Festa da Colheita em Teófilo Otoni

26/08/2012

Brindes da pescaria
Tortas
Colorindo o muro
Preparando o espaço da celebração
Jovens pintando o muro
Confirmandos preparando o espaço da celebração
Altar
Celebrantes e presidente da comunidade
Comunidade reunida
Almoço
Coral de Metais
Coral Martin Luther
Culto em Ação de Graças
Durante a festa
Enfeitando o altar
Jovens.
Ofertas no Altar
Jovens
Ministros
Pregação
Preparativos para festa
Recolhimento das ofertas
1 | 1
Ampliar

“Alegrar-te-ás por todo bem que o Senhor, teu Deus, te tem dado a ti e a tua casa.” Dt 26.11a

No dia 26 de agosto a Comunidade Evangélica Luterana em Teófilo Otoni – MG se reuniu para celebrar a festa da Colheita. Com a presença de 750 pessoas, membros dos pontos de pregação da CETO, da Área Missionária Nordeste Mineiro e Sul da Bahia bem como da comunidade em geral foi celebrado um culto de ação de graças. A pregação e liturgia do culto resaltaram o tema do ano da IECLB e as origens da festa da colheita segundo Deuteronômio 26. 1-11. Os jovens da comunidade e os alunos do Internato Rural preparam o painel que enfeitou o altar para a celebração. Este ano, pintamos o muro da quadra esportiva da comunidade com motivos que nos lembram – Comunidade Jovem – Igreja Viva. Foram vários encontros de planejamentos e duas tarde inteiras de pincel nas mãos e muito tinta a colorir tudo.
A mensagem do culto recordou o motivo pelo qual nos reunimos a festejar; agradecer a Deus pelas dádivas recebidas, pelos frutos colhidos e pelos dons que temos. Este ano também agradecemos muito pela chuva antecipada que regou este chão em pleno mês de agosto e amenizou a seca que costuma castigar a região até o mês de outubro. Moisés ordenou ao povo que agradecesse a Deus recordando que haviam sido libertos da escravidão dos egípcios e presenteados com uma terra boa para plantar, colher e se fartar. Uma terra onde o coração se sente em casa!
Em tempos atuais nem todas as pessoas cultivam seus alimentos ou vivem da lida na roça, mas cada um precisa dos frutos da terra para sua sobrevivência. Por isso transformamos aquilo que é colhido em outros alimentos e isso também é dom de Deus. O pão assado, o bolo especialmente confeitado, os biscoitos de polvilho, o doce de mamão, o licor de Jenipapo e muito mais que foi colocado no altar como agradecimento a Deus é um presente dele. Também o nosso trabalho, nossa profissão, sendo usada para o bem das pessoas e para a vida é um fruto que produzimos e é motivo de agradecimento a Deus.
Juntamente com as ofertas, o povo recém chegado à terra prometida, deveria confessar sua fé em Deus. Assim a comunidade em Teófilo Otoni confessou sua fé no Trino Deus através das ofertas colocadas no altar, através das imagens pintadas no muro e também com as palavras do Credo Apostólico. Confessamos o Deus que nos fez no ventre materno, nos alimenta diariamente e conduz nossa vida!
A celebração foi conduzida pelos ministros: Pa. Elisabet Lieven, P. Armin A. Hollas, Cat. Rosilene Schultz, Candidata ao Ministério Luane M. Kertzendorff e com a ajuda dos jovens da comunidade. O coral de metais e de vozes animaram os hinos de agradecimento a Deus. Após a celebração houve espaço para muita animação, almoço, brincadeiras e animadas conversas. Agradecemos a Deus por tudo!


Autor(a): PPHM Luane Mara Kertzendorff
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Teófilo Otoni (MG)
ID: 16528
COMUNICAÇÃO
+
Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br