Então comeram e se fartaram a valer

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Salmo 78.1-31

Então comeram e se fartaram a valer; pois lhes fez o que desejavam. Porém, não reprimiram o apetite. Tinham ainda na boca o alimento, quando se elevou contra eles a ira de Deus, e entre os seus mais robustos semeou a morte, e prostrou os jovens de Israel”. (vv. 29-31)

Se Deus nos atendesse de pronto quando gritamos, ele nos atenderia para nosso prejuízo, pois a fé, a esperança e o amor já não teriam vez e de nada nos adiantaria se nossas preces e desejos fossem satisfeitos tão imediatamente. Como lemos a respeito dos judeus no deserto: Reclamando carne e não refreando seus apetites e desejos, mas persistindo em sua desgraça e impaciência, em vez de esperarem no Senhor – elevou-se contra eles a ira de Deus, de repente, de sorte que alguns milhares entre eles pereceram num só dia, e os mais robustos e os jovens foram mortos. Na tentação anterior, quando o povo murmurava, apenas pereceu o povo em geral. Na tentação seguinte, porém, a auto-exaltação constitui grave e grande pecado e perversão dos líderes de Israel e dos escolhidos que honramos como sábios e justos. Deus sempre derrubou os grandes, os maiorais e os que são considerados grandes perante o mundo, para nos assustar e nos dar um exemplo de humildade na qual possamos viver em toda segurança. Por isso devemos incentivar-nos mutuamente no sentido de fortalecermos a fé que nos é dada e de pô-la em ação pelo amor, para que não nos tornemos indiferentes e seguros com o tempo e acabemos deixando de lado, por fim, também a cara e salutar palavra do evangelho, enojando-nos dele, inclusive, tal como os judeus se enojaram, no deserto, do maná diário.
 

Assunto Passagem Bíblica
Tema: Confiança da Fé
Então comeram e se fartaram a valer Salmo 78.1-31
Confiança da fé Lucas 16.19-31
Aumenta-nos a fé Lucas 17.5-10
Perdão perceptível e perdão imperceptível Mateus 6.9-15
A certeza da fé Hebreus 11.1-3
A insondável vontade de Deus Isaías 40.25-31
Nada nos causará dano Lucas 10.17-20
Deus habita em trevas espessas 1 Reis 8.12-21

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 78 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 31
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22199
REDE DE RECURSOS
+
É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br