Esther Camac Ramirez

Obra e Biografia

29/06/2012

Esther Camac Ramirez – HPD 438

Esther Camac Ramirez, uma líder indígena peruana na América Central, especialista indígena da Rede de Mulheres Indígenas sobre Biodiversidade. Ela é autora da letra do hino HPD nº 438 “Quando se abate a esperança, Ele se achega e nos fala...”. A melodia deste hino é de Edwin Mora. A versão em Português é de Sérgio Marcus Pinto Lopes.

Esther Camac nasceu em Moya – Huancavelica, Peru1. Quando tinha 9 anos de idade sua família mudou-se para Comunidade Indígena de Huancayo2. Não sabendo o castelhano, ela viveu a contradição de duas culturas: a de sua comunidade e a da escola, onde aprendeu a ser povo. Ela não tem boas lembranças desse período de sua infância, e é aí que reside a sua força de caráter e o desejo de sucesso. A Igreja Evangélica lhe possibilitou para estudar em Lima. Ali verificaram a sua capacidade de líder. Em 1982, ela recebeu uma bolsa para ir para a Costa Rica, onde se graduou em teologia. Foi aí onde começou seu caminho ligado às ciências sociais. Ela se conscientiza de sua identidade indígena. Participa ativamente da luta indígena no Equador, no sentido de que as terras indígenas sejam reconhecidas como um bem cultural.

Ela retornou ao Peru para encontrar os “Juizes” do seu povo. Ali foi aconselhada a não sair de sua comunidade e não se vingar de quem doa. Depois ela viajou pelo exterior, e participou de eventos internacionais, esclarecendo o modo de vida dos povos indígenas.

Perguntada a que grupo ela pertence, respondeu: Sou Quechua, mas em Costa Rica pertenço a uma organização que é a união de três povos indígenas: Bri Bri, Cuidado e Walles = Associación Ixacavaa.

Fonte: http://www.cefial.org/cefial_espanol/descargas/doc/EsterCamacRamirez.doc Veja também: http://www.unep.org/women_env/w_details.asp?w_id=128
 

Notas:

1  Huancavelica (Wankawilka in Quechua) is a city in Peru. It is the capital of the Huancavelica region and has a population of approximately 40,000. Indigenous peoples represent a major percentage of the population. It has an approximate altitude of 3,600 meters; the climate is cold and dry. It is considered one of the poorest cities in Peru.
2  Huancayo é uma cidade do Peru, capital do departamento Junin e da Província de Huancayo. Situada perto do Vale de Mantaro, tem uma população de aproximadamente 430.659 pessoas.
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 18057
REDE DE RECURSOS
+
O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br