Deuteronômio 8.7-18 - Dia de Ação de Graças

Caderno de Cultos 2013

10/07/2013

DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS (Festa da Colheita)
2Co 9.6-15; Lc 17.11-19; Pregação: Dt 8.7-18.
Fabiani Appelt – Água Boa - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Senhor, em ti esperam os olhos de todos, e tu, a seu tempo, lhes dás o alimento” (Sl 145.15)

Acolher os/as visitantes

Bem-vindos a este culto de ação de graças pela colheita e por todas as boas dádivas que recebemos da mão de Deus ao longo de mais um ano. Somos convidados para a gratidão e a alegria diante de Deus. Por isso cantamos:

CANTO DE ENTRADA
249 – HPD 1 – Graças, Senhor eu rendo, muitas graças

Ou: Nº _______________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome do Pai, Criador e mantenedor da vida; em nome do Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador e em nome do Espírito Santo nosso professor e santificador. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
321 – HPD2 – Vento que anima

Ou: Nº _________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Ao olharmos a nossa vida no espelho da palavra de Deus, vamos reconhecer que, muitas vezes, não a seguimos e não a obedecemos. Por isso, cheguemos a presença de Deus para confessar os nossos pecados:
Silenciemos diante de Deus em oração (tempo para oração individual):
Senhor, neste dia de ação de graças, reconhecemos nossa ingratidão, desamor, rebeldia, nossos pecados. Senhor, somos frágeis, mas queremos ser auto-suficientes e, com isso, nem reconhecemos que tu és o nosso Senhor, que tu criaste todas as coisas, que por tua vontade elas vieram a existir. Perdão pelas vezes em que somos contaminados pela cobiça. Perdão porque muitas vezes, embora gratos pela fartura que nos concedes, não conseguimos ver a necessidade do irmão e da irmã e partilhar com eles. Perdão porque nossas mãos andam fechadas e não sabemos repartir. Por todos os nossos pecados pedimos perdão Senhor! Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
O Senhor Deus é justo e misericordioso. Ele conhece a intimidade da nossa vida. Por causa da bondade de Deus, da presença de Jesus Cristo e da ação do Espírito Santo, posso anunciar: os teus pecados estão perdoados, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (+). Amém.

KYRIE
O perdão de Deus nos liberta e possibilita que enxerguemos o sofrimento das outras pessoas. Se assim procedemos, vemos pessoas de todas as idades padecendo porque lhes faltam alimentos, o aconchego do lar, emprego ou trabalho, o respeito enquanto seres humanos. O clamor de muitos seres humanos eleva-se até os céus porque os bens da terra estão injustamente distribuídos. Com toda essa gente, clamemos a uma só voz cantando: Pelas dores deste mundo.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus nos presenteia com as mais belas e importantes dádivas. Em sua criação temos lugar de destaque. Jesus veio para nos resgatar do poder da morte e nos dar vida nova. O Espírito Santo age dia após dia fortalecendo a nossa fé. Deus nos cria, faz de nós seus filhos, nos salva e nos acompanha todos os dias, por tudo isso louvemos ao Senhor cantando: Glória a Deus nas alturas.

ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Deus criador que ensinaste o teu povo a se reunir para festejar a colheita, ofertar as primícias, partilhar os frutos e agradecer, vem e ensina-nos de novo a festejar, a dar graças pelos frutos da terra e pelo nosso sustento, para podermos cuidar da tua criação e zelar pela partilha justa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: 2Co 9.6-15

2ª Leitura Bíblica: Lc17.11-19

3ª Leitura Bíblica: Dt 8.7-18

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
381 – HPD 2 – Pela palavra de Deus

