Homilético

18/08/1991

Prédica: Efésios 5.15-20
Leituras: Provérbios 9.1-6,10 e João 6.51-58
Autor: Walter Hoppe
Data Litúrgica: 13º. Domingo após Pentecostes
Data da Pregação: 18/08/1991
Proclamar Libertação - Volume: XVI


1. Introdução geral

A Carta aos Efésios é uma carta sem destinatário. Também seu redator é desconhecido. Trata-se, provavelmente, de uma encíclica destinada a diversas comunidades. Sua redação é colocada entre os anos 80 e 100 d.C.

Fora o título e a conclusão, a carta pode ser dividida em duas partes: 1.3-3.21, que trata do mistério da vocação dos gentios, e 4.1-6.20, que são advertências conclusivas. A parênese inicia com um convite à unidade no amor e na fé com todas as riquezas dos dons da graça que estão atuando na comunidade (4.1-16). Logo de¬pois adverte os leitores para que abandonem o estilo de vida pagã (4.17-24) e passem a testemunhar o estilo de vida cristã em todas as áreas (4.25-5.21) e camadas sociais (5.22-6.9).

Os leitores da carta provavelmente eram cristãos gentios, que em Cristo pertencem ao povo de Deus. Ë necessário, quando pertencemos ao corpo de Cristo, que sejamos dignos dele. A carta se refere a uma crise geral no cristianismo gentio pós-paulino. Os cristãos então esqueceram que a Igreja gentílica inclui o passado judeu. É, pois, neste contexto que se deve procurar entender o texto.

2. Observações sobre o texto

Na antiga série de perícopes o texto para o 13° domingo após Pentecostes era delimitado de outra forma. Fazia parte da perícope o v. 21. Efésios 5.15-20 é formado por um apanhado de advertências de construção bastante solta, sem muita ligação com o que o antecede e o que vem depois. A perícope pode ser dividida da seguinte forma: w. 15-17, determinados pelas palavras andai como sábios, e os vv. 18-20, determinados pelas palavras enchei-vos de espírito.

Comblin comenta a perícope a partir do título: a vida comunitária. Trata-se de um chamado para a vida autêntica de fé. Os cristãos são chamados a uma vida separada do mundo. Distância do mundo, no entanto, não significa negação cio mundo, mas vida em sabedoria perguntando pela vontade de Deus. Esta vida não deve ser vida de néscio, insensato, de embriagues ou sem prazer, mas é prazerosa pela presença do Espírito. À vida do cristão deve ser vida atenta, vida de imitação (Ef 5.1) e procura por entender a vontade de Deus. O caminhar do cristão deve ser um caminhar sábio e por isso atento. Este andar sábio se relaciona com o tempo, tempo de graça, mesmo que os dias sejam maus. Mal é tudo que não está em Deus, e o cristão através de Jesus é participante do novo tempo ao qual deve estar atento. Por isso deve aproveitar para agir, aproveitando as oportunidades para tornar o tempo de Deus.

Somos chamados a conhecer a vontade de Deus. Este é o primeiro ponto culminante do texto, v. 17. Conhecer a vontade de Deus deve ser a vida do cristão. Entender não é logo praticar, entender tem a ver com a arte de deixar falar, ouvir e aprender. O texto, assim, nos chama à oração, ao estudo da Palavra, bem como à vida comunitária. O cristão não é alguém pronto, alguém que sabe qual é a vontade de Deus, como se esta estivesse fixa a mandamentos, leis e regras. O cristão é alguém disposto a ouvir de novo, iniciar de outra forma, fazer coisas novas. É a partir disso que deve ser entendido o deixar-se encher do espírito, segundo ponto culminante do texto, v. 18. O deixar-se encher do espírito está em contraposição ao embriagar-se com vinho. O embriagar-se com vinho é algo comum da vida prazerosa do pagão. Para o cristão, no entanto, não é oferecida uma vida sem prazeres; ele os tem através do Espírito Santo nas celebrações da comunidade. Esta vida de preenchimento com o espírito não é vida solitária voltada apenas para Deus, mas voltada ao próximo e manifestada no falar e cantar (v. 19). É vida que culmina no agradecer a Deus do qual somos filhos através da obra de seu filho Jesus.

3. Indicações para a prédica

Considerando a prédica, é importante dar uma breve olhada nos outros dois textos previstos para a leitura: Provérbios 9.1-6,10 trata da vida com sabedoria, de como alcançá-la. Chama-nos ao temor ao Senhor e seu conhecimento. Há, pois, no conhecer ao Senhor um elo de ligação com o entender a vontade de Deus de Efésios 5.15-20. Assim também a vida com sabedoria vincula-se com o andar como sábios. João 6.51-58 também trata da vida, de como obtê-la. Nós a obtemos através de Cristo Jesus. Não uma vida limitada aos nossos dias, dias maus, mas no tempo que é do Senhor.

