Gênesis 12.1-4a - 2º Domingo na Quaresma - 16.03.2014

Caderno de Cultos 2014

10/03/2014

16/03/2014 - 2º Domingo na Quaresma
Pregação: Gn 12.1-4a; Leituras: Jo 3.1-7; Rm 4.1-5,13-17
Pa. Gizele Zimmermann – Canarana/MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia (Boa noite)! Como é bom chegar à casa de Deus! Seu convite de amor soa no nosso ouvido e nosso coração percebe o chamado: “Venham a mim todos os que estão cansados de carregar o peso do seu fardo. Eu lhes darei descanso. Ofereço-lhes repouso e forças para resistir. Não temam! Vocês são minhas ovelhas e eu cuido atentamente de vocês”. Temos certeza disso, pois as pessoas enlutadas, Ele consola. Às desanimadas, Ele leva novo ânimo. Às enfermas, Ele fortalece. Cada um e cada uma Ele carrega na palma da sua mão. Assim é e assim age o Deus que nos chama para o culto. Saudamos carinhosamente todas as pessoas que nos visitam, com os votos de que sintam muito bem acolhidos e irmanados em nossa comunidade. E que todos e todas nós possamos nos sentir bem, e acolhidos por Deus em sua casa. Na presença de Deus e na companhia de irmãs e irmãos, sejam todos bem-vindos!

CANTO DE ENTRADA
Nº 393 - HPD 2 – Salmo 121

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Nós nos reunimos neste culto não em nosso nome, mas em nome de Deus Pai que é Criador da nossa fé e a mantêm através da sua palavra, em nome de Deus Filho, nosso Salvador, que é o evangelho encarnado, e em nome do Espírito Santo, que nos desperta para servir em comunidade e nos acorda ao chamado de Deus. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 318 – HPD 2 – Vem Espírito de Deus

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Recordemos que nosso senhor Jesus se compadece de nossas fraquezas, pois ele próprio foi tentado em todas as coisas. Confessemos os nossos pecados a Deus e ao próximo. Oremos:
Senhor, Deus do amor e da justiça, diante de ti nós estamos envergonhados. Tu sabes muito bem o que se passa conosco. Se pudéssemos, nós nos esconderíamos de ti, como Adão e Eva o fizeram quando reconheceram o erro que cometeram, ao desobedecerem a tua ordem e comerem ao fruto proibido. Senhor, hoje nós reconhecemos que muitas vezes desobedecemos a tua vontade e pensamos seguir o nosso próprio caminho ou ir na carona dos demais. Geralmente nos justificamos com desculpas infundadas, dizendo que não temos tempo, temos a família para sustentar, temos negócios que não podem esperar; que precisamos, em primeiro lugar, garantir o nosso futuro, e tantas outras desculpas que encontramos pra nos afastarmos do compromisso que temos contigo. Perdoa-nos, Senhor, se nos omitimos frente às injustiças que acontecem ao nosso redor e não ouvimos o teu chamado para o serviço em favor do necessitado e oprimido. Dá-nos tu forças para nos libertarmos do egoísmo do mundo, para darmos mais atenção ao grito de socorro de quem está do nosso lado. Tem piedade de nós. Senhor, e perdoa-nos. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Alegrem-se todos que, sinceramente confessaram os seus pecados, pois Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16) Amém.

ORAÇÃO DO DIA
Coloquemos-nos diante de Deus em oração: Graças te damos, Senhor, por que agora queres novamente falar a nós e encontrar-te conosco por meio de tua Palavra. Livra-nos de todos os pensamentos e inquietações que pretendem perturbar a pregação do teu Evangelho. Dá-nos a compreensão certa a fim de que possamos conhecer a tua vontade, e ajuda-nos a viver em conformidade com ela. Liberta-nos de tudo o que nos prende e nos amarra, impedindo-nos de ouvir e seguir o teu chamado. Ajuda-nos a compreender que não existe desculpa terrena para justificar a desobediência à tua vontade. É o que te pedimos por Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina hoje e sempre. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

Aclamação do Evangelho: Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16)

1ª Leitura Bíblica: João 3.1-17

2ª Leitura Bíblica: Romanos 4.1-5, 13-17

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 383 - HPD 2 – Salmo 19

PREGAÇÃO
Genesis 12.1-4a
Tu serás uma bênção
(No início do culto podem ser distribuídos cartões coloridos contendo a frase: TU ÉS UMA BÊNÇÃO, e durante a mensagem as pessoas podem ser incentivadas a entregar esse cartão para uma pessoa especial, que foi uma bênção na sua vida).

