Eu sou a ressurreição e a vida

Meditação de Páscoa

31/03/2013

O profeta Isaías, em dado momento do seu ministério, perguntou a Deus o que devia anunciar ao povo de Israel: “Anuncie que todos os seres humanos são como a erva do campo e toda a sua força é como a de uma flor do mato. A erva seca e as flores caem quando o sopro do Deus Eterno passa por elas. De fato o povo é como a erva. A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre” (Isaías 40.6-8).


Há neste anúncio duas grandes verdades. A PRIMEIRA VERDADE é a afirmação de nossa finitude enquanto seres humanos. Morrer significa deixar para trás o que ou quem nos é caro, precioso. Pode significar, ainda, um tempo (breve ou prolongado) de sofrimento por doença ou uma morte fruto de violência. Por tudo isso a morte e o morrer trazem consigo insegurança, incertezas e medo. Além disso, nós temos dificuldade de aceitar a transitoriedade da vida! Ah, se pudéssemos eternizar alguns momentos junto a familiares, amig@s, filh@s, comunidade; momentos de lazer, de afeto, de alegre convivência. Seria tão bom!
 

No momento em que escrevo esta reflexão tomo conhecimento do falecimento de uma colega pastora com apenas 48 anos de idade! Lembro de pessoas da nossa Paróquia que experimentam luto. Lembro dos familiares e amig@s das jovens vítimas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria/RS. Frente à morte, nosso clamor é um só: Deus! Tem compaixão!
 

Ao mesmo tempo, diante da morte somos carregados pela SEGUNDA VERDADE anunciada pelo profeta: “A palavra do nosso Deus dura para sempre”. Qual é esta palavra? “EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA. QUEM CRER EM MIM, AINDA QUE MORRA, VIVERÁ!” – diz Jesus (João 11.25). Quando e como será a ressurreição continua sendo um mistério para os seres humanos, mesmo porque o tempo de Deus é diferente do nosso (2 Pedro 3.8) e o seu Reino não é deste mundo (João 18.36).
 

A FÉ NA RESSURREIÇÃO nos move enquanto pessoas cristãs que somos! Nós não cremos, com arrogância de ser humano, que o espírito (ou a alma) pode separar-se de nosso corpo após a morte e melhorar, por esforço próprio, numa possível outra vida até atingir a perfeição. Corpo e alma são inseparáveis. O que acontece ao corpo afeta nossos sentimentos e nosso intelecto e vice-versa! Isto porque somos pessoas por inteiro em vida e também o seremos na eternidade! Por isso, diante da morte, nós confiamos no poder salvador de Deus e na sua misericórdia. Aceitamos que Deus é Deus e encaramos nossa fragilidade, nosso pecado e finitude humana! Não desprezamos a salvação concedida a nós sem mérito algum, somente por graça e fé! Cremos na ressurreição!


Ao mesmo tempo, nós entendemos que crer na ressurreição significa participar do PROJETO DE VIDA DE DEUS hoje! A vida é um presente tão maravilhoso! Recebê-la como uma bênção a cada dia e ser uma bênção para o outro, a outra é testemunhar o Deus da vida! Compromisso com a ética e a justiça expressam nossa fé na ressurreição, na vida que pode superar os sinais de morte! Sensibilidade diante da dor de alguém e solidariedade são atitudes que brotam de corações que valorizam a vida à semelhança de Jesus! Nisto experimentamos a liberdade cristã, em perspectiva luterana!
 


Autor(a): Scheila dos Santos Dreher
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 19734
REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não é mais do que Batismo diário.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br