Neste sentido vejo que os dois textos da leitura enriquecem o previsto para a prédica. Podem auxiliar no desenvolvimento do aspecto da vida autêntica de fé e como encontrá-la.

O texto pode ser desenvolvido de forma muito bela para dentro da vida diária de cada cristão, chamando a uma vida de comprometimento com Deus e com o próximo, a um andar como sábios, a uma vida que procura entender a vontade de Deus, bem como se encher de espírito.

As palavras deixar-se encher pelo espírito e embriagar-se com vinho já são, ao meu ver, assunto suficiente para uma prédica. Penso aqui no grande número de alcoólatras que temos em nossas comunidades. Neste contexto pode-se também desenvolver que o encher-se do Espírito tem a ver com entender a vontade de Deus, andar como sábios, falar e cantar e não com loucuras carismáticas.

Westermann propõe não fazer a pregação sobre o texto em si, mas sobre as advertências. Ele sugere dois caminhos:

a) falar a partir do sentido escatológico do v. 16, o tempo é bom, mesmo que nossos dias sejam maus. A vinda de Cristo é visível para o escritor de Efésios.

b) No v. 15 se fala de nossa vida e no v. 16 de nosso tempo. Foram-nos dados vida e tempo. O tempo deve ser aproveitado. Falar e anunciar a vida que nós temos e o tempo que nos foi confiado. Ambos são desafios para fazer desta graça algo importante para a comunidade. A vida que temos não é visível e nem pública. Como podemos aproveitar o tempo que nos foi dado? No que consiste o andar com sabedoria? Consiste no andar despertos e atentos à vontade de Deus. O cristão passo a passo deve prestar atenção ao que o Senhor quer dele naquele momento.

4. Auxílios litúrgicos

1) Confissão: Todo-poderoso Deus, aqui estamos nós teus filhos povo que tu separaste como teu, para apresentar-te nossas vidas, confessar-te e ouvir de ti. Tu nos separaste para ti e nos enviaste para dentro deste mundo para confessar teu nome e anunciar tua vontade. Nós nem sequer procuramos conhecer esta tua vontade Carecemos de perdão e de motivação para a vida para a qual tu nos chamaste. Dá nos esperança que vem de ti. Tem piedade, Senhor, de nós pecadores.

2) Coleta: Senhor, Deus único. Nós te pedimos, guarda-nos em teu caminho. Dá-nos a conhecer tua vontade. Faze-nos andar como sábios e enche-nos de teu Espírito para que nossa vida seja de louvor e gratidão a ti. Ouve-nos através de teu Filho Jesus e através do Espírito Santo, que, juntamente contigo, nos sustentam na vida. Amém.

3) Geral: Senhor, tu chamaste a terra e o céu do nada. Tu permitiste que teu Filho Jesus se tornasse humano. Nele nos aceitaste e chamaste para uma nova vida pelo Espírito Santo. Nós te agradecemos, Senhor, por tua palavra, pela qual hoje fomos confrontados com nossa vida e perguntados até onde vivemos uma vida de procura, uma vida que tenta entender e conhecer a tua vontade. Nós te agradecemos por não nos destruíres, se vivemos desta forma, se não temos esperança. Agradecemos pela força e vida que tu continuas nos presenteando. Se nós já não te vimos, tu vens e nos permites sentir tua presença, como nunca. Transforma nossos corações endurecidos para que através de teu amor caminhemos em direção dos doentes e entristecidos de nosso mundo. Pedimos-te pelos responsáveis por nosso país. Dá-lhes o reconhecimento da tua sabedoria. Não nos deixes esquecer a ti e nem que sejamos apenas ouvintes, mas que lembremos que tu nos pedes a vida segundo lua palavra. Senhor, nós nos entregamos a ti, guarda-nos e guia-nos por teu caminho.

5. Bibliografia

CONZELMANN, Hans. Der Brief an die Epheser. In: NTD Band 8, Vandenhoeck & Ruprecht in Göttingen.
COMBLIN, José. Epístola aos Efésios. Comentário Bíblico-NT. Metodista, Sinodal, Vozes. São Paulo, São Leopoldo, Petrópolis.
KÜMMEL, Werner Georg. Introdução ao Novo Testamento. Paulinas. São Paulo. LUTERO, Martin. Solo por fé. Concórdia, Sinodal. Porto Alegre, São Leopoldo. PISKE, Meinrad. 20. Domingo após Trindade — Ef 5.15-21. In: Proclamar Libertação V. Ed. Sinodal. São Leopoldo.
WESTERMANN, Claus. Epheser 5.15-21. In: Herr, tue meine Lippen auf 2. Emil Müller Verlag. Wuppertal-Barmen.


Autor(a): Walter Hoppe
Âmbito: IECLB
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 13º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Efésios / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 15 / Versículo Final: 20
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1990 / Volume: 16
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Auxílio homilético
ID: 13889
REDE DE RECURSOS
+
Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br