Mensagem aos Ministros e às Ministras das IECLB

Dia do Pastor e da Pastora

10/06/2014

Estimados irmãos e estimadas irmãs de caminhada ministerial!

Neste último final de semana, celebramos Pentecostes!

Tive a alegria de poder celebrar Pentecostes junto com os irmãos e as irmãs das Paróquias de Teutônia/RS.

Movidos pelo Espirito Santo, testemunhamos a nossa fé, a nossa confiança e o nosso compromisso com o Cristo ressurreto! Ele é o fundamento da nossa esperança e também motivação a nos engajarmos para buscar a paz da cidade, apesar das cruzes e em meio às cruzes que ainda hoje se erguem. Nesta perspectiva, não existe Pentecostes sem cruz. Por que cremos no Cristo crucificado e ressurreto, não renunciamos à esperança nem nos conformamos com o mal. Ao contrário, apostamos em valores como: civilidade, paz, justiça, democracia, cuidado, liberdade, diversidade, presença, diaconia, ecumenismo, fé, vínculo, harmonia, gratidão, respeito, esperança, diálogo e partilha.

Passado o domingo de Pentecostes, estamos diante do Dia do Pastor e Pastora, 10 de junho. Como não conseguimos ainda definir o dia dos outros Ministérios, incluo nesta mensagem Catequistas, Diácon@s, Diaconisas e Missionári@s.

Reli o texto do Evangelho de João, previsto para a prédica do último domingo. Quero convidar você a fazer o mesmo. Li e ouvi o texto como palavras de Jesus dirigidas a mim enquanto Ministro na IECLB.

19 Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 20 E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor. 21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. 22 E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. (João 20.19-22)

Entre medo e sopro que alenta e empurra, é possível dizer que a nossa vida é vivida entre esses dois balizadores. Sim, há muitas razões para o medo. Nós as conhecemos. Como pessoa, como pessoa cristã, também como Ministr@ Ordenad@. Ainda assim, não ficamos atrás da porta trancada. Se eu reviso a minha caminhada enquanto Pastor da IECLB, quantos sinais e passagens consigo recordar e reconhecer: ali o Espírito Santo esteve, soprou, alentou, encorajou, carregou.

Experimento a vida entre aquelas duas balizas também hoje, como Pastor Presidente da IECLB. O certo é que a cada novo amanhecer encontro razões suficientes para sentir-me carregado pelo Espírito, que concede paz, que almeja a paz, que é, em última análise, a nossa paz; que nos encoraja, anima e inspira no que nos cabe como Ministros e Ministras a serviço do Senhor da Igreja.

Rogo ao Deus da vida para que vocês, Pastor, Pastora, Catequista, Diácono, Diácona, Diaconisa, Missionária, Missionário - Ministros e Ministras da IECLB - sintam, a cada novo dia, em meio aos medos e às alegrias no Ministério que abraçamos, a brisa reconfortadora e encorajadora do Santo Espírito!

 

Fraternalmente,

P. Nestor Paulo Friedrich

Pastor Presidente da IECLB


Autor(a): Presidência da IECLB
Âmbito: IECLB
Área: Ministério / Nível: Ministério com Ordenação / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Manifestação oficial
ID: 28498
REDE DE RECURSOS
+
Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br