Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de dezembro de 2016

21/12/2016

 

Dia Mundial de Oração pela Diaconia


O dia 26 de cada mês é o dia mundial de oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de dezembro de 2016

Acolhida

Deus se colocou em nosso meio. Veio habitar entre nós e nos ensinar a viver. Bem vindo e bem vinda! Saúdo vocês com a palavra do Evangelista João 16: “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

A esse Deus de amor queremos louvar cantando:

Hino: HPD I - 17

Saudação

Iniciamos este momento de encontro, na certeza da presença do Trino Deus: Pai - que prepara com carinho os corações para receber seu filho Jesus como Salvador; Filho – que se fez criança nascida em pobreza para nos libertar; Espírito Santo – que nos enche de paz que vem do alto. Amém.

Oração

Deus, agradecemos que montaste a tua tenda em nosso meio ficando tão próximo de nós. Cremos no Verbo que se fez carne e habitou entre nós, esvaziando-se a si mesmo. Pedimos Deus, que estejas sempre em nosso meio para nos indicar o caminho a seguir. Que o menino que nasceu em Belém a mais de dois mil anos, possa nascer em nosso coração e permanecer em nossa vida a cada dia. Ao teu amor, à tua fidelidade nos entregamos, pois por ele somos guiados/as, guardados/as e fortalecidos/as na fé. Por Jesus Cristo, que veio para nos salvar, que contigo reina e com o Espírito Santo. Amém!

Leitura Salmo 96 (alternado com o grupo)

L. Cantem uma nova canção a Deus, o Senhor. Cantem ao Senhor, todos os povos da terra!

T.: Cantem ao Senhor e o louvem. Anunciem todos os dias que ele nos salvou.

L.: Falem da sua glória às nações; contem a todos os povos as coisas maravilhosas que ele tem feito.

T.: O Senhor Deus é grande e merece todo o nosso louvor; ele deve ser temido mais do que todos os deuses.

L.: Pois os deuses das outras nações são somente ídolos, mas o Senhor fez os céus.

T.: Ele está cercado de glória e majestade; poder e beleza enchem o seu Templo.

L.: Louvem o Senhor, todos os povos da terra! Louvem a sua glória e o seu poder.

T.: Deem ao Senhor a honra que ele merece, tragam uma oferta e entrem nos pátios do seu Templo.

L.: Curvem-se diante do Santo Deus quando ele aparecer; trema diante dele toda a terra.

T.: digam todas as nações: “ O Senhor Deus é Rei! A terra está firme no seu lugar e não pode ser abalada; ele julgará os povos de acordo com o que é direito. “

L.: Alegre-se a terra, e fique contente o céu. Ruja o mar e todas as criaturas que nele vivem.

T.: Alegrem-se os campos e tudo o que há neles. Então as árvores dos bosques gritarão de alegria diante de Deus, o Senhor.

Hino: HPD I - 31

Oração de agradecimento e intercessão

Convidamos para oração de agradecimento e intercessão; no primeiro momento convido a cada um, a cada uma, quem assim o quiser, dizer em poucas palavras seu agradecimento ou intercessão individual no grupo. Após concluímos em conjunto.

L.: Deus de amor, nosso coração se alegra que vieste até nós na forma de criança. Vieste em humildade e pobreza te colocando perto de cada coração que anseia por ti. Somos gratos e gratas pelo teu amor e graça. Que saibamos refletir sobre a tua vinda, da alegria que ainda continua sendo anunciada através da história da humanidade. Que saibamos testemunhar que és um Deus próximo de cada um, de cada uma, que veio para reconciliar o mundo ao teu amor. Sabemos que tu nos ouves, nos colocamos diante de ti com nossos pedidos individuais, mas ouve agora nosso clamor quando: Pedimos por nosso mundo, tão dividido, machucado, violento, com guerras sem fim, ódio para com quem pensa diferente, pelas pessoas que fogem com fome e frio a procura de um espaço para viver com dignidade. Pensamos nas pessoas doentes, acamadas, pessoas com HIV e AIDS que sofrem com a discriminação, pessoas sem esperança e com fome de justiça. Pedimos pela tua Igreja, lideranças e pelos ministros e ministras no ministério de servir e testemunhar a tua palavra. Tudo o mais colocamos na oração que teu filho Jesus ensinou: Pai Nosso..........

Hino: HPD I - 19

Bênção: (baseada no Salmo 139)
Que Deus, para quem a noite é tão clara como o dia, guie teus passos no caminho.
Que Deus, que está contigo quando estás sentado ou levantado, te rodeie com seu amor e te segure pela mão.
Que Deus, que conhece teu caminhar e teu descansar, esteja contigo, dando-te esperança, seja a boa notícia que tens para partilhar com o mundo, e te guie pelo caminho eterno. Amém!
Vão, na paz de Deus.


Diácona Marli Clair Blos
Parobé/RS - Sínodo Nordeste Gaúcho

 


 


Autor(a): Marli Clair Blos
Âmbito: IECLB
Área: Espiritualidade
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 40750
REDE DE RECURSOS
+
Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br