ESPERAR CONTRA TODA ESPERANÇA

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Mt 5.6.

20/06/2013

     Recentemente participei em um seminário onde realizamos uma análise de conjuntura religiosa no Brasil. O assessor compartilhou da conclusão de que não há mais esperança entre o povo, nem mesmo quanto a fé. O que se espera é pelo milagre somente. Na verdade, ele expressou o termo “magia”, espera-se pela magia. Ou seja, se vai até a igreja para sair de lá com a sensação de que recebeu magicamente o que foi buscar. E a conclusão é de que é por isso que as igrejas que exploram este tema são tão visitadas.

     Seguindo o seminário, tivemos uma análise bíblica sobre temas abordados por Jesus. Percebemos que todo o tempo, mesmo nos períodos de administração social e política de libertação, como a libertação da escravidão do Egito, o período do tribalismo e as vozes proféticas, sempre houve posições contrárias que cegavam muitas pessoas à fé e à esperança. A história do povo de Deus na Bíblia é uma luta constante entre as pessoas que querem viver a comunhão com Deus e as que se deixam levar pelas seduções do mundo, em especial, pela sedução do poder e das riquezas.
Esta caminhada foi encerrada olhando para a palavra de Jesus conhecida como o Sermão do Monte (Mateus 5-7) cujo centro é a oração de Jesus, o Pai Nosso (Mt 6.9ss) e segue o novo jeito de jejuar (vv.16-18), novo jeito de agir (vv. 19-21), novo jeito de ver (vv.22-23), novo jeito de servir (v.24), enfim, novas atitudes diante da vida.
     Jesus nos pede para que tenhamos um novo jeito de viver e ver o mundo. Mais uma vez Jesus nos chama de volta, como povo de Deus, para a razão da fé. Ali a esperança se renova. Ao olharmos para as necessidades e dificuldades do próximo, ao reconhecermos que muitas pessoas são maltratadas e expulsas de seus lares e terra em nome de um progresso que só alcança algumas pessoas já abastadas financeiramente, e a Bíblia é muito clara que Deus se coloca ao lado dos oprimidos, dos que choram, dos que estão angustiados. A esperança nos reanima quando deixamos de olhar para o que não queremos partilhar e passamos a olhar para quem podemos compartilhar a vida verdadeira.
     Jesus nos chama: Não deixe se levar pela ganância do poder e do dinheiro; deixe se levar pelo amor e comunhão verdadeiros que vêm das mãos de Deus. Amém.
Clarise Ilaine Wagner Holzschuh
Palmitos-SC
 


Autor(a): Clarise Ilaine Wagner Holzschuh
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 6
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22770
REDE DE RECURSOS
+
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br