PREGAÇÃO
O culto de ação de graças só tem sentido para quem tem gratidão, palavra que deriva de graça. Só quem lembra que houve momentos de desespero, falta de condições, em que não se sabia como os problemas seriam resolvidos, quando até a fé perigava balançar, quando experimentou a graça, pôde nutrir gratidão. A festa de Ação de Graças pela colheita é exatamente isso: quem plantou, na esperança que iria colher, toma agora porção (parte representativa do todo) do seu trabalho e oferece como forma de gratidão pelas bênçãos recebidas.
O que temos a agradecer?
Agradecer pela vida. Dom de Deus que se renova a cada novo dia.
Agradecer pela família. Presente de Deus que nos completa e fortalece.
Agradecer pelos amigos. Companheiros na caminhada da vida.
Agradecer pelo trabalho. Que nos dignifica.
Agradecer pela natureza. Que nos dá uma maravilhosa lição através de suas estações.
Agradecer pela colheita. Fruto do nosso trabalho, do nosso suor.
Agradecer pelo pão de cada dia. Que não tem faltado em nossas mesas enquanto muitos passam fome.
Agradecer pela saúde. Pelos avanços na medicina.
Agradecer pelas novas tecnologias. Que facilitam o nosso dia-a-dia.
Agradecer. Temos tanto a agradecer.
Agradecer é reconhecer quão grande é o amor de Deus por nós. Esse Deus que criou o mundo e tudo o que nele há, libertou seu povo da escravidão do Egito, conduziu-o pelo deserto até chegar à terra prometida. Terra que mana leite e mel. Que deu os mandamentos como balizador para vida de seu povo. O Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó, de José e de Moisés é o mesmo Deus que hoje nos acompanha, tanto em momentos de alegria como nos momentos de dificuldades. Que quer manter comunhão conosco. Deus é o doador de todas as dádivas. De tudo o que temos e de tudo o que somos. Quando Deus terminou a obra da criação ele viu que tudo era muito bom.
A terra era boa, o ar era puro e a água era fresca, toda comida que a terra produzia era saudável. Deus nos deu a terra para tirar dela o sustento, o necessário para viver de forma digna, para termos bem-estar e fartura. A terra é uma das dádivas que Deus nos dá, ela é um presente e porque não dizer, um presentão. Assim sendo, somos convidados a cuidar dela, preservá-la, respeitá-la.
De que maneira estamos agradecendo a tudo aquilo que Deus generosamente nos tem dado? Estamos nos colocando inteiramente em suas mãos, como dependentes que somos? Ou só nos lembramos dele nos momentos de dificuldades e ainda por cima dando a ele a culpa pelo que está nos acontecendo, dizendo:
- Deus quis assim... - É vontade de Deus... Quando, na verdade boa parcela da culpa é nossa. Ou estamos colhendo o que plantamos. Vivendo as conseqüências das nossas escolhas.
Deus não quer o mal para seus filhos e suas filhas, muito pelo contrário, ele tem pensamentos de paz e de bem para cada um dos seus. Ele quer que todos tenham vida e vida em abundância. Assim sendo, nós somos convidados para o compromisso para com os irmãos e as irmãs necessitados/as que não possuem o mínimo necessário para ter uma vida digna.
Quando recebemos muito temos a tendência de nos tornarmos arrogantes e autossuficientes, afastando-nos dos caminhos de Deus, caminhando rumo ao nada, ao vazio. Desviando-nos da vida verdadeira. E quando o vazio nos assusta somos chamados a cantar como o salmista no Sl 121.
Ações de Graças quer manifestar nossa gratidão pelo que colhemos com o suor do nosso trabalho. Assim, trazemos diante de Deus toda a nossa realidade e confessamos que apesar de todas as nossas falhas fomos abençoados por Deus. Ação de Graças, além de gratidão pelo passado, também quer renovar o pedido de benção para o futuro.
Lembrando que o sacrifício que Deus espera de nós é louvor e serviço. É confessar em palavras e ações a nossa fé no único Senhor e Salvador que é Jesus Cristo. É crer que tudo o que o Senhor diz é verdade e que suas promessas duram para sempre. Ele é um escudo para todos os que procuram a sua proteção e seguem pelos seus caminhos.
Deus quer manter conosco uma amorosa relação de Pai e filhos. Ele quer fazer parte do nosso dia-a-dia. Ele quer nos ajudar em nossas decisões. Em nosso planejamento para a nova safra, no plantio, no cuidado e na colheita. Em nossa vida familiar. Em nossas relações de amizade. Assim como um pai e uma mãe querem estar presentes na vida de seus filhos assim Deus quer nos acompanhar.
AÇÃO DE GRAÇAS é:
Agradecer pelo “Pão nosso de cada dia”.
Agradecer por Deus nos guiar, fortalecer nas dificuldades pessoais e comunitárias, e por dar assistência básica para que a comunidade possa edificar o reino de Deus.
Agradecer porque Deus foi ao nosso encontro e por isso nós vamos ao encontro do próximo, valorizando-o.
Agradecer por podermos como comunidade sermos luz nas trevas e mudar trevas em claridade.
Agradecer que nós como comunidade podemos, e não só isto, devemos participar da mudança política e econômica do nosso país para que ele também se torne habitável.
Agradecer é compromisso de construção de uma nova sociedade, mais justa e fraterna.
Agradecer é investir na missão.
O que não é AÇÃO DE GRAÇAS: Agradecer não é a glorificação do que é meu (minha colheita, minha vida, minha casa, minha família, minha...).
Deus doa aos seres humanos o melhor e em fartura, a dádiva nos compromete com o doador e com ela própria, pois ela é a garantia da continuidade da vida. Façamos a nossa parte.

HINO
460 – HPD 2  – Conta as bençãos

CONFISSÃO DE FÉ
Na comunhão com as pessoas que crêem no trino Deus, confessemos a nossa fé.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
254- HPD 1 – Senhor meu Deus

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Deus todo poderoso, neste dia de ação de graças trazemos diante de ti o prazer do trabalho, regado pelo suor, e o sorriso nos lábios agradecidos pelo sustento abençoado por ti. Agradecemos pela terra que possibilita as plantas crescer e produzir bons frutos, pela graça do sol e da chuva que fazem germinar as sementes, transformando-as em plantas, pela água que sacia a nossa sede, possibilita banho prazeroso e mantém a vida com seu colorido. Agradecemos pelas sementes, que foram lançadas a terra, regadas com suor e chuva, iluminadas pela luz do sol e por seus frutos que nos sustentam. Intercedemos Senhor, por um novo aprendizado que nos ensina a lutar pela partilha dos frutos da colheita, de sorte que cada irmão e cada irmã tenham motivos palpáveis para celebrar a tua presença entre nós.
Outros temas podem ser incluídos:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que Deus seja contigo, meu irmão, minha irmã; seu Espírito guie teus passos; sua graça alente teu coração; que sua palavra, hoje proclamada, seja praticada em tua vida e na minha também, por Jesus Cristo, o Senhor. Amém.

ENVIO
Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.

CANTO FINAL
368 – HPD 2 – Paz, Paz de Cristo


 


Autor(a): Fabiani Appelt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ação de Graças - Festa da Colheita
Natureza do Domingo: Dia de Ação de Graças

Testamento: Antigo / Livro: Deuteronômio / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 7 / Versículo Final: 18
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 23174
REDE DE RECURSOS
+
A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br