Em nome do Pai batizamos

Comentário e reflexão

26/04/2014

HPD nº 139 – Em nome do Pai batizamos, confessando...

Letra: Lindolfo Weingärtner, 1979

Melodia: Micaela Berger

Texto bíblico: Mateus 28.18-20

“Em nome do Pai batizamos...” é mais um dos valiosos hinos da autoria do pastor da IECLB: Lindolfo Weingärtner. Foi concebido em 1979, quando a comissão do hinário estava preparando a seleção dos hinos do 1º volume do “Hinos do Povo de Deus”. A pedido da comissão a melodia para este hino foi elaborada pela Maestrina Micaela Berger.

O hino em princípio é uma meditação sobre o significado do Batismo. A base bíblica é Mateus 28.19: “Ide, fazei discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Mas – o que significa isto para mim? E para a pessoa que recebeu o Sacramento do Batismo, que significa o fato de ser batizada em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo? – O hino foi construído a exemplo dos 3 Artigos do Credo Apostólico. Ao cantarmos as três estrofes estamos praticamente confessando a nossa fé. Aquilo que cremos, isto também confessamos e cantamos.

1ª estrofe: “Em nome do Pai batizamos”. Que significa isto? Deus Pai é o Criador de céu e terra e “creio que ele criou a mim e a todas as criaturas” (M.Luther). É isso que a 1ª estrofe expressa: fui criado por Deus, ele me amou, sou sua imagem (Gênesis 1.27), isto é: sou seu filho. Trocando em miúdos – Não pertenço a mim, nem ao diabo, nem a outro poder, mas a Deus. Não sou destinado a uma vida miserável onde manda o mais forte, mas pertenço ao Reino de Deus, onde Deus governa como Rei e Senhor. O Batismo nos dá este grande privilégio “somos propriedade de Deus... e herdeiros do Reino dos Céus”. “Herdeiro” significa: podemos participar da herança, dos bens de nosso Pai celeste: paz, felicidade, alegria, segurança.

2ª estrofe: Que significa “Batizamos em nome do Filho”? Jesus, o Filho Unigênito de Deus, foi quem nos tirou das trevas do pecado, libertou do egoísmo e egocentrismo, da escravidão das trevas. Ou, com palavras de Martin Luther na explicação do 2º Artigo do Credo Apostólico: “Me remiu... resgatou e salvou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo”, - E como fez isto? “Ao morrer por nós no Calvário”, ou seja, novamente com palavras de Luther no catecismo: “Não com ouro e prata, mas... por sua inocente paixão e morte.” (I. Pedro 1.18) Somos salvos. Fomos resgatados. Participamos da herança divina, porque o Filho de Deus morreu por nós. Por isso, na hora do Batismo é feito o sinal da cruz sobre a pessoa batizada. Pois a cruz é o sinal da vitória de Cristo sobre morte, inferno e pecado. – Que consequências traz isto para nós? Segue a mesma resposta como na 2ª parte da 1ª estrofe: “Não queremos ser de nós mesmos, somos propriedade de Deus”.

3ª estrofe: Que significa “batizar em nome do Espírito Santo”? O Espírito Santo é o poder de Deus que nos congrega, nos reúne, forma comunhão. Por isso se fala da “grei” = rebanho, comunidade, igreja, reunida sob a liderança do Bom Pastor. Nesta comunhão, guiados pelo Espírito Santo, crescemos em fé, esperança e amor. O hino só cita estas 3 pedras fundamentais da vida cristã (cf. I. Coríntios 13.13). Mas o apóstolo Paulo (Gálatas 5.22) fala de mais outros frutos do Espírito ainda. E o 3º Artigo do Credo sublinha especialmente a certeza do perdão, certeza da ressurreição e certeza da vida eterna. É que sob o perdão de Deus podem crescer amor, fé e esperança e os demais frutos da vida cristã aqui na terra, e sob o perdão de Deus somos preparados para a vida eterna.

Nosso hino expressa esta certeza no fim de cada estrofe: “herdeiros do Reino dos Céus”. Não conquistamos o céu por nossa força ou religiosidade, mas porque Deus nos criou, nos salvou e agraciou (= deu sua graça, de presente) com o direito de estar com ele.

Agora convém viver como batizado em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

L.C.1987
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 139. Em nome do Pai batizamos
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 28298
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Passarão o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Lucas 21.33
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br