Deus é fiel - 1 João 1.8-9

01/12/2014

DEUS É FIEL. (1 João 1.8-9) – O assunto da Confissão de Pecados é tema central em toda a Escritura Sagrada. E o texto de 1 João 1.8-9 talvez seja um dos mais esclarecedores neste assunto. O versículo 8 faz a abordagem da negação do pecado. Por este caminho não existe saída, uma vez que todo ser humano é pecador, conforme Romanos 3.23. Enganamo-nos a nós mesmos e somos mentirosos quando insistimos na negação de nossos pecados. Por outro lado, no versículo 9 a abordagem é positiva, ou seja, quando reconhecemos e confessamos os mesmos.

Daí o texto indica três boas consequências: a primeira é que constatamos que Deus é fiel e justo. Lutero explicou isto assim: “Deus é fiel e se atém às promessas de que deseja perdoar os pecados por causa de Cristo, e é justo, porque dá a cada um o seu e presenteia ao que confessa os pecados e ao que crê na justiça obtida com a morte de Cristo, e, assim, também o torna justo.” (Obras Selecionadas, 11,459). A segunda é que ele vai perdoar os nossos pecados e a terceira é que Deus vai nos purificar de toda injustiça, ou “nos limpará de toda maldade” (Linguagem de Hoje).

No entanto, mesmo sabedores desta fidelidade de Deus em nos perdoar e nos tornar justos, parece que relutamos em reconhecer os nossos erros e pecados. Isso é muito comum quando alguém é flagrado em algo errado. Geralmente a pessoa logo quer se defender através das justificativas. E as justificativas envenenam a confissão.

Ao invés disso, deveríamos seguir os exemplos do Apóstolo Paulo e de Lutero. Talvez, justamente porque eles sabiam o valor da confissão de pecados, ambos estão entre os homens que Deus mais usou como instrumentos para a propagação do Evangelho. Paulo disse: “... Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” (1 Timóteo 1.15) e Lutero, quando alguns de seus seguidores foram chamados de “Luteranos”, se opôs a isso argumentando que ele não era mais do que um “pobre e fedorento saco de vermes” (Portal Luteranos).

Pastor Ms. Carlos Heinz Eberle


Oração:

Agradecemos-te Senhor Deus que não precisamos mais “pagar” pelos nossos pecados. Jesus o fez, por nós, na cruz. Ajuda-nos a reconhecê-los e confessá-los diariamente. Isto certamente nos dá a possibilidade de experimentar mais e mais a tua fidelidade, a restauração constante do nosso ser e o fortalecimento da nossa fé. Amém.


Voltar para índice Anuário Evangélico 2015


Autor(a): Carlos Heinz Eberle
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: João I / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 8 / Versículo Final: 9
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2015 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 35006
REDE DE RECURSOS
+
Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter.
Provérbios 1.8-9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br