Formatura do Curso - VIDA NO LIMIAR DA MORT

23/11/2010

1 | 1
Ampliar




Aconteceu no dia 21 de novembro de 2010, nas dependências do Lar Vila Elsa em São Bento do Sul, o culto de Formatura do Curso “VIDA NO LIMIAR DA MORTE”, promovido pelo Departamento Sinodal de Diaconia, em parceria com a Secretaria de Ação Comunitária da IECLB. O culto foi concelebrado pela Diácona Valmi Ione Becker, pastora Maike Kegel, ficando a pregação a cargo do pastor sinodal Manfredo Siegle.

Também esteve presente a Diac. Leila Schwingel, representando a Secretaria de Ação Comunitária da IECLB. O ato de formatura foi conduzido por Valmi Ione Becker, que é contratada para trabalhar nos Departamentos que englobam Diaconia no Sínodo Norte Catarinense.

Foram entregues Certificados as vinte e uma participantes femininas, e um participante masculino. Também entregue como presente, um livro, para trabalhar temas de Visitação e Consolação. Um dos grandes momentos de emoção foi quando Valmi, relembrou algumas das etapas do curso, onde várias situações puderam ser compartilhadas com demais participantes do curso. O tema “Morte” por vezes causa medo, apreensão, sentimento de distância.

O pastos Manfredo em sua pregação, ratificou que visitação, consolação, não deve se empreender em evangelização, para não confundir sentimentos de fé, tanto dos visitadores, como do visitado. Levar a palavra de Deus e os ensinamentos de Jesus Cristo é o que basta. Não é preciso “exigir conversão ou arrependimento”. Esta é prioridade dos Ministros Religiosos.

Algumas das formandas foram convidadas a apresentar seu testemunho, sobre o que aprenderam e compartilharam neste curso. O sentimento de querer levar adiante, em sua Paróquia e Comunidades, foi consenso. Ao fazer uso da palavra, o pastor local, Euclésio Rambo também enalteceu a iniciativa, e prontamente se colocou ao lado das pessoas de sua Paróquia, para a continuidade do projeto.

O presidente do SNC, Elemer Kroeger, ratificou tudo o que havia sido dito, enaltecendo sobremaneira o empenho do grupo. Disse que a Diretoria do SNC tem apoiado todos os cursos oferecidos, não encarando como despesa, mas sempre como investimento. Que estas pessoas sejam multiplicadores em suas Paróquias e Comunidades. Que se pelo menos duas ou três pessoas levarem os conhecimentos adquiridos para o círculo de sua parentela, sua vizinhança ou grupo de amizade, já terá valido a pena. Tanto o esforço das participantes, como o apoio do SNC. Parabenizou mais uma vez aos participantes, lembrando que nem sempre, a visitação ou consolação será para pessoas mais idosas ou doentes terminais, mas que também vão surgir casos de perdas irreparáveis de pessoas mais novas, que não tiveram doenças, e que foram arrancadas do seio da família.

Também ao fazer uso da palavra, Edeltraud Fleischmann Nering, ratificou esta situação, lembrando que não saberão o que fazer, a não ser chorar também. O pastor Manfredo fez ainda a entrega para cada participante, de uma muda de árvore.

Ao final, todos os presentes forma convidados para um almoço por adesão.

Elemer Kroeger – Presidente do Conselho Sinodal do SNC.
Nivaldo Klein – Assessor de Comunicação do SNC.














 


Autor(a): Sínodo Norte Catarinense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
ID: 6263
COMUNICAÇÃO
+
Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br