Despertai, pois Deus vos chama!

Comentário e reflexão

29/05/2014

HPD 182 – Despertai, pois Deus vos chama!

Letra: Wilhelm Erasmus Arends (1714)

Melodia: “Acordai! A sentinela...” cf. Hans Sachs, 1513; Philipp Nikolai, 1599

Textos bíblicos: I.Coríntios 16.13; Efésios 6.10-17; II.Timóteo 2.3-5; I.Pedro 5.10; II.Pedro 1.10.

No »Neue geistreiche Gesangbuch«, editado por Freylinghausen em Halle, 1704, na divisão “Da luta espiritual e a vitória” foi publicado pela primeira vez o hino de Wilhelm Erasmus Arends (1677-1721) “Rüstet euch, ihr Christenleute...” (EG nº 181) = HPD nº 182 “Despertai, pois Deus vos chama”. A base bíblica deste hino é Efésios 6,10-17.

Fonte: Wolfgang Herbst: Liederkunde zum evangelischen Gesangbuch Rüstet euch, ihr Christenleute.

Em nosso hinário HPD este hino se encontra na secção de “Santificação, Discipulado, Serviço”. Melhor teria sido classifica-lo entre os hinos de “Missão e Evangelização”, pois quer despertar os cristãos do sono espiritual e chama-los a assumirem a tarefa de soldados de Jesus Cristo.

Ao convidar “Erguei a espada do Senhor” (1ª estrofe) o autor não pretende incentivar ao militarismo; mas baseado em Efésios 6.17 “a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus” ele convoca os cristãos para lutarem pela causa de Cristo. Ele não pede por sombra e água fresca, mas pelo incentivo do fogo do Espírito Santo, pois esse, com a boa nova da palavra poderosa, pode inflamar os corações. O final da 1ª estrofe é para animar aqueles que pensam, ou até dizem: Isto não é para mim. Eu não sei anunciar a Palavra de Deus. – O autor do hino responde: Ninguém precisa ter medo ou vergonha, pois a fé é como um bom escudo protetor. E além disso convém lembrar sempre: nós lutamos ao lado daquele que é vencedor - Jesus Cristo.

A 2ª estrofe cita alguns impedimentos na luta: paixões, tentações, adversidades na vida, falta de força física. Mas também lembra que nós temos Jesus por guia, o qual nos acompanha com graça e paz. No meio de todas as dificuldades convém recordar: “Erguei o vosso olhar às alturas!” A ligação com Deus nunca deve ser interrompida. Aquele quem confessamos como o Todo-Poderoso consegue socorrer e fortalecer. Portanto – ânimo! Coragem! Vamos em frente!

Porém, o autor não esqueceu que muitos servos de Deus já passaram por martírio e morte. O próprio Jesus entregou sua vida na cruz, e antes de morrer avisou aos seus amigos: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz, e siga-me” (Mateus 16.24). E aos cansados e sobrecarregados ele disse: “Tomai sobre vós o meu jugo... o meu jugo é suave e o meu fardo é leve,” (Mateus 11.30). O autor sabe que “a vida é breve!” (3ª estrofe), mas igualmente sabe que após da morte haverá ressurreição e vida eterna. Aqui vale “Tomai a cruz”. No outro lado “Louvor a Deus”.

Em Efésios 6.18 o apóstolo Paulo conta entre as peças da armadura do cristão ainda oração e súplica. Arends, o autor do hino “Despertai, pois Deus vos chama!” termina sua composição na 4ª estrofe com uma oração. Ali pedimos de Jesus Cristo a força para uma vida nova e agradável a Deus. Rogamos por conforto e orientação através da Palavra bíblica, fé e ardor, dedicação e amor, consolo e amparo em todas as situações da vida. Em resumo: Ajuda-nos a sermos fiéis até a morte. (Apoc.2.10).
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 182. Despertai, pois Deus vos chama
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 28314
REDE DE RECURSOS
+
Fé significa confiar e construir sobre a misericórdia de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br