Diaconia

Diaconia

Diaconia (termo cristão), significa: serviço ao próximo, servir à mesa..... A graça e alegria por tudo que Deus tem feito por nós, abençoando-nos em nossas vidas, nos faz sentirmo-nos à vontade para promover a diaconia. Diaconia e Missão, palavras que dificilmente se separam, nos desafiam a entendê-las melhor dando-nos a oportunidade de colocá-las em prática cada vez mais.

A visão de diaconia conforme a Bíblia é a seguinte: Foi característica singular das primeiras comunidades cristãs o testemunho de sua fé por meio da vivência solidária (At 2.44-45; 4.32-35). Sabia a comunidade que se um membro sofre todos sofrem com ele (1Co 12.26). O fundamento dessa prática solidária reside no ensinamento e na prática de Jesus Cristo. Cristo ensinou, que só é possível o amor a Deus se este amor se estende ao próximo (1Jo 4.20). Ensinou também, pela sua prática, que amar o próximo consiste numa ação que propicie dignidade humana e reintegração na sociedade (Mt. 9.35 ss). Por sua morte na cruz, Cristo assume toda a fraqueza deste mundo e sofre todo o poder de morte do mundo para, então, superá-las.

Por essas e outras motivações citadas na Bíblia todos os batizados em nome de Cristo são desafiados a testemunhar o amor de Deus não apenas no discurso, mas também na prática solidária com e entre as pessoas de nossa vizinhança. Este testemunho solidário se chama Diaconia. Agir diaconalmente é agir motivado pela fé em Cristo Jesus

No dia a dia de cada um de nós, quem já não estendeu a mão a um amigo, vizinho desconhecido? Quem já não deu seu ombro amigo a alguém e soube pelo menos ouvi-lo. Quem já não teve uma ação solidária com alguém? Isto também é Diaconia! Ações concretas sem esperar nada em troca e não atendendo a vaidades pessoais!

Acompanhe os Recursos Litúrgicos pelo Dia Mundial de Oração pela Diaconia, 26 de cada mês!


Voltar Imprimir

Informações



© Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados. -IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br