Ernesto (ou Ernst) Fischer (1904-1996)

Obra e Biografia

29/06/2012

Ernesto (ou Ernst) Fischer (1904-1996) HPD nº 285

Nasceu em Rio Claro, SP, aos 19de maio de 1904.
Faleceu em Taquara, RS, aos 24 de novembro de 1996.

Ernesto Fischer freqüentou a escola alemã e fez o curso ginasial e o exame estadual de professor no Estado de São Paulo. Desde jovem dedicou-se voluntariamente a várias tarefas eclesiásticas, como auxiliar de culto infantil, tesoureiro da Comunidade Evangélica de Rio Claro (de 1930-1940), e administrador do cemitério. Em 1941 ele mudou para o Rio Grande do Sul, onde faltaram pastores por causa da onda de nacionalização e da proibição da língua alemã durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Inicialmente atendeu a Comunidade Evangélica em Novo Hamburgo e participou da primeira turma de estudantes da recém-fundada Escola de Teologia em São Leopoldo. De março de 1942 até março de 1957 exerceu o pastorado em toda a região de Cerro Largo – Dona Otília. Em janeiro de 1954 foi ordenado ao ministério pastoral em Lomba Grande, pelo Praeses Hermann Dohms. De março de 1957 até novembro de 1959 trabalhou como Diretor da Escola Normal Rural em Pr. Getúlio Vargas. Em novembro de 1959 assumiu o pastorado na Paróquia de Itati - Três Forquilhas, onde se aposentou a partir de 1º de janeiro de 1970. Como aposentado morou em Taquara/RS, onde liderou a implantação do Lar OASE, um lar para idosos, criado por aquela comunidade e instalado em um antigo hospital, que fora construído por iniciativa particular de um médico, o qual, no entanto, não conseguiu mantê-lo durante muito tempo.

Ernesto Fischer era casado com Johanna ns. Dummer. Uma de suas preocupações era conseguir ou publicar literatura em português. Com freqüência artigos dele foram publicados nos anuários Jahrweiser e Anuário Evangélico( ). Também colaborou nas Seleções Evangélicas.

No hinário Hinos do Povo de Deus Fischer colaborou com o hino (feito em 1977) HPD nº 285 Sede unidos no Senhor!..., que trata de votos de bênçãos para um casal que inicia a vida matrimonial. A melodia é de Frank Graf, o qual participava da comissão que elaborou este hinário.

Fontes:

Arquivo Histórico da IECLB, pasta Ernst Fischer.
Wilfried Hasenack, informações por correspondência.


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15552
REDE DE RECURSOS
+
O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.
Romanos 8.16
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br