Estimada comunidade, irmãos e irmãs em Cristo!
 Você já foi uma bênção na vida de outra pessoa? Você já fez um bem tão grande a uma pessoa, que ela teve a sensação de ser abençoada por você? Você já fez alguém feliz, por ter ajudado em uma situação difícil? Ou você amparou alguém, e deu a ele a sensação de que ele não estava sozinho, e por isso ele ganhou forças para prosseguir?
 Alguma vez você já recebeu tanta coisa boa que você mesmo se sentiu abençoado? O nascimento de uma criança, seu próprio casamento, a realização de um desejo do coração, o sucesso na vida profissional, a alegria de estar junto com outras pessoas...
 É maravilhoso quando temos o sentimento de sermos abençoados. Sentimo-nos bem em nossa vida, inundados por uma paz e satisfação interior, e somos preenchidos por confiança, sabendo que não estamos sozinhos, que somos ajudados.
 Tu serás uma bênção desafia Deus a Abrão, conectando esse desafio a uma promessa de bênção para ele e para todas as famílias da terra. Abrão recebeu de Deus um convite para se afastar de tudo o que foi a sua vida até aquele momento: Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei.
 Abrão deveria deixar tudo para trás, tudo o que foi a sua razão de viver: o seu país de origem, onde ele se sentia bem; a sua família, e a proteção que ela lhe dava; a casa de seus pais, onde cresceu, onde tem suas raízes; e a terra aonde, com sua família, tinha seus camelos, as suas ovelhas e cabras.
 Tudo isso Abrão deveria deixar. Isto significava uma separação total. Ele é separado de sua origem, de seu país, de pessoas que o conhecem e em quem ele confia, para então se envolver em algo completamente estranho e novo. O destino não é especificamente citado; ele deveria seguir rumo a um país que Deus quer lhe mostrar. Ele mesmo não sabe para onde vai. Ele só sabe que Deus estará com ele. Deus mostrará o caminho a seguir.
 Abrão segue a promessa. Ele rompe. Leva consigo sua esposa Sara e seu sobrinho Ló, seus funcionários, juntamente com seus camelos, ovelhas e cabras, e seus pertences. Ele deixa para trás tudo o que lhe oferece segurança, familiaridade e orientação, e desenha um futuro incerto. É uma viagem que está associada com a incerteza e o risco.
 Abrão tinha 75 anos de idade quando deixou Harã. Partir sem olhar para trás nem sempre acontece de forma voluntária, pelo menos não se as pessoas já atingiram certa idade. Partidas são decisões para a juventude. São os jovens que saem de casa para aprender uma profissão, estudar em outra cidade, cortar o próprio cordão umbilical, aprender a crescer, e aprender a assumir a responsabilidade de ter sua própria vida nas mãos.
 Mas, e a partida de Abrão e Sara, foi por vontade própria? Olhando para trás, percebemos que eles viram a sua partida como uma promessa de Deus, porque eles confiavam num bom resultado, e por que a bênção tornou-se realidade, pois eles encontraram tudo que lhes foi prometido. O incerto virou realidade. A sua vida ganhou novo sentido.
 A nossa vida também passa por mudanças. Algumas delas são bem naturais, enquanto outras, de imediato, causam grande preocupação, para depois nos trazer alívio. Mas isso nós ainda não sabemos, no momento em que enfrentamos as mudanças. Como então confiar que no futuro tudo ficará bem de novo? Com a mesma confiança que Abrão seguiu a ordem de Deus!
 Abrão recebeu de Deus três desafios: 1) deixar sua terra; 2) a família; e 3) a casa dos pais. Mas ele também ouviu de Deus três promessas: 1) Deus o tornaria uma grande nação; 2) o abençoaria; 3) seu nome seria grande. A única coisa que Abrão recebe, quando ele sai, é a Palavra de Deus. Nada mais. E todas as promessas são realizadas. Abrão foi verdadeiramente abençoado. Sara deu à luz um filho, Isaque, de onde se formou um grande povo. Abrão e Sara tiveram muitos descendentes. Eles encontraram terras, o rebanho aumentou, e eles tiveram riqueza e prosperidade. Em retrospecto, verificou-se que a sua partida foi verdadeiramente uma bênção.
 A promessa de bênção estava atrelada a uma missão: tu serás uma bênção. Abrão, por ser abençoado, recebe a tarefa de também ser uma bênção na vida do seu próximo, de partilhar as bênçãos que recebeu. Deus quer que todos os seres humanos na terra sejam abençoados. Por isso afirma a Abrão: por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo”. Mas Deus também alerta: abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E você, como tem partilhado as bênçãos que tem recebido?
 Abrão estava preso à sua terra e á sua tribo. Deus, porém, o chama e o manda sair, para ser uma bênção a todas as famílias da terra. Deus tinha uma missão para Abrão, não ali onde ele se encontrava, mas bem longe da sua terra. Deus mesmo lhe mostrou para onde ir. Deus foi seu guia e protetor.
 Para onde Deus quer enviar-nos? Hoje, a ordem de Deus não mais é, literalmente, sair de sua terra e ir à outra terra. Mas é sair de casa, do individualismo, do egoísmo, do trabalho que escraviza, da televisão, do dinheiro, do sistema capitalista desumano, do tradicionalismo das comunidades, etc., e ir às pessoas que sofrem para, ali, ser-lhes uma bênção. A ordem de Deus é o amor que ele revelou em Jesus Cristo. Deus nos chama para um engajamento social e político para o bem da humanidade oprimida. Deus nos quer como seus instrumentos para a libertação ser humano, das garras de um sistema que não está mais a seu serviço, mas que o usa como escravo. O cristão, mesmo em sua fraqueza, tem dentro de si a força libertadora de Deus. A ação salvífica de Deus, iniciada em Abrão e completada em Jesus Cristo, está em nossas mãos. Deus nos abençoa para sermos uma bênção a todos os povos oprimidos.
 Eu, você, nós temos sido uma bênção para a nossa família, vizinhos, colegas de trabalho, e pessoas com quem nós convivemos? O que precisa ser mudado, para que possamos ser uma bênção para os outros? Acho que devemos primeiro simplesmente confiar que nós mesmos somos abençoados: refletir e sentir por que e pelo que eu devo ser grato em minha vida.
 Aqueles que receberam bênçãos, para transmiti-las. Seja uma bênção para aquelas pessoas que agora estão passando por mudanças em suas vidas. Seja uma bênção para quem necessita de uma orientação. Seja uma bênção para quem está arriscando um novo começo, buscando uma nova casa, novos amigos, nova vida. Deus não abençoou somente Abrão e Sara. Ele abençoa também a nós, você e eu ricamente a cada dia. Ele nos guiou, e nos conduziu em nossas mudanças, nos mostrou pessoas que nos fazem felizes, nos deu lugares onde pudéssemos nos sentir bem. Durante toda nossa vida estaremos constantemente passando por mudanças. Mas Deus nos promete estar conosco em todas elas, em todos os momentos. Ele nos guia e nos conduz com a sua mão forte a um bom destino, escolhido e abençoado por ele.
 Se nós seguirmos neste caminho de Cristo, obedecendo ao duplo mandamento do amor - amar a Deus acima de tudo, e ao próximo como a nós mesmos - então não estaremos apenas nós satisfeitos e gratos, mas também nos tornaremos uma bênção através do nosso amor e generosidade. Não apenas para os nossos familiares próximos e para as nossas comunidades, mas para o mundo todo.
 O mundo precisa de fé, amor, e esperança. Através destes serão abençoadas todas as famílias da terra. E nesta realidade de fé, amor e esperança, todos nós, jovens ou idosos, somos desafiados a uma mudança conjunta, de tudo o que quer nos distrair aqui neste mundo, a fim de que, finalmente, felizes, abençoados e cheios de esperança possamos partir deste mundo transitório e alcançar a eternidade de Deus.
 Que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guarde o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Amém!

