Dia jubiloso, triunfal, ditoso

Comentário e Reflexão

27/11/2014

HPD nº 83 – Dia jubiloso, triunfal, ditoso

Letra: Benjamin Schmolck 1714

Melodia: Christian Friedrich Witt 1715

Textos bíblicos: Salmo 118.27

Benjamim Schmolck criou estes versos baseado numa oração que ele achou em Cubas' Gebetbuch editado pelo pregador Bernhard Albrecht (1569-1636) de Augsburgo. Essa oração se baseia na antiga antífona pentecostal Veni creator spiritus que, por sua vez, tem como base bíblica o Salmo 118.24-29: Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele...”.

Na maioria dos hinários este hino vem sendo classificado entre os hinos de Pentecostes. Isto naturalmente não significa que estes versos poderiam ser cantados somente no dia de Pentecostes. Em qualquer época do ano eclesiástico podemos pedir pela dádiva do Espírito Santo. No início de qualquer culto é salutar invocar a presença do Espírito de Deus.

O original alemão “Schmückt das Fest mit Maien” (enfeitem a festa com ramos verdes) conta com 8 estrofes. Foi publicado pela primeira vez no ano 1715 em Gotha, na coleção SALMODIA SACRA, editado por Christian Friedrich Witt.

 A melodia, que consta no nosso HPD, não é de Nikolaus Hermann, mas, sim, de Christian Friedrich Witt, o editor de SALMODIA SACRA. Vários outros hinários sugerem para este hino varias outras melodias. Por exemplo, no “Hinário da IECLB” de 1964, sob nº 84, consta a melodia do hino “Jesu meine Freude” (Ó minh’alegria, Salvador e guia... HPD 208) , cujo autor é Johann Crüger, (1653).

http://books.google.com.br/books?
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 83. Dia jubiloso, triunfal
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 30955
REDE DE RECURSOS
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br