Friedrich Silcher (1789-1860)

Obra e Biografia

29/06/2012


Philipp Friedrich Silcher (1789-1860) HPD nº 174

Nasceu: 27 de junho de 1789, em Schnait, próximo de Schorndorf/Remstal, (Württemberg), Alm. Faleceu: 26 de agosto de 1860, em Tübingen, Alemanha. Sepultado: em Tübingen, Alemanha. Em 1912, o local de nascimento de Silcher, o velho edifício escolar em Schnait no Remstal, foi transformado em museu em comemoração a ele.

O pai de Silcher morreu quando Friedrich tinha quatro anos de idade. A mãe se casou depois com Christian Heinrich Wegmann1, o professor local. Wegmann era um padrasto fiel e amoroso, e Friedrich era seu aluno favorito.

A instrução de Silcher terminou com a idade de 14 anos, e ele quis se tornar um professor. Naquele tempo o treinamento envolvia um aprendizado de três anos com um mestre de escola (Schulmeister), assim Silcher se tornou professor assistente em Geradstetten, Remstal. O Schulmeister dele não só era professor, mas também um renomado regente de coro, que influenciou o desenvolvimento futuro de Silcher.

Concluído o aprendizado em 1806, Silcher se tornou professor assistente em Fellbach, perto de Stuttgart. A partir de 1809 ele ensinou numa escola em Ludwigsburg, onde ele conheceu os compositores Carl von Weber2 e Konradin Kreutzer3. Ambos o encorajaram que ele fizesse da música a sua profissão.

Enquanto em Ludwigsburg, Silcher entrou também em contato com as idéias do professor suíço Heinrich Pestalozzi4. Pestalozzi defendeu educação universal, e usou música e canto como ferramenta educacional. Na Suíça, Hans Georg Nägeli tentou colocar as idéias de Pestalozzi em ação: ele fundou numerosas sociedades de canto coral, principalmente de homens (Männergesangverein). As idéias de Nägeli tiveram grande influência sobre Silcher, e os dois se corresponderam e freqüentemente visitaram um ao outro. Silcher admirou muito a Nägeli, e nas suas cartas Silcher se referiu a ele como Meu mais querido amigo e protetor.

Em 1815, Silcher mudou para Stuttgart para se tornar músico e professor de música. Um dos mentores dele era o compositor Konradin Kreutzer, diretor da Orquestra da Corte de Württemberg. Silcher viveu com a família do fabricante de piano Schiedmayer.

Em 1817, Silcher se tornou o Diretor de Música da Universidade de Tübingen onde ele ficou o resto da sua vida. Em Tübingen, Silcher deu aulas de música aos estudantes de teologia, e fundou em 1829 a Akademische Liedertafel (Sociedade Cantora da Universidade), cuja presidência ele exerceu durante mais de 30 anos. Em 1852, a Universidade concedeu-lhe o Doctor Philosophiae honoris causa, a mais elevada de suas diversas honrarias.

Para dar às recém-formadas sociedades de cantores algum material para cantar, Silcher colecionou, compôs e editou centenas de baladas populares, melodias, e hinos, e escreveu composições e arranjos para coro e para cantar em casa. Um dos mais conhecidos era Ich weiß nicht, was soll das bedeuten, a canção de Loreley (palavras de Heinrich Heine, 1823). Silcher publicou a melodia em 1838, mas a pode ter escrito um pouco mais cedo. Com seu talento extraordinário Silcher levou grande parte da população a cantar com entusiasmo, não só promoveu decisivamente o Volkslied (Canção Popular), mas também a importância da música na sociedade em geral. Ele também era um pioneiro que redescobriu músicas sacras de compositores dos Séculos 16 e 17, como Hassler, Palestrina, Praetorius e Bach.

Os trabalhos dele incluem:

Vierstimmige Hymnen und Choralgesänge (Choralbuch a 4 vozes), 1825 & 1828 A coleção de 62 canções para 2 ou 3 vozes (arranjadas para escolas, igrejas e lares) Geschichte des evangelischen Kirchengesangs (História do Canto Coral Evangélico), 1844.

Friedrich Silcher é o autor de muitas melodias bonitas e de fácil assimilação, entre outras, a melodia originalmente (em 1842) feita para uma canção vespertina “Wie könnt ich ruhig schlafen in dunkler Nacht...” (Como poderia descansar calmo em noite escura), a qual se tornou a melodia mais usada do hino de Julie von Hausmann (em1862) So Nimm denn Meine Hände (EG nº 369) = “Por tua mão me guia...”(HPD nº 174).

Hino: Glória a Deus nas alturas

Fontes: Fotocópia em língua alemã, sem indicação de título ou autor. www.cyberhymnal.org/ S. Hermelink, o artigo Silcher em RGG³, Vol.VI, Col.34, Tübingen 1962

Notas:

1 Christian Heinrich Wegmann was born 1771 in Korb, Neckarkreis, Württemberg, Germany, and died 1837 in Schnait, Jagstkreis, Württemberg, Germany.
2 Carl Maria Friedrich Ernst von Weber (1786 – 1826) was a German composer, conductor, pianist, guitarist and critic, one of the first significant composers of the Romantic school. Weber's operas Der Freischütz, Euryanthe and Oberon greatly influenced the development of the Romantic opera in Germany.
3 Conradin Kreutzer (* 1780 - 1849 in Riga) war ein deutscher Musiker, Dirigent und Komponist. Er war wie Albert Lortzing oder Louis Spohr ein typischer Vertreter der Frühromantik und des musikalischen Biedermeier.
4 Johann Heinrich Pestalozzi (1746 - 1827) foi um pedagogo suíço e educador pioneiro da reforma educacional.

 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15767
REDE DE RECURSOS
+
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br