Deus nos sonhou plurais

XV Assembleia Geral Ordinária do Conic é realizada em Brasília/DF

09/04/2015

Conselho Curador e XV Assembleia Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) 09-11-04-2015_01
Conselho Curador e XV Assembleia Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) 09-11-04-2015_02
Conselho Curador e XV Assembleia Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) 09-11-04-2015_03
1 | 1
Ampliar

A Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) foi realizada nos dias 9 e 10 de abril de 2015, no Centro Cultural de Brasília/DF. Entre os participantes estavam membros da Diretoria, Delegados das Igrejas-membro, além de representantes dos membros fraternos, regionais e de entidades parceiras.

A partir da afirmação ‘Deus nos sonhou plurais’, tema da Assembleia (apoiado pelo lema ‘Dá-me um pouco de tua água’ - Jo 4.7, em alusão à Semana de Oração), o Professor Ivo Lesbaupin ele traçou desafios que podem ser abraçados pelas Igrejas cristãs no Brasil. Quais as Igrejas que abraçaram a campanha da Reforma Política? É preciso se engajar! Desafio que o movimento ecumênico se una e não fique intimidado diante de uma bancada religiosa que está ameaçando os direitos humanos, afirmou. Ivo aproveitou para fazer um panorama geral acerca dos Governos brasileiros, as suas formas de atuação, prós e contras, e qual cenário espera o brasileiro daqui por diante, sempre frisando o protagonismo que as Igrejas e o movimento ecumênico podem exercer.

O evento também foi oportunidade para a apresentação dos relatórios de gestão e para a eleição da nova Diretoria. Assume a Presidência o Bispo anglicano Flávio Augusto Borges Irala (IEAB), a primeira Vice-Presidência ficou com o Pastor Inácio Lemke (Pastor 2º Vice Presidente da IECLB) e a segunda Vice-Presidência será assumida pela ortodoxa Zulmira Inês Lourena Gomes da Costa (ISOA). A Secretaria ficou com o Presbítero Daniel Amaral (IPU) e a Tesouraria estará a cargo de Dom Teodoro Mendes Tavares (ICAR). No Conselho Fiscal, os titulares são a Reverenda Magda Guedes Pereira (IEAB Clai/Brasil), Sandra Márcia dos Santos (ICAR) e o Pastor Marcos Ebeling (IECLB), que têm como suplentes o Padre Cristiano Lopes da Silva (ISOA), a Reverenda Sônia Gomes Mota (IPU) e a Teóloga Cecília Bernadete Franco (ICAR).

A Assembleia ainda ofereceu espaço para serem apresentados e debatidos os documentos elaborados pela Comissão Teológica.
Na Mensagem final do encontro, o Conic afirma que, em seus 33 anos de história, procura realizar a sua missão incentivando as Igrejas membro a fortalecerem a sua missão de forma profética e ecumênica, busca contribuir para que as Igrejas proclamem a Boa Nova a todas as pessoas, sem distinção de gênero, orientação sexual, etnia, religião e classe social e propõe que as Igrejas do Conic se posicionem, corajosa e profeticamente, contra qualquer radicalismo estreito e desagregador que contradiz o projeto do Reino de Deus, que é de comunhão, justiça, paz e solidariedade.

Frente a realidades que desafiam e dificultam a vivência do Reino de Deus, o Conic recomenda que as Igrejas privilegiem em suas agendas as seguintes ações: (a) a defesa dos Direitos Humanos para todas as pessoas, (b) a promoção de ações de economia solidária que diminuem o agravamento da desigualdade social, (c) a denúncia de todo o tipo de violência social, cultural, econômica e religiosa, (c) a atuação em defesa de um Estado laico, contra qualquer tipo de teocracia, (d) o fortalecimento das iniciativas de dialogo ecumênico e inter-religioso, (e) o engajamento efetivo na Campanha da Reforma Politica, (f) a proposição de uma campanha para auditoria da Dívida Pública Brasileira e (g) a defesa da infância e da juventude em seus direitos abordados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), opondo-se à proposta da redução da maioridade penal.

“Manifestamos a nossa solidariedade para com as pessoas, as organizações, as Igrejas e as religiões que buscam construir uma cultura de paz, de diálogo e de cooperação entre as diferenças, celebrando em nosso meio o Reino da partilha e da comunhão, que realiza o plano de Deus para toda a humanidade”, diz a Mensagem.


Autor(a): Comunicação IECLB
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
ID: 33162
COMUNICAÇÃO
+
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br