Dinâmica Tema do Ano IECLB 2013

Sob um guarda-chuva!

23/02/2013

Tema do ano IECLB 2013: SER, PARTICIPAR, TESTEMUNHAR. EU VIVO COMUNIDADE

DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO E MOTIVAÇÃO AO ESTUDO DO TEMA DO ANO

(Para grupos diversos na comunidade. Providenciar guarda-chuvas.)

COORDENADOR/A: Vamos realizar uma atividade juntos?!! Vocês sabem que no tempo, no clima ninguém manda! Até existem profissionais que conseguem prever o tempo, mas nunca há 100% de garantia de que a previsão vai se realizar. Alguém consegue imaginar como será o tempo nos próximos minutos? Chuvoso? Com muito ou pouco vento? Com cerração? Será ensolarado? Vamos ver?! Antes, porém, precisamos fazer alguns combinados:


1. ORIENTAÇÃO: Um som do apito (demonstrar) indica que é hora de caminhar em silêncio pelo espaço no qual nos encontramos; dois sons do apito (demonstrar) indicam que é hora de prestar atenção no que será dito.
2. REGRAS: Quando for solicitado, vamos nos abrigar embaixo de um dos guarda-chuvas. Não se pode ficar mais de uma vez sob o mesmo guarda-chuva. Poderão ficar, no máximo, ___ (nº) pessoas sob o mesmo guarda-chuva.
3. DICAS: Procure juntar-se a pessoas que você pouco conhece ou conhece menos. Não fale demais! Ouça, também!
 

Precisamos de ____ (nº) pessoas voluntárias. (Aguardar!) Obrigada! (Dirige-se aos/às voluntários/as.) Cada um de vocês está recebendo um guarda-chuva. Podem abri-lo, por favor!

Todos nós, neste momento, vamos caminhar pelo ambiente no qual nos encontramos, inclusive quem recebeu um guarda-chuva. Vamos lá!

COMANDOS:

1.COORDENADOR/A: Vamos caminhar ocupando todo o espaço da sala! Quanta gente por aqui hoje! Que legal! Esperem! Cuidado!!! Está armando um temporal. Rápido! Procurem a proteção de um guarda-chuva!


TEMPORAL: (Depois dos grupos formados, soprar no apito duas vezes!) Cada um/uma de vocês está sendo convidada/o, neste momento, a falar brevemente para os/as que estão consigo sobre algo que lhe causa medo, por quê? e o que acalma o seu medo ou o/a ajuda a superá-lo.
 

♦ Depois de um tempo soa o apito.

2. COORDENADOR/A: O temporal já passou. Vamos caminhar! Podemos movimentar os braços e relaxar os ombros! Que ar fresquinho; gostoso! Epa! O tempo está mudando de novo. É chuva que vem por aí, gente! Coloquem a mão na cabeça e continuem caminhando! Isso! Assim mesmo! Ai, ai! Não está sendo suficiente. Estamos nos molhando! Vamos procurar um abrigo embaixo de um dos guarda-chuvas!
 

CHUVA: (Depois dos grupos formados, soprar no apito duas vezes!) Vamos ter que pensar num programa para dia com chuva! Atenção! Temos tempo para conversar e nos conhecermos melhor! Vamos dizer nosso nome, qual a nossa atividade profissional e o que gostamos de fazer nas horas de folga. (Alterar as sugestões para o diálogo conforme a constituição do grupo).
 

♦ Depois de um tempo soa o apito.

3. COORDENADOR/A: A chuva já se foi. É hora de caminhar. Que beleza: O sol vem surgindo! Respirem com calma. Caminhem devagar e apreciem a beleza das pessoas à sua volta! Cada uma, cada um de nós é diferente: na cor do cabelo, dos olhos, no jeito de caminhar, no jeito de pensar e de agir! Somos assim e assim participamos em nossa Comunidade. Ui! Já está esquentando! Vamos nos proteger dos raios mais fortes do sol embaixo de um dos guarda-chuvas!

DIA ENSOLARADO: (Depois dos grupos formados, soprar no apito duas vezes!) Bem, vamos bater um papo descontraído. Cada um, cada uma comenta com os demais algo que gosta muito na vida comunitária, na Igreja! Pode ser algo relacionado a um grupo/setor de trabalho, aos cultos, aos encontros paroquiais ou encontros de formação! Vamos partilhar o que nos alegra na Comunidade!

♦ Depois de um tempo soa o apito.

4. COORDENADOR/A: Como o dia continua ensolarado, nada melhor que um passeio. Formem trios! Não deixem ninguém sozinho/a, certo?

PASSEIO: (Depois dos grupos formados, soprar no apito duas vezes!) Ótimo! É hora de passear e cumprimentar outros trios com palavras e gestos carinhosos. Mas atenção: Vamos nos cumprimentar sem soltar as pessoas que formam o trio conosco, certo? Vamos lá!

♦ Depois de um tempo soa o apito.

COORDENADOR/A: Após enfrentarmos juntos/as temporal e chuva, depois de encontrarmos abrigo sob os guarda-chuvas, da presença do sol e de um agradável passeio, é hora de voltarmos aos nossos lugares!


Autor(a): Scheila dos Santos Dreher
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Outro
ID: 19147
REDE DE RECURSOS
+
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br