HINO
Nº 443 - HPD 2 – Resistência

CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta a Palavra de Deus lida e anunciada, confessemos a uma só voz a nossa fé, dizendo juntos:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder a motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 425 – HPD 2 – Repartir


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

 Deus Pai, tu nos chamas e nos convidas a deixar as amarras que nos prendem e nos imobilizam. Tu nos chamas e nos convidas a amar-te acima de todas as coisas e a confiar plenamente em ti. Tu sabes muito bem quantas vezes nos deixamos cegar pelas promessas que nos são feitas neste mundo.
 Ajuda-nos a deixar para trás as coisas velhas, como fez Abrão. E que possamos, com confiança, animar-nos a empreender novos passos. Guia-nos para os lugares onde tu queres que estejamos. Ensina-nos a compartilhar teu amor e a tua bênção.
 Pedimos-te por aquelas pessoas que se sentem cansadas, desanimadas ou que já desistiram da luta. Que possam sentir a presença de teu Espírito que anima que impele e dá coragem para deixar para trás aquilo que nos afasta de ti.
 Intercedemos ainda por aquelas pessoas que estão passando por momentos difíceis [citar aqui os motivos de oração]. Bom Deus, estende as tuas mãos sobre elas, concedendo-lhes tua paz, tua presença. O amor e a bênção que tu nos ofereces são mais fortes do que nossas dores, nossos medos, mais forte até do que a própria morte. Por isso levamos a ti a nossa oração, nossa intercessão, e o fazemos humildemente em nome de teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que assim nos ensinou a orar:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta do último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
(Bênção irlandesa)
Que a terra abra caminhos sempre à frente dos teus passos
E que o vento sopre suave sobre nos teus ombros
Que o sol brilhe sempre cálido e fraterno no teu rosto
Que a chuva caia suave entre teus campos
E até que nos tornemos a encontrar
Deus te guarde no calor do seu abraço
E, até que nos tornemos a encontrar
Deus te guarde em seu abraço! Amém.

ENVIO
Vão em paz, e sirvam ao Senhor, nosso Deus, todos os dias em gratidão e alegria!

CANTO FINAL
Nº 463 – HPD 2 – Caminhamos pela luz de Deus
 


Autor(a): Gizele Zimmermann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 2º Domingo na Quaresma
Testamento: Antigo / Livro: Gênesis / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 4
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26186
REDE DE RECURSOS
+
Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
Colossenses 3.13
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br