Família

Respeito e presença na diversidade de situações

encontro de famílias (2) 2011 Sinodo Noroeste Riograndense

A família tem um papel muito importante na sociedade. Ela representa, através dos seus mais diversos arranjos contemporâneos, o núcleo em que se experimentam valores centrais para a convivência social. A família propicia apoio emocional e afetivo para as pessoas.

Ela contribui para o desenvolvimento e o crescimento de seus membros em todas as dimensões da existência (aspectos físico, mental/psíquico e espiritual) e, ao mesmo tempo, torna-se uma retaguarda importante em momentos de crise de qualquer um de seus membros. Dá uma contribuição para o crescimento e amadurecimento dos projetos de vida. Impulsiona e motiva para o encaminhamento na vida profissional.

O cultivo dos valores da solidariedade e da partilha nos espaços familiares fortalece as relações sociais e conduz para o exercício da cidadania responsável na sociedade.

Por vezes, ou seguidamente, o ideal familiar fica abalado por fatores dos mais diversos. A Igreja procura se fazer presente nos mais diversos momentos da vida de seus componentes, sejam eles alegres ou tristes.

A Igreja se dirige às famílias, respeitando os mais diversos arranjos contemporâneos. Oferece atividades para crianças, adolescentes, jovens, casais, singulares, etc. e, desta forma, cria condições para que nos espaços comunitários se dêem condições para a formação e vivência dos valores evangélicos.

As instituições educacionais e diaconais, que mantém vínculo histórico e confessional com a IECLB, estão voltadas para o fortalecimento dos laços familiares. As escolas e colégios sempre estão atentos para os dramas e as situações que requerem um acompanhamento mais direto.

A atuação diaconal da Igreja alcança famílias em situação de grande vulnerabilidade social. A partir de diversos programas procura apoiar nas crises familiares decorrentes de situações de falta de emprego, doença, separações, alcoolismo, acidentes, catástrofes, etc. com atividades que vão desde a capacitação para a geração de renda até o acompanhamento e aconselhamento nos aspectos materiais e espirituais.
 


Voltar Imprimir

Informações

Galeria de Imagens

Ampliar
encontro de famílias (3) 2011 Sínodo Noroeste Riograndense
1 | 12



© Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados. -IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br