Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos

01/12/2011

CREIO NO ESPÍRITO SANTO, NA SANTA IGREJA CRISTÃ, A COMUNHÃO DOS SANTOS.

Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. (Jo 14.26).

Martin Lutero intitula o terceiro artigo do Credo Apostólico: Da Santificação. Somente o Espírito de Deus se chama Espírito Santo, que nos santificou e ainda nos santifica. O termo Espírito Santo - em hebraico Ruah, um substantivo feminino - que descreve a atuação de Deus na vida e na história. Jesus prometeu a seus discípulos que não os deixaria sós, que rogaria ao Pai e ele lhes enviaria outro Consolador. E esta promessa se cumpriu em Pentecostes.

Lutero, no Catecismo Maior, afirma: Porque nem tu nem eu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o Espírito não no-lo oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do evangelho. A obra foi feita e está completada; pois Cristo nos obteve e conquistou o tesouro por sua paixão, morte, ressurreição, etc. (...) Ora, para  que esse tesouro não ficasse sepulto, mas fosse aplicado e fruído, Deus enviou e fez proclamar a palavra, e nela nos deu o Espírito Santo, a fim de fazer-nos ver tal tesouro e redenção e torná-lo propriedade nossa.(...) Se perguntarem: Que queres dizer com as palavras 'Creio no Espírito Santo'? Podes responder: 'Creio que o Espírito Santo me santifica, como o seu nome indica'. Pois onde não se prega de Cristo, aí não há Espírito Santo, que cria, chama e congrega a igreja cristã, fora da qual ninguém pode vir ao Cristo Senhor.

O Credo também chama a santa igreja cristã de communio sanctorum . Para o reformador: santa igreja cristã e comunhão dos santos e santas significa a mesma coisa. Ela é formada por pessoas que se reconhecem como simultaneamente justas e pecadoras, necessitadas do perdão gracioso de Deus. A santa igreja cristã é a comunhão dos santos e das santas. Mas é através da pregação da Palavra, da celebração do Batismo e da Ceia do Senhor que o Espírito Santo atua, reunindo pessoas cristãs em diferentes contextos, impulsionando-as a proclamarem e viverem a fé que atua pelo amor.

Pa. Dra. Claudete Beise Ulrich - Pastora em intercâmbio em Wunstolf - Alemanha


Oração: Querido Deus, fonte da vida, ajuda-nos a confessar o Credo Apostólico com a cabeça erguida. Ajuda-nos a crer na força e na atuação do Espírito Santo. Reúne-nos como pessoas santas e pecadoras, ávidas por teu perdão gracioso, na santa igreja, na assembleia cristã. Ajuda-nos a despertar e a sentir como é gostosa e necessária a comunhão dos santos e das santas. Ela nos fortalece para, no cotidiano da vida proclamarmos e vivermos o teu amor. Amém.


Voltar para índice Anuário Evangélico 2012


 


Autor(a): Claudete Beise Ulrich
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2012 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2011
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 31819
REDE DE RECURSOS
+
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br