Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de junho de 2016

26/06/2016

Dia Mundial de Oração pela Diaconia 

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de junho de 2016

Acolhida: Como é bom estarem reunidos os filhos e as filhas de Deus. Sintam-se acolhidos e acolhidas, neste momento de meditação, no dia mundial de oração pela Diaconia.

Canto: HPD 2, nº 456 - Deus é meu amparo.

Saudação: Comecemos em nome do Trino Deus, nosso Criador, Salvador e Mantenedor na Palavra, Fé e vida. Amém.
Lembramos o Dia Nacional de Conscientização da Violência Contra a pessoa Idosa (15/06), Dia Mundial da Pessoa Refugiada (20/06), Dia do Migrante (25/06) e Dia da Confissão de Augsburgo (25/06/1530).

Sobre fé ativa na diaconia, a Confissão de Augsburgo, no artigo 20, escreve que: “Os nossos pregadores e teólogos, nos seus escritos sobre os Dez Mandamentos e em outros de conteúdo semelhante, atestam que tem ensinado, proveitosamente, sobre os gêneros e deveres da vida, indicando que formas de vida e obras, em qualquer vocação, agradam a Deus”.

Oração: Deus, cuida do nosso jeito de ouvir, perceber e viver a tua Palavra. Precisamos dos teus cuidados para a nossa vida cristã, na fé e nas obras do amor. Concede-nos encontrar “os pequeninos irmãos e as pequeninas irmãs” de Jesus Cristo e, nelas, te servir. Agora, vem e fica conosco. Em nome de Jesus Cristo que Contigo e com o Espírito Santo vive e governa agora e sempre. Amém.

Leitura do Salmo 141.1-10: SENHOR, a ti clamo, escuta-me. Inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar. Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca. Guarda a porta dos meus lábios. Não inclines o meu coração a coisas más, a praticar obras más, com aqueles que praticam a iniquidade. E eu não coma das suas delícias. Fira-me o justo, será isso uma benignidade. E repreenda-me, será um excelente óleo, que não me quebrará a cabeça. Pois a minha oração, também, ainda continuará nas suas próprias calamidades. Quando os seus juízes forem derrubados pelos lados da rocha, ouvirão as minhas palavras, pois são agradáveis. Os nossos ossos são espalhados à boca da sepultura como se alguém fendera e partira lenha na terra. Mas os meus olhos te contemplam, ó DEUS, o Senhor. Em ti confio. Não desnudes a minha alma. Guarda-me dos laços que me armaram. E dos laços corrediços dos que praticam a iniquidade. Caiam os ímpios nas suas próprias redes, até que eu tenha escapado inteiramente.

Canto: HPD 2, n° 444 - Peregrinos

Oração de agradecimento e intercessão: Deus, com muita gratidão chegamos à tua presença, em oração. Somos gratos e gratas pela Palavra e pela comunhão contigo e com teu povo. Somos gratos e gratas por todas as pessoas idosas. Elas cuidaram de nós, nos educaram, ensinaram o caminho da vida e da fé. Como vasos de barro, elas carregaram, desde os tempos antigos, aos nossos dias, o tesouro precioso que é a tua Palavra, e a entregaram em nossas mãos. Agradecemos, também, pelos cuidados que tu tens com as pessoas migrantes.

Deus, lembramos da violência contra pessoas idosas. Por isso, muitas pessoas sofrem as dores deste mundo: desesperança, tristeza, amargura, ingratidão. São dores no corpo e na alma.

Deus, migrantes estão fugindo da violência e lutando pela sobrevivência. São atingidos por guerras, por terrorismos, por fundamentalismos, por desastres ambientes, como terremotos, secas ou enchentes. Muitas vezes, em vez de solidariedade, encontram a frieza, a discriminação e a indiferença das pessoas para onde se refugiam para não serem mortos. Em nossa época, são milhões de pessoas que vivem nesta situação.
Deus, as pessoas idosas, as pessoas migrantes e refugiadas e demais pessoas em situação de vulnerabilidade só querem viver com dignidade. Não permita nossa indiferença. Dá-nos vigor, amor, criatividade e entusiasmo para o agir. Pedimos que tua Igreja e teu povo, em todo mundo, seja gesto persistente da prática do amor junto às pessoas oprimidas e sofredoras. Concede-nos a tua presença inquietante e consoladora na luta por paz e justiça. Amém.

Canto: HPD 2, nº 378 Abençoe-vos o Deus

Bênção: Deus nos abençoe e nos guarde. Que Deus faça resplandecer o seu rosto sobre nós. Que Ele levante sobre nós a sua face e dê a sua paz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Vamos em paz e sirvamos ao Senhor com os dons que ele nos deu por amor e bondade. Amém

P. Teobaldo Witter
Cuiabá, MT


Autor(a): Teobaldo Witter
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 38814
REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br