Erdmann Neumeister (1671 - 1756)

Obra e Biografia

29/06/2012

Erdmann Neumeister (1671– 1756) HPD 41, 148

Nasceu: 12 de Maio de 1671 em Uichteritz, próximo de Weissenfels/Saale, Alemanha.

Faleceu: 18 de agosto de 1756 em Hamburgo, Alemanha.

A partir de 1685 Erdmann Neumeister freqüentou a famosa Escola de Príncipes na Saxônia. Esta, ao lado de Grimma e Meissen, desde a época da Reforma Luterana, teve por objetivo de oferecer uma formação sólida a alunos talentosos, não obstante sua origem ou situação financeira. Foi exatamente isso que Erdmann precisava, pois ele veio de uma família pobre. Depois estudou teologia na Universidade em Leipzig. Por breve tempo trabalhou como professor catedrático para história de literatura. Em 1697 assumiu o pastorado em Bibra e em Eckartsberga. A partir de 1704 lhe confiaram cargos mais elevados. Por dois anos era Pregador na Corte de Weissenfels. De 1706 até 1715 trabalhou em Sorau (Niederlausitz, Silésia) como Pregador-mor na Corte, Conselheiro Consistorial e Superintendente.

Em 1715 ele foi chamado para assumir o cargo de Pastor principal na Igreja St. Jacobi em Hamburgo – a Sião Luterana do Norte. Ali, com espírito belicoso, ele ensinou em prédicas e estudos catequéticos que todas as expressões de vida eclesiástica deviam ter como fundamento a Confissão Luterana, considerando que esta tem a melhor concordância com as Sagradas Escrituras. Em conseqüência disso ele se tornou adversário dos Pietistas. Além disso se voltou contra as tentativas de união entre as Igrejas luterana e calvinista. Contra estas tentativas, iniciadas principalmente pela Corte de Berlim, ele teve o apoio de seu amigo Valentin Ernst Löscher, de Dresde.

A maior influência sobre a vida espiritual de sua época Neumeister obteve através de suas atividades na área da Música Sacra. Em 722 hinos ele tentou expressar sua doutrina com habilidade artística e numa linguagem inteligível. No nosso hinário encontramos dois hinos de sua autoria: HPD nº 41 “Linda estrela, meu Jesus” (Jesu, grosser Wunderstern, EG Nr.32), baseado em Mateus 2.11; e HPD nº 148 “Cristo acolhe o pecador” (Jesus nimmt die Sünder an” EG Nr.147), baseado na parábola da ovelha perdida em Lucas 15.3-7. Ambos os hinos se cantam com a melodia de Meinen Jesum lass ich nicht, de Johann Ulich (1674).

Além disso pode-se chamar Neumeister o iniciador das Cantatas Sacras. Desde os anos que viveu em Weissenfels ele escreveu textos de Cantatas para sete anos litúrgicos. Compositores como Georg Philipp Telemann (1681-1767) e Johann Philipp Krieger (1649-1725) criaram as músicas para estas Cantatas. E Johann Sebastian Bach usou 7 textos de Erdmann Neumeister para suas famosas Cantatas.


Fontes: Markus Fischer “Erdmann Neumeister” em “Feste Burg Andachtsbuch 2006”
S.Fornaçon Neumeister em RGG³, Tübingen 1960, Volume IV, coluna 1426
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15628
REDE DE RECURSOS
+
Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br